POSSO PENSAR? - JÓ EXISTIU?


Há uma tendência no meio teológico acadêmico de se questionar a existência de e considerar sua história como uma enorme parábola. Você sabia que há "pastores" cépticos quanto ao personagem bíblico ""? Afirmam: "Qual a diferença se existiu ou não? O que importa é a mensagem que o Livro traz." 

Tal heresia já fora cogitada lá nos idos do Século II d. C., pelo Rabino Simeão Ben Laquis, pois cria que  "era uma história fictícia escrita para transmitir uma lição espiritual". [1]

Uma história tão grande ser uma parábola? Os maiores estudiosos do assunto jamais corrobarariam com esse conceito, já que parábolas "são curtas e com um objetivo a cumprir", conforme a mesma obra citada acima, na mesma página. Para aqueles que ensinam ser a Bíblia um livro repleto de mitos e lendas, desejo-lhes maior intimidade com o Espírito Santo de Deus. 

Creia, há pastores em nosso meio que ensinam isso nas Faculdades e Seminários nossos, mas nas igrejas, para honrar seu salário, juram de pés juntos que Jó existiu. Mas para os verdadeiros cristãos a Bíblia é INERRANTE. Por isso, lemos em Ezequiel 14:14: "Ainda que estivessem no meio dela [de Judá] estes três homens, Noé, Daniel e , eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o SENHOR Deus." Então, Ezequiel, inspirado por Deus, cria que existiu e que se vivesse em seus dias seria salvo. Claro que o teólogo liberal vai questionar: "Não seria esse uma outra pessoa?" Se nem o Jesus da Bíblia lhe é real, mas "parabólico", quanto menos ser-lhe-ia Jó!

Temos evidências no Novo Testamento da existência de . Tiago diz: "Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo." (Tiago 5:11) De qual , que perseverou com paciência e recebeu do Senhor um fim (final de história), falava Tiago? Creio ser do mesmo e único de que a Bíblia fala.

Pela fé em Deus e em sua Palavra, permaneçamos com nossa convicção. No reino de Deus, encontraremos com Jó. Será maravilhoso, não é mesmo?  Portanto, tiremos o máximo proveito da história de Jó. Vale a pena perseverar quando a situação não é favorável, quando até mesmo nossos parentes ou cônjuge não nos apoiam, e principalmente quando nossos professos irmãos em Cristo questionam a veracidade da Palavra de Deus. Estes último também receberão em dobro! - Fernando Galli.
____________

[1] - LASOR, William S. HUBBARDDavid A. BUSH Frederic W. Introdução ao Antigo Testamento, página 530. 2.a Edição. Reimpressão de 2009. Editora Vida Nova.

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7