JOVENS E ADOLESCENTES - BRILHANDO NA LEITURA BÍBLICA E NO EVANGELISMO CRISTÃO


Já ouviu alguma reclamação do tipo: “Não sei o que acontece com esses jovens. Não leem a Bíblia. A igreja organiza eventos evangelísticos, mas apenas a minoria apóia."? Como você, jovem cristão, poderia brilhar como membro do corpo de Cristo quanto à leitura da Bíblia e o evangelismo?

O mundo realmente está mudando, para pior. Os acontecimentos mundiais indicam que o “mundo passa” e a volta de Cristo se aproxima rapidamente, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2:17). De fato, a característica marcante do salvo em Cristo Jesus, pela graça, por meio da fé (Efésios 2:8, 9) é que ele faz com prazer a vontade do Todo-Poderoso.

Jovens e adolescentes – vocês sentem prazer em obedecer ao nosso Papai querido? Têm sido gratos através de suas obras cristãs por tudo aquilo que Jesus sofreu por vocês? Como ser fortes na fé num mundo sem Deus e insensato, que prega o ateísmo e o evolucionismo, o egoísmo e outros “ismos” que têm causado incontáveis danos espirituais à humanidade?

As Portas do Inferno não resistem à Igreja

A religião verdadeira é o Cristianismo, composta por todos os convertidos a Jesus. E contra essa gloriosa Igreja as portas do inferno não resistem. (Mateus 16:18) A Igreja de Cristo Jesus é quem ataca o inferno, e suas portas, ou seus meios de defesa, não resistem à Igreja. Por isso, a Bíblia nos descreve como soldados, preparados para o combate da fé: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” – Efésios 6:11.

Quando a Igreja ataca, o inferno evidentemente põe ciladas. No seu caso, o diabo e seus demônios, cientes da derrota, procuram distraí-los com as modernidades do mundo. Por exemplo, a internet foi uma invenção maravilhosa, como foi a do avião, mas assim como o avião pode trazer prejuízos irreparáveis para a humanidade, a internet, quando mal usada, pode trazer danos espirituais. E este é apenas um dos exemplos de ciladas do mundo moderno. Embora a Igreja vencerá, uma pergunta surge: Por amor a Cristo Jesus, qual tem sido o seu desempenho nessa batalha? Tem sabido onde pisa nesse campo espiritual, sabendo distinguir cuidadosamente um terreno perigoso, cheio de “minas” ou ciladas, de um caminho repleto de bênçãos? – Leia Salmo 119:110.

Leitura da Bíblia. Se sua namorada recebe seus lindos e-mails de amor, mas não os lê, como você se sentiria? Certamente, diria a ela: “Mas eu passo horas escrevendo o que sinto, e você não lê?” Deus também deve ficar triste quando você não lê o mais lindo e-mail escrito para a humanidade, uma carta de amor perfeita para todos os amantes de Deus. Como está sua leitura pessoal da Bíblia? Lê só no templo, quando o projetor multimídia lhe isenta da responsabilidade de manejar corretamente a Palavra de Deus? (2 Timóteo 2:15) Ou não tem tempo para lê-la, mostrando que, no seu caso, Deus mentiu ao dizer “para tudo há um tempo”? (Eclesiastes 3:1) Encha seu coração e sua mente dos pensamentos de Deus regularmente. Torne essa leitura significativa da seguinte forma:

  • Senhor Deus, em nome de Jesus, o que esse texto me ensina sobre tua Pessoa?
  • Senhor Deus, em nome de Jesus, o que o Senhor que me ensinar de proveitoso através dessa leitura?
  • Senhor Deus, em nome de Jesus, como posso usar esses versículos para ajudar o meu próximo?
Intimidade com a Palavra de Deus significa bom relacionamento com o próprio Deus, e isso o capacita como soldado de Cristo a lutar como vencedor e conhecedor da Palavra, enchendo a mente do que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama. (Ler Filipenses 4:8) Deus deseja te usar para levar a salvação em Jesus para toda sorte de pessoas. Você reconhece de coração a necessidade de melhorar nisso? A leitura regular da Palavra de Deus é a melhor forma de atacar o inimigo, pois é descrita em Efésios 6:17 como “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Quanto mais você usar a Bíblia, para benefício próprio e dos outros, mais forte você se sentirá. – Leia 1 Timóteo 4:15, 16.

A Boca Fala o Que o Coração Está Cheio

Num mundo em que jovens e adolescentes gastam muito mais seu precioso tempo com jogos na internet do que com a Palavra de Deus, descobrimos por que muitos afirmam não ter tempo para o evangelismo pessoal. Daí, as desculpas:

a. Não sei o que dizer às pessoas. Mas quando um novo jogo surge nas lan houses, por que muitos cristãos conseguem falar muito bem de tal jogo, convidar amigos rapidamente para competições em equipe? A resposta é: Falamos do que o nosso coração está cheio. Parece que há muitos corações cheios de internet e “cheios” (cansados) de Jesus.

b. Tenho medo de receber um não das pessoas. Mas quantas vezes você recebeu vários “nãos” de uma mesma pessoa, e mesmo assim não desistiu? Exemplos:

“Mãe, me dá um real?”
“Quer namorar comigo?”
“Eu Queria um aumento de salário.”
“Consegue um desconto prá mim!”

A Questão é: Quando algo é do nosso interesse, e nos faz bem, insistimos, damos sempre um jeito. Mas quando o interesse é dos outros, “pulamos fora” rapidinho. Mas a Bíblia diz: “Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.” (Filipenses 2:4, NTLH). Os organizadores de cursos de evangelismo têm percebido que os jovens e adolescentes são os que menos participam dessa modalidade cristã. Que pena! – Ler 1 Coríntios 9:16.

Conclusão

Qual o melhor do seu tempo você dará a Deus? Quanto mais você falará do amor de Cristo a outros? Deus sempre respeitará a sua escolha. E Ele tem se alegrado muito com aqueles que lhe dão o melhor, pois Ele nos deu o melhor – Jesus Cristo. – João 3:16.