EVANGELISMO - ESTOU DECEPCIONADO(A) COM AS IGREJAS


A decepção com igrejas cristãs vem aumentando dia após dia. O mau exemplo dado pelos líderes pode ser um bom motivo. Outro talvez seja porque as pessoas não querem assumir um compromisso com Jesus e, por isso, inventam desculpas ou generalizam suas más experiências. Seja como for, precisamos estar preparados para ouvi-las com respeito, pois nossas palavras baseadas na Bíblia poderão mudar a forma delas pensarem. Também, antes de evangelizarmos essas pessoas, precisamos saber alguns fatos sobre elas.
Em que creem?

As pessoas decepcionadas com as igrejas não frequentam mais os cultos ou missas. Provavelmente são pessoas críticas, e apontam para as imperfeições humanas como desculpa para não estarem numa igreja.
Por que creem assim?
Em muitas igrejas, observamos escândalos sexuais e financeiros desanimando possíveis crentes. Muitos se decepcionaram com seus líderes, com membros da igreja, com amigos de lá. Notam a politicagem dentro da liderança, o jogo de interesses, e acabam por desanimar.
Estratégia de evangelismo.
  1. Faça-os compreender que não existe igreja perfeita, pois todos nós somos imperfeitos.
  2. Mostre na Bíblia exemplos de problemas de relacionamento, de jogo de interesses, de adultério, de assassinato.
  3. Raciocine com eles que se tivessem vivido nos dias da Bíblia e presenciado aqueles problemas, será que concluiriam que Deus deveria ser abandonado?
  4. Use textos da Bíblia, uns para condenar o proceder de falsos cristãos e outros aprovar a conduta de cristãos exemplares. Fortaleça a fé da pessoa em como Jesus sempre usou sua igreja para cuidar de suas ovelhas, e a importância de se reunir com outras ovelhas.
Como evangelizar com amor?
  1. Nesses casos, é preciso ter paciência em ouvir as queixas da pessoa. Isso fará ela desabafar. Concorde que ela tem razão para estar triste.
  2. Faça perguntas sobre o que Deus acha dos fatos que a pessoa está trazendo à tona. Isso fará com que a pessoa separe Deus dos falsos religiosos. Assim, ele aprenderá que Deus não tem culpa.
  3. Seria muito bom contar a essa pessoa como você tem enfrentado situações delicadas, e que isso jamais desanimaria você de servir a Deus. Encoraje-a a se concentrar nos bons exemplos.
Cena 1 - “As pessoas só vão à igreja para reparar nos outros.”

Resposta evangelística - Outras pessoas já me fizeram essa reclamação. Embora em todas as igrejas possa haver pessoas que façam isso, essa atitude não deveria nos desanimar de servirmos a Deus. Vou lhe mostrar na Bíblia por que devemos ir à igreja e com qual finalidade. (Hebreus 10:24, 25)Assim, nossa igreja prega o amor entre as pessoas. Nossos cultos pregam que não há salvação sem Jesus Cristo (Atos 4:12), que nossos irmãos devem demonstrar amor uns pelos outros (João 13:34, 35). Gostaria de nos fazer uma visita no próximo domingo?
Observação adicional - A verdade é que quando amamos estar numa igreja cristã e séria, não ligamos muito para o que um ou outro diz sobre nós e nossa vestimenta. Mas muitos dão desculpas desse tipo para não irem à igreja. Precisamos desenvolver nessas pessoas apreço pelos cultos cristãos, pelas pessoas que eli congregam. Um bom modo é enturmar os visitantes com a igreja e mostrar a eles que o companheirismo cristão é realmente uma bênção. – Salmo 133.
Cena 2 -“Visitei igrejas evangélicas e me decepcionei com a forma desavergonhada dos pastores pedir dinheiro.”
Resposta evangelística - Você tem uma certa razão. Há alguns falsos pastores fazendo isso. Mas será que pertencem à igrejas sérias? O que você acha? (Espere uma resposta.) A Bíblia diz que ‘entre nós surgiriam lobos vorazes que não poupariam o rebanho’. (Ler Atos 20:28-31) No entanto, Jesus ensinou que a sua igreja resistiria a tudo isso. (Ler Mateus 16:18) Portanto, eu te faço a pergunta: Vale a pena abandonar todas as igrejas e a Jesus devido aos maus exemplos? E se Deus nos abandonasse por causa dos maus exemplos também? Então, pense nisso: Gostaria de levar você para um culto em minha igreja. Vamos ver se o Jesus que pregamos gosta de dinheiro ou se o que ele gosta é de salvar pessoas?
Observação adicional - Não devemos nos esquecer de ensinar tais pessoas que contribuir com a igreja é Bíblico. (Provérbios 3:9, 10; Malaquias 3:10; Mateus 23:23) Explique a ela que uma coisa é induzir com ameaças as pessoas a entregar seu dinheiro, outra coisa é lembrar a igreja da responsabilidade de dizimar e ofertar. – Ler 2 Coríntios 9:7.
Cena 3 - “Estamos cansados de ver notícias de pastores adúlteros em todas as igrejas evangélicas. Por isso, não quero ser evangélico(a).”
Resposta evangelística - Entendo sua posição. Você é uma pessoa sincera e gostaria de estar numa igreja livre desses problemas. Mas enquanto Jesus não voltar, sempre teremos problemas. Jesus contou-nos uma parábola, do trigo e do joio, em que ele mostra que desde a fundação da igreja cristã, o joio e o trigo estão misturados. (Ler Mateus 13:24-30, 36-43) Assim, de acordo com a parábola, Jesus é o semeador. Você quer ser a boa semente, ou a semente ruim, o joio? Jesus prometeu que separaria o trigo do joio. Assim, Jesus ficaria muito feliz em te ver contente na igreja dele. E Deus está procurando pessoas para adorá-lo em espírito e em verdade. Queria visitar você para responder a seguinte pergunta: Como adorar a Deus em espírito e em verdade? – João 4:23, 24.
Observação adicional - É verdade que às vezes as decepções são bem maiores do que imaginamos, e os traumas quase que incuráveis. Houve casos de pessoas decepcionadas, que nem chegaram a aceitar a Jesus, por seus filhos terem sido vítimas de abuso sexual da parte de líderes. Não raro essas pessoas se perguntam: Por que Deus permitiu que isso acontecesse? Precisamos orar muito com essas pessoas, para que elas recebam a cura interior à luz da Bíblia. Interessarmos na recuperação dessa pessoa é evidência de amor.
Conclusão
Jesus espera que os cristãos mostrem, pelo seu bom testemunho, quão maravilhoso é pertencer a sua igreja verdadeira. Nosso bom exemplo ilustra a importância dessa igreja neste mundo sem Deus. Mesmo que muitos líderes deem mau exemplo, a Igreja de Cristo prevalece sempre. E quando as pessoas dão desculpas para não receberem Jesus nas suas vidas e, conseqüentemente, não fazer parte dela, é porque não sabem do modo poderoso como o Espírito Santo de Deus tem usado a Igreja de Jesus para ser agencia de Salvação e destruir as portas do inferno. Que você possa ter parte ativa nesse ministério ímpar - falar do nome de Jesus. - Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS