APRENDAMOS DAS TENTAÇÕES SOFRIDAS POR JESUS - PARTE 2 - MATEUS 4:5-7


Texto base - "(5) Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo (6) e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. (7) Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus." - Mateus 4:5-7.
video

Na primeira tentação, vimos o Diabo usar o desejo da carne e desafiar Jesus para transformar pedras em pães, dando a entender que o Pai não cuidava do FIlho, e que Jesus não deveria, portanto, confiar no Pai, mas em si mesmo, ou nos seus poderes. Mas Jesus usou sabiamente as Escrituras para refutar o inimigo. Mas o Diabo não desistiu e uma nova tentação desfere a Jesus.
O Tentador e o desejo dos olhos
Como o Diabo é astuto e sujo! Se na primeira tentação ele tenta fazer Jesus confiar em si mesmo e não em seu Pai, na segunda tentação pede para Jesus pular do pináculo do templo e confiar em Deus, o qual enviaria anjos para que seus pés não se chocassem contra o chão. Podemos considerar como um apelo ao desejo dos olhos, pois Jesus veria como os anjos lhe assistiriam e como o Pai dele o ajudaria.
Além disso, este odioso inimigo usou as Escrituras, da mesma forma como Jesus havia feito a ele anteriormente, para justificar sua tese: Pule, e nada lhe acontecerá, fazendo uma citação do Salmo 91:10, 11.
O que aprendemos dessa segunda tentação?
Preste atenção e veja como as artimanhas do Diabo são perigosas para você. Veja as lições que aprendemos da segunda tentação dele a Jesus:
  1. Ele muda seus métodos. Na primeira tentação, quis fazer Jesus não confiar no Pai. Na segunda, ele pediu para Jesus confiar no Pai e nos anjos dele.
  2. Ele pode querer te ensinar a confiar em Deus de uma forma errada, para que Deus não te atenda e você se sinta decepcionado com Deus.
  3. Ele usa as Escrituras, se for preciso, para nos desencaminhar.
O que aprendemos do modo como Jesus reagiu à tentação?
Jesus retrucou ao Diabo com as Escrituras - "Não tentarás ao SENHOR teu Deus." Ele citou as palavras de Deuteronômio 6:16. Muitos cristãos são tentados a pôr suas vidas (física e espiritualmente) em perigo. Que texto você usaria para alguém que te convidasse a:
  1. Tirar um racha ........................... Romanos 13:1.
  2. Ir a uma festa rave ........1 Coríntios 15:33; Salmo 1:1.
  3. Participar de jogos de azar? ....... Salmo 55:23.
O que faremos se formos tentados com o desejo dos olhos?
Aqueles que arriscam sua vida, seu dinheiro, seu nome para que Deus tenha que dar um "jeitinho" milagroso se enquadram nessa situação. Jesus não cedeu. Então, reflita:
  1. Se você não tivesse dinheiro para comprar algo, compraria um carro confiando que Deus lhe poria dinheiro nas mãos do nada?
  2. Seria correto você dirigir seu carro na estrada desrespeitando às leis de trânsito na confiança de que Deus o protegeria?
  3. E se você tentasse se vingar de uma pessoa, arriscando sua vida? Deus te protegeria?
  4. Será que Deus abençoaria seu namoro se você resolvesse namorar não-cristãos?
  5. Se você preferisse recreação a estudar para a prova, Deus te ajudaria a passar de ano?
Que jamais tentemos Deus, ou seja, jamais testemos a paciência e a bondade de Deus como os israelitas fizeram no deserto, onde pediam provas dos cuidados de Deus além das que já haviam recebido. (Êxodo 17:1-17) Que façamos a nossa parte, agindo como cristãos, para que Deus faça a dEle - o impossível para nós. Que nossos olhos não nos faça pratica algo que ponha em perigo nossa preciosa vida física e espiritual. Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS