TEM VOCÊ TEMPO PARA DEUS? - ECLESIASTES 3:1


Texto base: "Tudo tem uma ocasião certa, e há um tempo para todo o propósito debaixo do céu." - Eclesiastes 3:1, Almeida Século 21.

video

Muitos reclamam que Deus não se importa com eles. Outros dão a desculpa de não terem tempo para Deus. Na minha opinião, as duas frases são murmúrios, queixas, criancices de quem não seleciona tempo para Deus, e por isso não consegue perceber como Deus trabalha vinte e quatro horas por dia em nossas vidas.

Quando damos o melhor do nosso tempo para Deus, nós nos aproximamos dEle, não quanto ao espaço, mas quanto à intimidade. De fato, quando amamos uma pessoa, fazemos questão de nos aproximar dela, e mesmo quando não podemos vê-la, fazemos questão de nos lembrar dela, de olharmos as fotos dela, de ler suas cartas ou e-mails.

Quero crer que um homem corretamente apaixonado preferiria mil vezes arrumar tempo para estar do lado de sua amada, para sentir a sua amada em seus braços, para beijá-la dizendo-lhe as mais lindas palavras de amor, para telefonar várias vezes ao dia, a fazer qualquer outra coisa. E sem contar que ele falaria de seu amor para tantas pessoas quanto possível! Por quê isso? Porque é tendência do ser humano dedicar o melhor do seu tempo para as pessoas e assuntos que mais amamos, e falarmos sobre eles. Por isso, reflitamos no texto bíblico de Eclesiastes 3:1, e façamos as seguintes perguntas:
  1. Com que frequência eu me lembro de Deus?
  2. Quão real eu O considero?
  3. Estou lendo suas palavras de amor escritas na Bíblia?
  4. Tenho conversado com ele em oração?
  5. Tenho falado aos outros do amor que sinto por Ele?
  6. Se Ele já mora em meu coração, o que tenho feito para senti-lo de uma forma mais íntima?
Infelizmente, muitos creem em Deus, dizem tê-lO recebido em suas vidas como único e suficiente Salvador, mas por se sentirem salvos, esquecem-se de Deus, dizendo que sua vida é corrida demais, e agem para com Deus como certos casais, em que um diz para o outro: "Caímos na rotina", "É bom às vezes ficarmos um longe do outro - dá mais saudades". E pior, muitos cristãos têm agido para com Deus da forma como certos cônjuges, que trocam o outro pelo amor barato de um terceiro, de um amante, que no final sempre acaba custando caro! É triste ver um povo que se denomina evangélico ter em suas fileiras noventa por cento de crentes que jamais leram a Bíblia toda. Por quê? Porque dizem não terem tempo para Deus. Todavia, Deus não mentiu ao inspirar o escritor de Eclesiastes a escrever: "Tudo tem uma ocasião certa, e há um tempo para todo o propósito debaixo do céu." Então, reflitamos: O que tem tomado o meu tempo para que eu diga não ter tempo para Deus? A internet? As novelas e filmes? As amizades com não-cristãos? Vícios? Jogos? Lazer?
Conclusão
Quero terminar esta mensagem com as palavras de um desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro chamado Millor Fernandes. Ele diz sobre o tempo: “Quem mata o tempo não é assassino, é suicida.” Óbvio! Adaptando esta frase no contexto cristão, matarmos o tempo para não termos tempo para Deus é um suicídio para nossa espiritualidade, para nosso bom relacionamento com Deus. Mas como Deus sempre tem tempo para nós, Ele nos convida: "Passe o melhor do seu tempo comigo, pois eu estou sempre contigo." - Fernando Galli.