RACIONALISMO CRISTÃO - UM JESUS-NÃO DIVINO E REENCARNADO

D
entre as muitas seitas que afirmam não ser uma religião e sim uma filosofia, encontra-se o Racionalismo Cristão, uma seita espírita cujos integrantes o define da seguinte forma: O Racionalismo Cristão é uma doutrina filosófica de caráter essencialmente espiritualista, esteada no cristianismo verdadeiro, expresso em linguagem condizente com os dias de hoje, clara, objetiva, simples, fácil e assim acessível à compreensão de todos. Essa seita fundada em 1910 por Luis de Mattos, a quem rotulam de um espírito muito evoluído que reencarnou na terra com a missão de fundar o Racionalismo Cristão, crê possuir a verdade sobre os ensinos de Jesus Cristo. Por isso, afirmam em seu site:
"O Racionalismo Cristão é a codificação, em termos racionais e científicos, da verdadeira doutrina de Jesus, ou seja, dos ensinamentos do Jesus histórico, que nada tem a ver com o Cristo místico da teologia e dos dogmas, criado pela religião." - http://www.racionalismo-cristao.org.br/filosofia.html.
Será mesmo que essa seita espírita ensina a verdade sobre Jesus? Analisemos suas crenças sobre o "Jesus Histórico" deles e decidiremos se eles creem no mesmo Jesus que o os cristãos.
Um Jesus Reencarnado
Como toda seita espírita, o Racionalismo Cristão nega a divindade de Jesus Cristo. No seu site oficial, declaram o seguinte sobre esse tema:
"O Jesus do Racionalismo Cristão não é o Cristo da fé, criado pela teologia cristã, e sim o Jesus histórico. Para esta Doutrina, ele foi um homem como todos os outros, composto de Força e Matéria (espírito e corpo). Filho de José e Maria, nasceu, como as demais pessoas, de uma fecundação humana normal, não tendo vindo ao planeta Terra como "ser divino", "por obra e graça do Espírito Santo"." - http://www.racionalismo-cristao.org.br/quem-foi-jesus.html; Comentário extraído da obra Noções Sobre Racionalismo Cristão.
Refutação apologética-evangelística - O nosso Jesus Cristo não foi, de modo algum, um homem como todos os outros, na concepção dessa seita, que subtrai de Jesus a sua Divindade. Cremos, pela fé alicerçada na Bíblia que Jesus possui duas naturezas: A Divina (plenamente divino) e a humana (plenamente humano), conforme Filipenses 2:5-8. Além de ser chamado de Deus por João e Tomé (João 1:1; 20:28), Ele é Deus porque segundo a Bíblia podia ser adorado e perdoar pecados. Observe:
  • Mateus 15:25 - "Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!"
  • Marcos 5:6 - "Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou."
  • João 9:38 - "Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou."
  • Lucas 5:21, 24 - "E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? [...] Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados—disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa."
Além de negar que Jesus seja Deus, o Racionalismo Cristão ousa a declarar que Jesus não nasceu de uma virgem, nascimento este descrito na Bíblia como obra do Espírito Santo de Deus. (Mateus 1:18-25) Por que creem assim? Primeiro, porque não possuem o Espírito Santo para interpretar as Escrituras. Segundo, porque, como o Espiritismo Kardecista, entendem o Espírito Santo como uma falange de espíritos puros que não necessitam mais da reencarnação. Terceiro, não crêem na Bíblia, mas nas revelações a eles dadas por espíritos, os quais sabemos muito bem qual a sua procedência. Perguntamos aos adeptos dessa seita espírita: Como sabem que Jesus não é Deus e que ele não nasceu de uma forma miraculosa, senão através de espíritos que visam desacreditar a Bíblia como Palavra inerrante de Deus? Precisamos, ao abordar os Racionalistas Cristãos, ajudá-los primeiramente a compreender a veracidade e a inerrância da Bíblia. Depois, provarmos que na Bíblia não há lugar para a crença na reencarnação, pois vivemos uma única vez. (Hebreus 9:27) Por fim, estudarmos com eles a vida de Jesus (o que envolverá muita preparação), para que venham aceitá-lo como a Bíblia o descreve: Deus e Homem, Salvador, Criador e Senhor de nossas vidas.
Ainda no intuito de rebaixar a pessoa de Jesus, negando-lhe sua Divindade, afirmam em uma de suas principais literaturas:
Heresia do Racionalismo Cristão - “Quem demonstra maior valor, o líder que ascendeu ao posto com esforço e merecimento próprios, depois de haver vencido todas as etapas que o levaram ao mais alto cume da experiência e do saber, ou o que foi singularmente colocado nessa posição, com fundamento na hierarquia de antepassados? Os adoradores de Jesus classificando-no, obcecadamente, nesta segunda posição, influenciados pela concepção deísta.” - Racionalismo Cristão, página 75, 29a. Edição, 1974.
Refutação apologética-evangelística - No contexto humano, realmente é muito mais valoroso a pessoa que lutou e venceu etapas para conseguir algo, do que aquele que foi colocado numa posição, apenas por questão hierárquica. Mas usar essa comparação com Jesus é, no mínimo, desconhecer a crença cristã e a Bíblia, e teria sentido se os Racionalistas Cristãos pudessem provar que Jesus não é Deus. Sendo Jesus o Verdadeiro Deus, Ele não tem antepassado, pois Deus não tem princípio nem fim. Assim, o Jesus Cristo da Bíblia não conquistou algo com fundamento na hierarquia de antepassados. Ele é Pai Eterno. (Isaías 9:6) Então, será que somos obcecados? O Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define o adjetivo “obcecado” da seguinte forma:

1. Que tem a inteligência obscurecida.
2. Contumaz no erro.
3. Teimoso, obstinado.
Teriam os Cristãos, baseados no inigualável livro chamado Bíblia, cujas verdades estão além de contestação, cuja prova de inspiração divina é irrefutável, uma inteligência obscurecida? Seríamos teimosos por ensinar a Divindade de Jesus e persistentes no erro por defendermos nossa fé, cujas provas e razões encontram-se claramente ensinadas no Livro dos livros, a Bíblia? Se somos obcecados por cremos na Bíblia, como chamaríamos então os Racionalistas Cristãos por crerem na seguinte doutrina?
“Os espíritos que fazem a sua evolução neste planeta, pertencem às primeiras dezessete classes, de uma série de trinta e três. [...] Distribuídos na série de trinta e três classes, de acordo com o grau de desenvolvimento de cada um, os espíritos fazem a sua evolução, partindo da seguinte ordem dos mundos:

a) Mundos materializados - espíritos da 1a. à 5a. classe.
b) Mundos opacos - espíritos da 6a. à 11a. classe.
c) Mundos bracos - espíritos da 12a. à 17a. classe.
d) Mundos diáfanos - espíritos da 18a. à 25a. classe.
e) Mundos de luz puríssima - espíritos da 26a. à 33a. classe.”

Os mundos dividem-se, ainda, em duas grandes categorias: mundos de estágio e mundos-escolas.” - Racionalismo Cristão, página 76, 29a. Edição, 1974.
Já que falam de razão e ciência ao se definirem, quais as provas apresentadas pelos Racionalistas Cristãos para tal ensino? Se as tiverem, o que é improvável, teriam elas o mesmo valor que as provas documentadas em favor de a Bíblia ser um livro que fala a verdade sobre história, geografia, ciência, cultura, saúde, e que prevê o futuro com exatidão? Seriam as supostas provas dessa seita espírita que se denomina cristã, sobre as trinta e três classes de espírito, com seus cinco mundos e suas duas categorias, tão palpáveis quanto a evidência de que a Bíblia diz sempre a verdade? (João 17:17; 2 Timóteo 3:16, 17) Por incrível que pareça, até os espíritas kardecistas acham essa divisão de mundos do Racionalismo Cristão um grande equívoco, tanto que o Racionalismo Cristão é considerado como a reação mais violenta ao Kardecismo. E já não bastasse os trinta e três graus "terrenos" da Maçonaria no Rito Escocês Antigo e Aceito, o Racionalismo Cristão criou os trinta e três graus espirituais para evolução do Espírito!
Conclusão
Deixar de crer na Bíblia para crer nessa ficção é o grande erro de todas as denominações do espiritismo. Os Racionalistas Cristãos foram enganados pelo reino das trevas e precisam de nossa ajuda espiritual. Evangelizar espíritas racionalistas cristãos é um desafio, pois é necessário conhecer suas crenças e como refutá-las. Exige também conhecimento da doutrina cristã. Nós, cristãos, somos influenciados pelo Espírito Santo de Deus, que nos deu a Bíblia como guia prático para nossas crenças e nosso modo de viver. Quanto mais nos aprofundamos nessas verdades bíblicas, mais rejeitamos essas “fábulas” (2 Pedro 1:16) que o Espiritismo e suas seitas disseminam, incluindo a doutrina da Reencarnação e a negação de Jesus como Deus e Salvador de todos os que nele crêem. Guiados pela Bíblia e pelo Espírito Santo de Deus, precisamos nos aproximar dos Racionalistas Cristãos, a quem tanto amamos, com o plano de salvação.
Fernando Galli.

Comentários

  1. Em nível de conhecimento e intelectual o grande principal proposto pelo racionalismo cristão responde todas frustrações a que as religiões destacam, pois bem uma filosofia de ensino inteligente com foco ao intelecto que afasta seus seguidores de qualquer vicio e maldades terrenas, aponta um norte no qual se torna bem obvio valores de humanismo, ética, moral, família e de fato tira o fator que se enraizou ao mundo e principalmente no brasil... sistema autosustentavel
    não tem hipocrisia em seus lideres...
    E a se entender de fato se deve ter e estar em um estado ponto de evolução para abrir olhares aprimoramento de grau intelectual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma criança está triste e a mãe diz a ela: Você está triste porque o bicho papão te visitou essa noite, enquanto você dormia. Mas logo o Papai Noel virá te visitar e você ficará feliz. Então argumentamos: A mãe deu respostas para a criança. Deu bons resultados tal resposta. Fez a criança acalmar e no final do ano, de fato, ela ganhou o presente do Papai Noel. Ou seja: Quando examinamos a fundo o fato, há uma diferença brutal entre respostas que funcionam e respostas que realmente são um ponto de evolução. Pense bem se suas crenças não são meras respostas diante dos fatos da vida, que funcionam, mas em si não se sustentam diante de uma análise lógica.

      Grato por sua resposta.

      Excluir

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 1000 caracteres

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS