É POSSÍVEL IMITARMOS A DEUS? - EFÉSIOS 5:1.


Texto base - "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados." - Efésios 5:1.

video

Na língua do Novo Testamento Grego, aprendemos que é possível sim imitarmos a Deus. O substantivo grego "mimetés" denota "imitador seguidor". (VINE, W. E., UNGER, Merril F., WHITE Jr, William. Dicionário Vine. O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e Novo Testamento. Página 702. 3a. Edição. 2003. CPAD. São Paulo.) Está inclusa a idéia de imitar o exemplo de alguém. Assim, nessa acepção, podemos imitar a Deus, seguindo o seu exemplo de moral, ética, respeito, caráter revelados na Bíblia. 

Evidentemente, jamais seremos imitadores perfeitos de Deus, nem neste mundo, nem do que há de vir. Todavia, pelas palavras de Jesus "sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste" (Mateus 5:48) compreendemos que se espera de nós o máximo em imitar ou seguir a Deus, já que nunca seremos perfeitos como Ele. Visto que os caminhos de Deus são infinitamente superiores aos nossos (Isaías 55:9), temos o exemplo de Jesus que nos lança luz em como imitar a Deus. Por isso, Paulo disse aos coríntios "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo." (1 Coríntios 11:1) Através do exemplo de Jesus, podemos aprender como imitar a Deus. Deus é nosso Pai. Quais filhos de Deus, podemos imitá-lo, aprendendo com Jesus, e com o modo de Deus se revelar na Bíblia, nos seguintes pontos:
  1. Demonstrarmos amor que vai além do afeto, a ponto de nos sacrificarmos pelos outros;
  2. Doarmo-nos verdadeiramente em prol dos outros;
  3. Quanto mais buscarmos a santidade, mais nos aproximaremos da moral de Deus;
  4. Quanto maior liberdade o Espírito Santo agir em nossas vidas, mais qualidades divinas desenvolveremos em nossas vidas, e dia após dia com maior intensidade; Assim permitiremos que o Espírito Santo nos transforme (2 Coríntios 3:18);
  5. Perdoar como Deus nos perdoou em Cristo Jesus.
  6. Desenvolvermos uma nova maneira de viver, espelhando-nos em Cristo Jesus. Em outras palavras, perguntando-nos sempre: O que faria Jesus em meu lugar.
  7. Odiar o que Deus odeia e amar o que Ele ama. - Salmo 97:10.
  8. Sermos imparciais. - Atos 10:34, 35.
Conhecermos a Deus, através da Bíblia, nos ajudará a sermos imitadores de Deus, e o contexto de Efésios 5:1 (Capítulos 4 a 6) nos mostra que devemos imitá-lo em assuntos como a moralidade sexual, nosso linguajar, relacionamento familiar (marido-esposa-filhos), relação patrão-empregado, entre outros assuntos. Imitarmos a Deus nos protegerá contra a adoração falsa, contra as heresias desse mundo, e nos tornará mais achegados a Ele. - Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS