DEFININDO "SEITA" E "HERESIA"

Jesus Cristo disse a Pedro: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18) As portas do inferno jamais venceriam a Igreja que ataca o inferno por expor suas obras. Jesus Cristo morreu por ela, ou seja, por todos os cristãos, em qualquer época do Cristianismo. - Efésios 5:25.

Esta Igreja tem um grande inimigo, Satanás o Diabo. Junto com este arquirrival tentam inutilmente prevalecer contra a Igreja agentes espirituais chamados de demônios, bem como seus representantes terrestres. Quem são esses representantes? Todos aqueles que lutam contra a igreja de Jesus, a doutrina de Cristo e a própria Palavra de Deus. Em nosso meio, todos aqueles que apregoam "ensinos de demônios", os quais englobam tudo o que rebaixa a Pessoa de Deus e sua Palavra. - 1 Timóteo 4:1.
Prestemos atenção aos alertas bíblicos!
O próprio Jesus, e o Espírito Santo de Deus, advertiram em vários versículos da Bíblia a tomarmos cuidado com aqueles que não pregam a sã doutrina, os quais junto com verdades bíblicas introduzem seus ensinos heréticos. Observe alguns desses versículos e como essas pessoas são chamadas:
  • “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” - Mateus 7:15.
  • “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” - Mateus 24:24; Marcos 13:22.
  • “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” - 2 Pedro 2:1.
  • “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” - 1 João 4:1.
  • Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” - 1 João 4:4.
  • “Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina.” - 1 Timóteo 1:3.
  • “Impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina.” - 1 Timóteo 1:10.
  • “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” - 2 Timóteo 4:3, 4.
  • “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.” - 1 João 2:19.
O que são falsos profetas? Refere-se essa expressão apenas àqueles que fazem falsas porfecias? Não! As palavras hebraica e grega para profeta são, respectivamente, “nabi” e “prophétes”, e denotam a pessoa usada para transmitir as mensagens de Deus. Segundo a obra de R. N. Champlin:
"Os profetas eram tidos como representantes de Deus, libertadores e intérpretes da mensagem divina. Eles serviam de elo vital na questão das revelações, bem como veículos do conhecimento espiritual”. [1]
Assim, esses falsos profetas mencionados nos versículos anteriores não poderiam ser representantes de Deus, mas de Satanás. Por isso, pregariam outra doutrina, com um outro Jesus (Ler 2 Coríntios 11:4), com fábulas, ou lendas enganosas cridas como vivenciadas por tais falsos profetas, com o intuito de reforçar a autoridade de tais mestres mentirosos. Assim, precisamos estar atentos, como cristãos conhecedores da Palavra de Deus, para identificarmos pessoas com suas inovações e seitas heréticas. Vejamos, a seguir, como podemos definir, de acordo com a Bíblia, o significado das palavras “seita” e “heresia”.
DEFINIÇÃO DE SEITA E HERESIA
As palavras “seita” e “heresia” têm uma história interessante. A Bíblia usa o vocábulo grego “hairésis” que significa “preferência, escolha”; “aquilo que é escolhido”. [2] No início, os cristãos foram chamados de “hairésis”, ou “seita”, pois este termo, neste contexto, referia-se a um grupo que tinha preferência por Cristo em vez de seguir o judaísmo. (Atos 24:5) Assim, em Atos 24:5, a palavra “hairésis” não tem conotação depreciativa, ruim. Significava apenas um partido.

Com o tempo, os escritores do Novo Testamento passam a usar “hairésis” para significar opinião ou preferência contrárias à Palavra de Deus. Assim, “hairésis” é traduzido por "seita". "Seita" vem de “secta”, do latim, ou “heresia”, e ocorre em nove textos bíblicos, sendo que os cinco primeiros sem o sentido pejorativo, referindo-se a partido, escolha, entre judeus (fariseus) ou dos cristãos (seita dos nazarenos, o Caminho):
  • “Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja.” - Atos 5:17.
  • “Insurgiram-se, entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido, dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.” - Atos 15:5.
  • “Porque, tendo nós verificado que este homem é uma peste e promove sedições entre os judeus esparsos por todo o mundo, sendo também o principal agitador da seita dos nazarenos.” - Atos 24:5.
  • “Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas.” - Atos 24:14.
  • “Pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião.” - Atos 26:5.
Nesses cinco primeiros textos acima, “hairesis” é seita não na acepção pejorativa, mas com o significado de escolha, preferência, um dos partidos de uma religião ou forma de adoração. Observe como nos textos a seguir, “hairesis” é usada de forma pejorativa, denotando divisão que gera a ruína e a perdição:
  • “Contudo, gostaríamos de ouvir o que pensas; porque, na verdade, é corrente a respeito desta seita que, por toda parte, é ela impugnada.” - Atos 28:22.
  • “Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.” - 1 Coríntios 11:19.
  • “Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções.” - Gálatas 5:20.
  • “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” - 2 Pedro 2:1.
Nesses quatro textos anteriores, “seita” (impugnada), “partidos”, “facções” e “heresias” são traduções da palavra grega “hairésis”, cujo significado é depreciativo, contrário ao que Deus deseja e espera de sua Igreja. No caso de Atos 28:22, os opositores do Cristianismo o consideram como seita no contexto de religião ilícita. Em 1 Coríntios 11:19, Paulo usa de ironia ao afirmar que os partidos, ou divisões, são necessários para se distinguir o cristão aprovado do não-cristão. Seitas (“facções”) está entre as obras da carne, as quais levarão pessoas à perdição. E em 2 Pedro 2:1, “hairésis” é descrita como ‘destruidora’. Assim, definimos seita, do ponto de vista teológico, como “um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas.” – Dr. Walter Martin, O Império das Seitas, página 11.
Mas o que seria uma heresia? Refere-se a cada desvio doutrinário ou doutrina antibíblica, defendida pelo grupo, ou seita, que venha a rebaixar a pessoa de Deus (ou o Pai, ou o Filho ou o Espírito Santo. As heresias rebaixam o Deus Triúno, exaltando o pensamento do líder. Elas rebaixam a Palavra de Deus, considerando-a como repleta de mitos e lendas. Certo pastor disse num culto dominical: "A Bíblia tem uns dois mil erros."
O que fazer diante das heresias das seitas e das igrejas cristãs?
Aos sectários, devemos demonstrar amor por eles. (João 13:34, 35) Mas quanto aos falsos cristãos em nosso meio, depois de muitas tentativas amorosas para restabelecê-los na fé,  caso persistirem em ensinar heresias, as quais violam o corpo de doutrinas centrais da fé, creio que deveriam ser expulsos do nosso meio. Infelizmente, poucas lideranças em nossas igrejas tem "peito" para expulsar esses falsos instrutores.

Então, resta-nos orar para permanecermos fiéis à sã doutrina, mesmo que nosso conhecimento não esteja à altura de refutar a argumentação de lobos em nosso meio. Por exemplo, um pastor-professor disse numa sala de aula do terceiro período de um curso famoso de teologia em São Paulo que "pregar sobre Segunda Carta de Pedro é fria, pois além de não ter sido Pedro quem a escreveu, o conteúdo da carta tem elementos questionáveis à doutrina cristã". Será que a Igreja de onde tal professor é membro não deveria tomar providências para reajustar a fé deste irmão na Palavra de Deus?

Enquanto isso, continuemos lutando para defender a fé cristã. Que você possa através da Bíblia se fortalecer contra as heresias ensinadas tanto em nossas igrejas como nas seitas que lhe assediam sempre, visando desviá-lo do Caminho. - Fernando Galli.

[1] O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, Volume 7, página 5071, São Paulo : Hagnos, 2001.
[2]  Dicionário Vine, página 691, 3a. Edição, CPAD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS