APRENDAMOS DAS TENTAÇÕES SOFRIDAS POR JESUS - PARTE 3 - MATEUS 4:8-11.

Texto base - "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram." - Mateus 4:8-11.

O Tentador incitando o desejo dos olhos e a ostentação

Não sabemos exatamente como foi que o Diabo fez para mostrar a Jesus todos os Reinos. Pode ter sido uma visão. Mas o que nos interessa é: O Diabo pode muito bem ter mentido quanto à grandiosidade do seu domínio ou, conforme sugerem alguns estudiosos, sabendo que ele tinha domínio temporário sobre o mundo, ofertou os reinos do mundo a Jesus com um único propósito - impedir a realização do plano de Salvação através da morte de Jesus. Tentou seduzir Jesus com o desejo dos olhos e o de ostentar-se como o governador do mundo, para que antes da hora Jesus reinasse, não obedecendo assim ao cronograma do Pai. E o absurdo maior em tudo isso: Jesus receberia tudo isso do Diabo se ele o adorasse, de joelhos. Quanta ousadia!

O que aprendemos dessa terceira tentação?

Após as duas primeiras tentações fracassadas, o Diabo se revela mestre em:
  1. Oferecer o que puder, mesmo através de uma mentira ou meia-verdade, ou até uma verdade, para separar-nos de nossa relação com Deus.
  2. Querer destruir nossos sonhos, metas e planos espirituais, principalmente o de levar a salvação em Cristo Jesus a outras pessoas, ou por nos desencorajar através de um pecado cometido, ou de imprevistos, enfim, ele sempre tentará desviar nossa atenção do nosso dever cristão, oferecendo-nos algo aparentemente muito melhor.
  3. Preparar-se muito bem para tentar as pessoas. Mostrar todos os reinos do mundo, quer fosse numa visão, ou de outra forma, exigiria conhecimento, escolher as cenas. Levar a Jesus num monte muito alto poderia ser uma forma de tentar iludir Jesus, dando-lhe a sensação de domínio, vantagens pessoais em vista, ou algo parecido.
O que aprendemos do modo como Jesus reagiu à tentação?

Como nas outras duas respostas ao Diabo, Jesus usa as Escrituras, como que refletindo o conteúdo de Deuteronômio 6:13: "O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás." O oferta era grandiosa, mas escancaradamente absurda, tão exagerada, que alguns estudiosos chegam a dizer que das três tentações essa foi a que menos Jesus se sentiu tentado. Por isso, ele diz: "Vai-te, Satanás." (v. 10) Observe, então, as seguintes situações, apenas como exemplo, para dizermos vai-te Satanás, usando as Escrituras, diante de ofertas tentadoras:
  1. Uma pessoa muito mais bonita que seu cônjuge se aproxima de você, e lhe oferece prazer e felicidade aparentemente melhores do que os obtidos com a rotina do seu casamento - Hebreus 13:4.
  2. Seu patrão lhe oferece um emprego com um salário muito melhor, mas você terá de trabalhar todos os dias e perderá todos os cultos. - Hebreus 10:24, 25; 1 Timóteo 6:9.
  3. Você compra TV por assinatura e o atendente lhe diz que ganhará um mês grátis de um canal de filmes pornográficos. - Filipenses 4:8.
O que você faria se fosse tentado 
a querer satisfazer seus olhos e ostentar-se aos outros?

O Diabo faz surgirem oportunidades ou situações para você se sentir "nas alturas", e de forma muito preparada planeja te enganar. Reflita em como você reagiria se ofertas mundanas lhe desse alguma vantagem temporária, como:
  1. Se alguém lhe oferecesse drogas para se sentir melhor durante o período difícil que você atravessa.
  2. Se uma pessoa ou uma agência clandestina lhe oferecesse para limpar seu nome sujo através de meios ilegais.
  3. Um contador lhe ensinasse como sonegar impostos; assim lhe sobraria mais dinheiro para suas aventuras.
  4. Um mau psicólogo lhe sugerisse trair seu cônjuge para apimentar sua vida sexual.
  5. Um vendedor de carros lhe vendesse bem mais em conta um carro importado (ou fusca mesmo) roubado.
  6. Se você, carente e à procura de um cônjuge, conhecesse uma pessoa bela, inteligente, e ela te propusesse namoro com a condição de você se tornar membro da seita religiosa que ela frequenta.
Por que vale a pena resistir às tentações

Se você percebeu, nas três tentações sofridas por Jesus, o Diabo lhe oferece oportunidades de saciar a fome (área física), testar Deus para ver se Ele realmente o socorreria (área emocional) e dar-lhe todos os reinos da terra (área psicológica). Mas Jesus venceu a todas elas, com um grande final. Os anjos de Deus vêm para ministrar Jesus. As tentações se foram, e Deus dá a Jesus o que comer durante seus três anos de ministério terrestre, Deus o ressuscita, e lhe como homem glorificado e Deus Todo-Poderoso reina para todoo sempre com o título de Reis dos reis e Senhor dos senhores. (Apocalipse 19:16).

Por isso, vençamos as tentações e apeguemo-nos ao que Deus sempre no tempo certo nos dá o que precisamos. Em breve, não mais viveremos sob a influência do tentador, que estará a sofrer pelos séculos dos séculos no inferno, junto com seus demônios e todos aqueles que não aceitaram o Vencedor maior das tentações. (Hebreus 4:15) Esteja sempre preparado a resistir, pois ele não desiste, visto que Lucas termina o mesmo relato das três tentações escrevendo: "Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o diabo, até momento oportuno." (Lucas 4:13) Vigie, por orar, ler e meditar na Palavra de Deus, frequentar os cultos e evangelizar. Lembremo-nos sempre deste texto:
"15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." - 1 João 2:15-17.

E para terminar essa série de três partes sobre o tema O QUE APRENDEMOS DAS TENTAÇÕES SOFRIDAS POR JESUS, digo a todos os vencedores em Cristo (Romanos 8:37): O ponto de encontro para aqueles que perseveram e vencem o mundo em Cristo Jesus é no Reino dos Céus! Amém, amém e amém. - Fernando Galli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7