JOVENS E ADOLESCENTES - PENSAMENTOS CRISTÃOS - COMO TÊ-LOS?

.
O que a sua mente tem te levado a pensar? Essa foi uma pergunta que meu próprio pensamento fez para mim hoje. Eu estava almoçando, e minha mente não estava pensando em em nada concreto. Era um momento de desligamento do trabalho, a pausa para minha alimentação. Até porque nosso cérebro não para, está trabalhando o tempo todo, mas existem momentos em que forçamos mais o nosso raciocínio, o nosso intelecto, enfim, todas as áreas do cérebro que trabalham e comandam nosso corpo.
Então, veio um exemplo em mente de uma música famosa que diz: “...oh nessa casa tem goteira, pinga ni mim, pinga ni mim...”. Agora vamos a uma reflexão dela. Quando era criança e ouvia essa música, vinha-me na mente pingos d´água literais numa casa com goteiras. Depois que cresci, tive o entendimento que músicas sertanejas, e outras em geral têm conteúdos com duplo sentido. Fazem apelação sexual, remetem a bebedeiras, adultérios, entre outras obras da carne. Daí então pude notar o sentido que o compositor da música gostaria de enfatizar - a bebida, a pinga. A mesma música, a mesma pessoa ouvindo, só que concepções diferentes em duas épocas. Como pode? A diferença é que uma criança tem o coração puro, já o adulto adquire outros valores linguísticos, com o decorrer dos anos. Por que isso acontece? Tudo acontece por conta do coração. O coração, símbolo das emoções, está ligado com a nossa mente.
"Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." -Mateus 15:19.
Antes mesmo de você ter qualquer reação, pode ter certeza que tudo passou pelo seu coração. Se você xinga, reclama, se está pensando em impurezas ou maquinando o mal, é porque o seu coração não está limpo.
"O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate." - Provérbios 15:13.
Toda situação ou problema que você tiver pra resolver pode ter mais que uma interpretação, que é decorrente de como está o seu coração. Por exemplo, acabou a gasolina do seu carro. Qual é a sua reação? Você vai me responder que depende. De fato, nós mesmos não sabemos como vamos reagir quando passamos por determinadas situações, mas será que não nos conhecemos o suficiente para responder sobre uma atitude que tomaríamos? Lembre-se de que agimos de acordo com nosso estado de espírito está no momento. Você pode sair do carro e chutar, e falar "nossa, estou perdido, o que vou fazer sem gasolina agora?’’, ou você pode manter a calma e lembrar: "meu problema se resolve com gasolina! Preciso achar um posto.” Percebeu a diferença? Não se esqueça de que nossa boca profere palavras de maldição ou de benção. " A Bíblia diz:
"A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios uma armadilha para si mesmo." - Provérbios 18:7.
Saber onde e como o problema começa também ajuda bastante. Por exemplo, por que acabou a gasolina? Imprudência sua? Esqueceu de abastecer? Ou não às vezes nem foi culpa sua, pois o carro veio a ter um vasamento? Tudo tem um motivo, e a maioria dos problemas têm solução mais rápida se nossos pensamentos forem positivos e cristãos, mas quando nosso coração está conturbado, a única saída que conseguimos enxergar é que sua solução está distante de nossas capacidades. Quando Jesus nos purifica do pecado, ele purifica o nosso coração. Se o coração está cheio de magoas, de tristeza, de maldade, é sinal de que Jesus precisa ser convidado, novamente se for o caso, para fazer uma limpeza.
Portanto, não se esqueça, Jesus só vai entrar no seu coração com a sua permissão, ele não é intruso, ele vem se você chamar por ele. E uma vez no seu coração, que tipo de pensamentos você quer ter daqui pra frente: bons ou ruins? Se você quiser ter pensamentos bons, saiba que seu coração precisa ser restaurado. Os seus olhos só enxergarão pureza e solução se o seu coração também estiver puro. O único que pode fazer isso é Jesus. Se apegue a Ele.
"E qualquer que nele (Jesus) tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. - I João 3:3.
Que seus pensamentos sejam o reflexo dAquele que habita em nós cristãos. Que eles espontaneamente nos tornem pessoas mais puras e que as pessoas vejam Cristo Jesus através de nossas atitudes consequentes de nossa maneira de pensar. Deus te abençoe.
Paloma Montenegro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS