NOVA ERA E SEUS ENSINOS SATÂNICOS


O que você acha de um movimento que: (1) Não é uma organização, mas muitas organizações promovem seus ensinos, (2) Não tem uma liderança central mas seus filósofos e mestres conseguem atingir grande parte da população mundial, (3) Não tem um livro oficial de dogmas e crenças, mas seus adeptos se beneficiam de inúmeros livros e revistas sobre o assunto, (4) Não há um deus pessoal para adorar, mas um deus panteísta, ou seja, a crença de que tudo é parte de Deus; Deus é tudo e tudo é Deus, ou de um deus sendo uma energia cósmica? Estamos falando do Movimento denominado NOVA ERA.

Para os nova-eristas, a humanidade é divina e o homem deve se transformar através de um despertar espiritual. Há mistura ideologias religiosas, culturais, sociais, políticas e científicas, mescla do fascínio com o misticismo oriental, do paranormal com o ocultismo e alguns tipos de psicologia moderna. Também, observamos a crença na astrologia, reencarnação, evolução, vida após a morte, e vida extraterrestre. Os interesses ambientalistas e de saúde são ingredientes importantes. Muitos estão sob a influência da ideologia Nova-Erista sem se dar conta disso.

CRENÇAS DA NOVA ERA À LUZ DA BÍBLIA

1. O MOVIMENTO NOVA ERA DETURPA INÚMEROS TEXTOS DA BÍBLIA PARA APREGOAR SUAS IDEOLOGIAS ANTICRISTÃS.
HERESIA 1 - Mateus 6:33: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." O "seu reino e a sua justiça" significariam aqui "a divindade interior do ser humano, o âmago Divino". (Spangler, 1983, 23, 24) Seria fazer de sua divindade interior a mais alta prioridade.
REFUTAÇÃO – Os cristãos colocam a sua esperança no Deus vivo, não em si mesmos. (1 Timóteo 4:10) Aqueles que desejam ser deuses e pretendem ocupar o trono divino recebem o julgamento adverso de nosso Deus. (Êxodo 9:14) Assim, somos criados por Deus e dependentes dele; não somos deuses. Ele nos acrescenta o necessário para cada dia.
HERESIA 2 - Mateus 5:14: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte." Isso significaria que a luz do mundo é o Cristo Cósmico que flui de nós. A cidade edificada seria a consciência desse Cristo que não podemos esconder quando temos um monte de capacidades. – Prophet, 1988, página 239.
REFUTAÇÃO – Jesus se apresentou como a luz do mundo. (Mateus 4:16; João 8:12; 1 João 1:7) Jesus quer que reflitamos a luz para a glória de Deus, não para a nossa glória, como se fôssemos deuses. Além disso, tudo o que fazemos deve ser feito para a glória de Deus. – Ler 1 Coríntios 10:31.


HERESIA 3 - Mateus 13:10, 11: "Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? 11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido." Com esse texto, o movimento ensina que devemos encontrar na Bíblia significados secretos e ocultos (esotéricos). - Spangler, Earth’s Answer, página 203.
REFUTAÇÃO – A palavra ‘mistério’ aqui não tem sentido esotérico, pois os judeus fiéis não eram esotéricos. A palavra grega para ‘mistério’ denota algo que só podemos saber diante de revelação divina. (Dicionário VINE, página 795, 3a edição, em português) Em Mateus capítulo 13 vemos Jesus dar o significado de diversas parábolas, cujos mistérios ali revelados nada tinham a ver com esoterismo.
HERESIA 4 - Mateus 6:6: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Interpretam o texto da seguinte forma: "Jesus ensinou a usarmos o que hoje a ciência da mente reconhece que é uma lei infalível e universal – o que você pede, o que você pensa e deseja, o que você mentaliza, acontece, porque o subconsciente é acionado para executar. No âmago do subconsciente está o Pai, o EU SUPERIOR." - Os Poderes de Jesus Cristo, página 234.
REFUTAÇÃO – Se orar ao Pai for o mesmo que orar ao EU SUPERIOR, e se para isso for necessário entrar num quarto, então precisamos sair da teologia e adentrarmos no campo da psicanálise, pois orar a si mesmo é caso para psiquiatra, não para teólogo.
HERESIA 5 - João 14:6: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." Baseados nesse texto, surge um comentário interessante: "Ele apontou o caminho, a verdade, e a vida [...] Ninguém, ou poucos, entendia o que Ele dizia, porque estava falando a linguagem de Aquários." – Aquários, A Nova Era Chegou, página 34.
REFUTAÇÃO – Jesus falava a linguagem do Reino de Deus. Quem não entende as palavras de Jesus são os nova-eristas, que disseram que Jesus apontou o caminho, mas na verdade Ele disse: "Eu sou o caminho".

2. DEUS É TUDO E TUDO É DEUS. TRATA-SE DO PANTEISMO.

HERESIA 6(a) - "Em certo sentido, não existe tal coisa como Deus. Deus não existe. Noutro sentido, não existe nada fora de Deus. [...] Tudo é Deus e porque tudo é Deus, então, não existe Deus." – O Reaparecimento do Cristo e dos Mestres da Sabedoria, página 110.

HERESIA 6(b) - "A maior conquista do homem de Aquários será a descoberta de Deus no âmago do seu ser. Quando acontecer a comunhão interna entre o eu e o EU SOU, ou seja, entre o humano e o divino imanente no humano, a vida e a verdade se manifestarão na mais bela plenitude." – Aquários, A Nova Era Chegou, página 89-91.
REFUTAÇÃO – A Bíblia nos ensina Deus como um ser pessoal e espiritual. Ele tem sentimentos (Provérbios 27:11), é inteligente (1 Coríntios 2:10) e tem vontade própria (1 Tessalonicenses 4:3). Na Bíblia, humanos são chamados de deuses quando não estão fazendo a vontade de Deus e agindo por conta própria. (Salmo 82:1-6) Com respeito à não-existência de Deus, sabemos que Deus colocou nos seres humanos a idéia de divindade. Qualquer civilização, em qualquer época, em qualquer lugar, sempre creu numa divindade. Essa é a maior prova extra-bíblica da existência de Deus.

3. A NOVA ERA DESCREVE UM PLANO PARA UM GOVERNO MUNDIAL
HERESIA 7 - Com a ajuda dos espíritos cósmicos, a Nova Era será inaugurada.
REFUTAÇÃO – Sabemos que espíritos são esses. (Veja Apocalipse 12:4) Mas eles não serão bem sucedidos em implantar o seu regime. O nosso Rei Jesus Cristo sempre foi e será invencível. – Apocalipse 6:1,2.
HERESIA 8 - Um governo único resolverá os problemas do mundo inteiro, sob o domínio do "novo cristo".
REFUTAÇÃO – Nenhum outro cristo governará no lugar de Jesus Cristo. Ele reinará para todo o sempre. (Lucas 1:33) Os propósitos de Deus jamais deixarão de ser cumpridos. (Isaías 55:10, 11) Em vez de um sistema demoníaco, que promove a adoração do "eu" de cada um, Deus estabelecerá um reino que jamais será destruído, e porá fim a todos os reinos que se opuserem à vontade divina. – Daniel 2:44.
HERESIA 9 - A nova religião falará de paz, amor e união.
REFUTAÇÃO – A Bíblia nos assegura que haverá uma paz falsa, e aqueles que nela confiarem, sofrerão os julgamentos adversos de Deus. – 1 Tessalonicenses 5:3.
HERESIA 10 - A humanidade será levada a crer que Jesus não é Deus, nem o Cristo.
REFUTAÇÃO – Desde os dias após a morte de Jesus, o anticristo já existia. "Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora". (1 João 2:18, veja também 1 João 2:22, 1 João 4:3 e 2 João 1:7) Mas o anticristo, na forma de Maitreya, ou outra coisa, jamais será vitorioso. A história mostra que todos os esforços para provar a inexistência de Deus deram em fracasso. Nem a Bíblia conseguiram destruir. Quanto aos ensinos de Jesus, até líderes religiosos orientais têm admiração declarada. Assim, o nosso Jesus se manifestará como grande Deus e Salvador. - Ler Romanos 9:5.
HERESIA 11 - Haverá uma religião mundial com religiões e seitas integradas a essa religião.
REFUTAÇÃO – A Bíblia garante que haverá um só rebanho e um só pastor. (João 10:16) Esse pastor será Jesus Cristo, não o anticristo da Nova Era. Diante dele, todos dobrarão os seus joelhos para adorá-lo e servi-lo. – Romanos 14:11; Filipenses 2:10.
HERESIA 12 - O cristianismo, com suas leis e princípios, será desacreditado.
REFUTAÇÃO – As leis e os princípios do cristianismo se baseiam na Bíblia. Satanás, o deus do anticristo, tentou no decorrer da história, por inúmeras vezes, destruir a Palavra de Deus, mas todo o seu empenho foi inútil. Por quê? Porque a "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos." (Salmo 19:7-10) Essas leis e princípios são tão verdadeiros que muitos, por segui-los, mudaram de vida, e se tornaram melhores pais, mães, filhos, parentes, vizinhos, trabalhadores, alunos e assim por diante. Por isso, não há motivos para desacreditar o cristianismo. Só há benefícios em praticá-lo. Basta lermos o Sermão do monte. - Mateus 5-7.
HERESIA 13 - Até mesmo as crianças serão ensinadas a divulgar as crenças da Nova Era.
REFUTAÇÃO – Outra grande inverdade! A Bíblia promete: "Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos." (Isaías 53:14) No entanto, precisamos estar atentos se nossos jovens não estão usando símbolos da Nova Era, pois isso seria uma forma de se divulgar suas crenças.
HERESIA 14 - A humanidade evoluirá e crerá que o homem é Deus.
REFUTAÇÃO – Muitos, de fato, já têm pensado assim, e infelizmente alguns cristãos abandonaram a verdade para adorarem a si mesmos. Mas a Bíblia chama de insensato os que pensam assim. "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.." (Salmo 14:1) Aqueles que trocaram Deus pela criatura merecerão por fim a morte. - Veja Romanos 1:20-25, 32.
HERESIA 15 - Ciência e religião serão unificadas.
REFUTAÇÃO – Por que a Nova Era prega a união de religião e ciência? Porque a ciência é um método de se provar acontecimentos do âmbito físico, não espiritual. Como o homem é deus para os novaeristas, e tudo é deus, a ciência ditaria as crenças e as provas para a humanidade. No entanto, tudo isso não se cumprirá, pois o homem herdará o reino dos céus, cujas maravilhas a ciência de hoje nem sonha desvendar. Serviremos para sempre o maior cientista e legislador de todas as leis do universo, NOSSO DEUS CRIADOR!
HERESIA 16 - Os cristãos que não aceitarem esse plano serão mortos.
REFUTAÇÃO – Satanás sempre ensina o contrário das palavras de nosso Deus. Quando Deus disse ao homem Adão que morreria se comesse daquele fruto proibido, a serpente disse que não morreria. (Gênesis 2:16, 17; 3:4, 5) E agora, mesmo sabendo das promessas de Jesus Cristo sobre a vida eterna, a mesma serpente inspira os novaeristas a dizer o contrário: os cristãos morrerão. Por isso, essa mesma serpente é chamada de o pai da mentira. – João 8:44.
HERESIA 17 - Creem que estamos próximos da era de Aquário. Lauro Trevisan mostra em seu livro, Aquárius – A Nova Era Chegou, que a humanidade passou pelas seguintes fases: "Fase infantil, fase da adolescência, fase da mocidade e Fase da maturidade, esta última, a época em que estamos. Sobre as eras, diz que cada era tem entre 2000 e 2500 anos. Assim, estabelece que de 4304 a.C. a 2154 a.C. tivemos a era de touro (época de Assíria e Babilônia); de 2154 a.C. a 4 a.C. tivemos a era de Carneiro (época dos hebreus da Bíblia); de 4 a.C. a 2146 A.D., temos a era de peixes (surgimento do Cristianismo) e de 2146 A.D a 4296 A.D teremos a era de aquário (descoberta do poder e da sabedoria infinitos; o homem é um ser divinizado)
REFUTAÇÃO – Os novaeristas se valem da astrologia, do espiritismo, e de filosofias contrárias às Escrituras. (Colossenses 2:8) Por isso, nós cristãos devemos evitar qualquer envolvimento com a ideologia do Movimento Nova Era. Ele pode contaminar você através de livros, música, de seus adeptos e da sua curiosidade. Pense: A Nova Era não ensina que o homem é pecador (Romanos 5:12; Efésios 2:3), não ensina que o homem depende de Deus para todas as coisas. (Isaías 43:7; Tiago 1:17), não ensina que a condenação será eterna (Apocalipse 14:11), não ensina que a conseqüência do pecado é separação eterna de Deus (Romanos 6:23; Isaías 59:2), não ensina que Jesus é o único caminho para Deus (Mateus 11:27; João 14:6) e não crê que o cristianismo ensina a verdade, que é Cristo. (2 Timóteo 3:16) Será que vale a pena dar ouvidos a tudo isso? - Fernando Galli.

NOVA ERA


1. NOVA ERA E SEUS ENSINOS SATÂNICOS

HOMOSSEXUALISMO - COMO A IGREJA DEVE ENCARAR?

Nenhum comentário:

“Assim que o pastor soube que eu era homossexual, passou a me olhar com outros olhos. Certo dia, do púlpito, ele disse que um espírito satânico e maldito estava rondando a igreja dele, e que este espírito era de homossexualismo. Aos poucos, as pessoas da igreja começaram a me evitar. Nunca havia me insinuado para ninguém. Mas busquei a Deus ali. Quando finalmente perguntei ao pastor por que a igreja estava me tratando daquela forma, ele me disse: ‘Você precisa de Jesus, rapaz. Cria vergonha na sua cara e acabe com essa frescura! Você é uma aberração da natureza!’ Nunca mais voltei à igreja. Mal sabia aquele pastor que o filho dele era homossexual também.” – R.C.P.D, Brasil.

 Aprendemos pelas Escrituras Sagradas a amar a toda sorte de pessoas. Jesus disse que o amor identificaria os cristãos. (João 13:34, 35) Esse amor não significa apenas dizer que nos importamos com os outros, mas é uma demonstração vívida, real. Mas Além de demonstrarmos amor pelas pessoas, amamos a Palavra de Deus, que diz:.
“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” – 1 Coríntios 6:9-11.
Não temos dúvidas sobre o conceito bíblico a respeito do homossexualismo – Deus não aprova o ato e a prática, pois os termos "efeminados" e "sodomitas" realmente são palavras bíblicas para se referirem ao homossexualismo. Então, mediante a Bíblia - a nossa regra de fé e prática -consideramos o ato homossexual – homem com homem, mulher com mulher – como pecado. Em contrapartida, os homossexuais não pensam assim, e há igrejas formadas por muitos deles que defendem uma reinterpretação das palavras de Paulo em 1 Coríntios 6:9-11. Outros, cansados do preconceito, principalmente da parte de religiosos, buscam a aprovação de leis, aqui no Brasil, que punam com veemência atos preconceituosos contra homossexuais. Diante disso, o que fazer, como igreja, quando homossexuais desejarem fazer parte dela? Como falar de Jesus com eles? 

O Que Jesus Faria? 

A Bíblia não relata nehum caso de Jesus abordando homossexuais. Certamente aprenderíamos muito com o modo de Jesus tratar tais pessoas. Mas visto que Jesus deixou exemplo para seguirmos os seus passos (1 Pedro 2:21), devemos nos perguntar: Está correta a forma com que muitos cristãos tratam os homossexuais? Teria Jesus falado palavras parecidas com as do pastor, no exemplo introdutório? Dificilmente. 

Baseados na Constituição Brasileira e na Bíblia, temos o direito de achar correto ou não determinado proceder. É nossa liberdade garantida. Assim como os homossexuais têm o direito de desejar reinterpretar as palavras do apóstolo Paulo, e nada podemos fazer contra esse direito, nós também temos o direito de defendê-las. Mas de forma devemos fazer? Agredindo pessoas, chamando-as de “aberração da natureza”? Jesus disse:

"Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” – Mateus 7:12.

Se você fosse homossexual, e visitasse uma igreja cristã, como gostaria de ser tratado? E se você tivesse um filho homossexual, como desejaria que ele fosse tratado? Como sujeira? Com desrespeito e palavras ofensivas? E a questão mais importante: Se achamos o homossexualismo pecado, isso nos daria o direito de maltratarmos tais pessoas, pelo fato de a Bíblia dizer que eles não herdarão o reino de Deus? Então, meditemos em dois versículos bíblicos:

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” – Colossenses 4:6. 

“Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.” – Apocalipse 22:15.

Percebeu que devemos usar de palavras agradáveis, temperadas com sal, ou seja, que dão um sabor cristão à conversa? Percebeu também que os praticantes da mentira não herdarão o reino de Deus, mas ficarão lá fora? Mas como Deus encara a mentira? Bem, o pai dela é o Diabo. (João 8:44) Será que os mentirosos são tratados como os homossexuais, de modo geral, pelas igrejas? A Bíblia fala contra seis práticas que Deus odeia, e a última ele abomina. Observe:

“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” – Provérbios 6:16-19.

Será que nunca cometemos nenhum desses delitos? Claro que, como filhos de Deus, convertidos a Jesus, não podemos praticar isso! Mas muitos de nós já semeamos contenda entre irmãos. Essas comparações não estão sendo feitas aqui para abrandar o pecado do homossexualismo, mas sim com o intuito de todos refletirem em como tratar com respeito toda pessoa praticante de qualquer tipo de pecado, principalmente aquelas não-convertidos a Jesus. Quando um homossexual lhe abordar, ou visitar a sua igreja, ou até mesmo lhe “cantar”, o proceder cristão é buscar compreendê-lo, com uma resposta educada, temperada com sal. Nuca se ire contra ele. Acima de tudo, pergunte-se: por que tal pessoa age assim? Há mais casos na família? Quais foram os amigos dessa pessoa? Que tipo de pessoas conviveu o homossexual quando enfrentou problemas na família? Como ele foi tratado pelos pais e avós? O que o levou a procurar pessoas do mesmo sexo?

Longe de maltratá-los, devemos amá-los com o amor de Jesus Cristo. Evidentemente, se um homossexual entrar em nosso meio e causar problemas, buscando dividir à igreja, deveríamos tomar atitudes enérgicas, não por ele ser homossexual, mas por estar desrespeitando nossas crenças. E se ele desejar estar presente em nossos cultos, respeitando nossas crenças? Certo irmão disse: “Eu nem dou a mão para essas pessoas.” Lamentável esse proceder. Os homossexuais devem ser bem recebidos em nossas igrejas, da mesma forma como receberíamos ateus, gnósticos, bruxos ou panks. O amor de Cristo é contagiante. Esse amor motiva as pessoas a fazer as devidas mudanças conforme a vontade de Deus e não a nossa. Seriam os maus-tratos para com os que consideramos ser pecadores a melhor forma de convencê-los do erro? Foi assim que o Espírito Santo o convenceu do erro quando você se converteu? Pense nisso com carinho. Pergunte a Deus: Senhor, em nome de Jesus, como posso evangelizar homossexuais da forma mais próxima possível da qual Jesus faria? Senhor, poderias me ensinar a compreendê-los melhor com o uso de palavras sábias e respeitosas, sem criticar a pessoa, e também indicar-me o melhor momento para mostrar a ela o que a Bíblia diz sobre o assunto? 

O desafio está feito 

Quando Paulo diz que se tornou judeu para o judeu, fraco para o fraco, sem lei para os sem-lei, o que desejava ele nos ensinar? (Leia 1 Coríntios 9:19-23) Que devemos nos colocar no lugar dos judeus, dos fracos, dos sem-lei, e de toda sorte de pessoas, incluindo os homossexuais, e nos perguntar: O que eu gostaria de ouvir de um cristão se eu estivesse no lugar dos não-cristãos, ou daqueles que me procuram para receber Jesus, mas têm problemas com alguma prática que a Bíblia reprova? O desafio seria, então: Evangelizar homossexuais com amor e respeito, trata-los com dignidade, e não do modo como muitos têm feito. Na Brochura Ágape – Almas Ganhando Almas pelo Evangelho, foram sugeridas algumas respostas para darmos a homossexuais que nos abordam. Observe uma delas: 

Se um homossexual dissesse assim: “Sou homossexual. Você tem algum preconceito?Não sabe como sou feliz sendo assim!” 

Você poderia responder assim: “Contra a sua pessoa, não posso demonstrar desrespeito, pois aprendi nas Escrituras que preciso amar o meu próximo. (Marcos 12:31) Todavia, eu posso ter o direito de discordar de algumas atitudes suas, assim como você pode discordar de algumas atitudes minhas. No que se refere ao homossexualismo, eu sigo a opinião da Bíblia sem desconsiderá-lo como o meu próximo. Você sabe o que a Bíblia diz sobre o homossexualismo. Mas precisamos antes entender o que Deus requer de nós, por que ele nos criou, qual é o plano de Deus para nossas vidas, as virtudes que Deus espera que a nossa personalidade tenha. Há outro ponto importante: Os homossexuais apreciam muito a liberdade, a fraternidade, pois são um grupo desprezado por muitos. Queria que você soubesse o quanto Jesus te ama, e de modo algum ele te trataria com preconceito se ele fosse falar do amor de Deus a você. No entanto, seja sincero consigo mesmo e responda: Se você perguntasse a Jesus, pessoalmente, o que ele acha do homossexualismo, o que acha que ele diria a você? (Permita uma resposta.) Então, eu gostaria de considerar com você as inúmeras demonstrações do amor de Deus na sua vida. Poderíamos fazer isso livre de qualquer preconceito religioso?” – AGAPE – Almas Ganhando Almas Pelo Evangelho, Volume 1, página 66. 

Deus certamente nos capacita a amarmos com o amor de Cristo toda sorte de pessoas. Que os homossexuais venham, pelo nosso exemplo, aproximar-se cada vez mais de Jesus. Que nunca o preconceito, a prepotência, o descaso afastem de Deus estas pessoas, mas que a compreensão, o respeito, a empatia (colocar-se no lugar dos outros) sirvam de exemplo para gays, lésbicas e simpatizantes a buscar a sentirem o maior amor de todos. - João 3:16. Fernando Galli.

A IGREJA DA UNIFICAÇÃO - REVERENDO MOON E SEU CONCEITO SOBRE A BÍBLIA


A luta para defendermos a Palavra de Deus é constante. As verdades que ela contém nos faz sentir um amor muito grande por ela. Sente você esse mesmo amor? Esperamos que sim. Todavia, os representantes humanos de Satanás, o Diabo, continuam dia após dia seus esforços em desacreditar o Livro dos livros. Observe o que um deles, o Sr. Sun Myung Moon, líder mundial da Seita A Igreja da Unificação, afirmou sobre a Bíblia:

EVANGELISMO - O QUE SERÁ DE NOSSO PLANETA TERRA?

Nenhum comentário:
.
Quando as pessoas observam os acontecimentos mundiais, o estrago que o homem tem causado ao Planeta Terra, elas ficam intrigadas com o futuro alarmante que poderá sobrevir ao lugar que Deus pôs o homem para habitar. Então, a pergunta é: O que será de nosso planeta? Vejamos algumas colocações feitas por pessoas de reflexão que não sabem o que Deus promete fazer com a terra, muito menos o significado de novos céus e uma nova terra.

Se alguém dissesse:
.
"Esses dias fiquei sabendo que nas próximas décadas quarenta por cento da
humanidade não terá água potável. Li também que a fome ceifará quase um
terço da população da Terra. Dá até medo de viver assim."

Uma possível resposta seria:
.
Também tenho lido sobre essas terríveis previsões sobre a vida na Terra. No entanto, desde que aceitei a Jesus em minha vida, passei a crer na proteção de um Deus e Pai amoroso, que não permitirá que seus filhos sofram além do que possam suportar. (1 Coríntios 10:13) Quanto às previsões que lhe assustam, sabia que Jesus, há quase dois mil anos, indicou que esses eventos anunciariam a sua volta? (Espere uma resposta.)
.
Observe então o que Jesus disse em Mateus 24:5-14. (Peça para a pessoa ler o texto) Percebeu quantos problemas Jesus mencionou? Guerras, terremotos, doenças, mas de acordo com Mateus 24:13, será que todos ficarão sem esperança? (Espere uma resposta)
.
Muito bem, Jesus falou que os perseverantes serão salvos. Você tem fé em Jesus? (Espere uma resposta.) Tiago 1:3 nos ensina que quando nossa fé é provada, perseveramos. Assim, quem persevera encara o futuro com confiança. A pessoa salva em Cristo Jesus sabe que, mesmo diante das dificuldades que o mundo irá enfrentar, ela é uma vencedora. (Ler Romanos 8:37) Como, então, você poderá ser um desses que são salvos?
.
Veja bem. Jesus veio morrer por nós. Em Mateus 24:14 mostra o evangelho sendo pregado. (Releia o texto) Esse evangelho são boas notícias a você. Basta você aceitar a Jesus como o seu Salvador. (Leia João 3:16, Atos 4:12) Gostaria de saber mais sobre fé e salvação?
.
Dica: Não seria sábio concentrar-se nas previsões desanimadoras e nos problemas que a Terra enfrentará. As pessoas devem ser ganhas para Jesus pelo amor, pela esperança e por saber que a graça de Deus e a salvação está disponível aos que têm fé. A salvação significa vida eterna.
____________________________________________________________
.
Se alguém dissesse:
.
"Algumas religiões dizem que a Terra será destruída. Outras dizem que será um paraíso. Outras ainda dizem que será um deserto por mil anos e depois será um paraíso. E outros dizem que vai continuar naturalmente, sem paraíso. Cada um crê de um modo diferente."
.
Uma resposta possível seria:
.
É verdade. Muitos têm opiniões diferentes, cientistas e religiosos. Mas do ponto de vista cristão, todos nós cremos que haverá uma nova terra e um novo céu. Veja isso em 2 Pedro 3:13. (Leia o texto) Percebeu que Pedro disse que aguardava novos céus e nova terra? Sabia que eu também aguardo essa bênção também? Sabia que você pode um dia viver nesses novos céus e nova terra também? (Espere uma resposta.)
.
Antes de falarmos sobre isso, há opiniões diferentes sobre se será esse mesmo planeta Terra feito novo, outros acham que será tudo destruído e refeito. Mas a Bíblia mostra que o fim dos céus e da Terra atual é o começo de um novo mundo. Veja 2 Pedro 3:7-13. (Leia o texto.)
.
Conforme você pode notar, o que nos importa é que aguardamos novos céus e nova terra, ou seja, o lugar onde Deus preparou para seu povo na eternidade. Enquanto isso, Deus quer algo de você. Vamos reler 2 Pedro 3:9. (A pessoa lê o texto.) Notou que Deus quer que as pessoas se arrependam? (Espere uma resposta.) As pessoas precisam se arrepender, pois Deus quer dar salvação a elas. Você sabe o que significa arrepender-se?
.
Arrepender-se é sentir tristeza por uma atitude errada. (Êxodo 3:17) É mudar de atitude. (Jeremias 34:11) Ao se arrepender, vem o complemento disso, que é a fé. Arrependido e com fé, você se converte, e aceita a Jesus como seu Salvador. Então você herdará o novo céu e a nova terra.
.
Dica: Há várias interpretações sobre o futuro do planeta Terra no campo escatológico (Estudo das últimas coisas). Uns crêem que Jesus voltará e levará todos os salvos para o céu. São os amilenistas. Os milenistas crêem que os salvos viverão na Terra durante os mil anos. (Apocalipse 20:4-10) Mas para os que estão prestes a se entregar a Jesus, essas questões devem ser relevadas a segundo plano. Precisamos primeiro ajudá-los a se converterem. Por isso, sigeriu-se aqui esse enfoque sobre arrependimento e fé. Convide a pessoa a saber mais sobre esses temas.
____________________________________________________________
.
Se alguém dissesse:
.
"Num texto, a Bíblia diz que os justos viverão na terra para todo o sempre. (Salmo 37:29) No outro diz que ela será destruída. (2 Pedro 3:7) Assim fica difícil!"
.
Uma resposta possível seria:
.
A Bíblia mostra uma verdade inquestionável. Há novos céus e uma nova terra. Observe isso em 2 Pedro 3:13. (Ler 2 Pedro 3:13) O que você entendeu do texto? (Espere uma resposta.) Esses novos céus e nova terra refere-se ao local preparado por Deus para os salvos, e ali viverão por toda a eternidade no Reino dos céus. Então, precisamos aguardar com fé essas bênçãos, as quais incluem muitas surpresas reservadas por Deus aos salvos. Você gostaria de, junto com Pedro e outros cristãos, morar nesses novos céus e nova terra? (Espere uma resposta.) Então, deixe seu alvo principal ser Cristo Jesus, e não o local onde será a vida eterna.
.
Mas gostaria de te passar a visão mais aceita entre os cristãos. Quando a Bíblia fala que a terra será destruída, ela se refere ao velho mundo, que por meios divinos desaparecerá, dando lugar aos novos céus e à nova terra. Então, quando lemos que os justos viverão na terra para todo o sempre, trata-se dessa nova terra, e não desta em que vivemos.
.
Por isso, precisamos viver pela fé. Noé, quando ouviu Deus falar a respeito de um dilúvio, teve fé. Ele nem imaginava o que isso seria. Nós também devemos imitá-lo. Por isso, vale a pena estudarmos sobre fé. Vamos marcar uma hora para estudarmos esse assunto juntos?
.
Dica: É provável que alguns queiram ir mais a fundo sobre o que será do planeta Terra, visto que há certas seitas que fazem disso uma tempestade num copo d´água, como se a interpretação delas sobre o paraíso nesta terra fosse a garantia de que só eles têm a verdade. Então, seria bom informar que essas mesmas seitas mudaram várias vezes de interpretação sobre onde seria o paraíso deles. Há bons livros sobre seitas heréticas que abordam essas seitas com suas heresias mutantes.
.
Conclusão
.
Mostre às pessoas que, mesmo que os sinais sobre a volta de Cristo estejam se cumprindo em escala maior, a Bíblia nos promete que os salvos não sofrerão como os que não aceitam a Jesus como único e suficiente Salvador. A certeza de salvação deve superar o medo e a insegurança nesse mundo sem Deus. O amor vence o medo e a insegurança e nos torna certos da salvação. Nada poderá nos separar deste amor que está em Cristo Jesus. (Romanos 8:38, 39) Use exemplos bíblicos de como Deus protegeu seu povo quando Ele precisou punir pessoas, povos e nações. Mostre como Jesus e a Bíblia nos ensinam a não temer os eventos futuros.
.
Fernando Galli

ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA - ELLEN WHITE ACUSADA DE PLÁGIO - VERDADE OU MENTIRA?


Os adventistas do Sétimo Dia creem que Ellen G. White seja o Espírito de Profecia e que as palavras dela têm autoridade especial para a suposta única igreja remanescente de Cristo, a deles. Todavia, estudiosos sobre seus escritos afirmam com provas que ela cometeu plágio em parte do que escreveu. Será que se pode provar tal alegação?

ESPIRITISMO KARDECISTA - SERÁ QUE REENCARNAMOS?

Nenhum comentário:
.
"Estou na minha vigésima primeira encarnação!", afirmou categoricamente uma senhora para um ministro do evangelho. Talvez você já ouviu pessoas afirmarem algo parecido. Essa doutrina espírita, ensinada por povos pagãos e codificada por Allan Kardec, no século XIX, encanta pessoas sinceras e desesperançosas. Como expressou uma senhora que havia perdido seu filho num acidente, "quer coisa melhor do que eu reaver esse filho numa outra vida, talvez como meu pai, ou irmão ou filho novamente?" Como responder aos espíritas que sinceramente crêem dessa forma?

A Crença Espírita Kardecista

O que ensina o espiritismo com respeito à reencarnação? Embora todos nós saibamos disso, vale conferir a explicação deles nos livros de Allan Kardec. Dois deles assim se expressam sobre o assunto:

___________________________________________________________________________

"Pelo espiritismo, [...] o homem sabe que a alma progride, sem cessar, através de uma série de existências, até que pode aproximá-la de Deus." - Allan Kardec, A Gênese, página 26, 14a. Edição Revisada e Corrigida, Editora Ide.

"Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? Deus a impôs a eles com o objetivo de os fazer chegar à perfeição: para alguns é uma expiação, para outros é uma missão." - Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, página 94, Questão 132, 3a. Edição, Editora Boa Nova.
___________________________________________________________________________

Mas quais seriam as provas dessa crença sobre várias existências? Afirmações de pessoas que não conseguem se lembrar de suas supostas vidas passadas? Ou relatos daquelas poucas que se lembram, mas que sempre afirmam já terem vivido numa cidade famosa e ocupado um cargo importante? Ou a convicta explanação dos médiuns, que afirmam ser o espiritismo uma ciência, mas não apresentam provas científicas sobre a reencarnação?

Em contrapartida, os cristãos têm uma opinião baseada num livro que fala apenas verdades, a Bíblia. Ela é bem clara ao dizer:

"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo." - Hebreus 9:27.
Os espíritas não crêem assim, porque para eles a reencarnação lhes aproxima mais de Deus, a cada existência. Então, quem está com a razão - a Bíblia ou Allan Kardec? Os cristãos crêem na Bíblia porque ela ensina de modo simples como surgiu a vida, e que o Criador jamais intencionou que o homem reencarnasse para se aproximar mais de Deus. O homem tem uma única oportunidade de se aproximar ou não de Deus, numa única vida. Por isso, Paulo podia dizer:

"21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. 22 Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. 23 Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. 24 Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne." - Filipenses 1:21-24.
Para Paulo, um judeu convertido a Jesus, morrer era lucro. Por que ele pensava assim? Por que desejava voltar a viver aqui na terra num outro nascimento? Não, mas porque depois de sua única vida, ele tinha a certeza de que estaria com Jesus, o que era incomparavelmente melhor. Ele jamais diria isso se cresse na reencarnação. Não faria sentido ser melhor morrer e estar com Cristo por uns tempos e voltar a nascer aqui.

Os espíritas apreciam muito as palavras ditas pelo próprio Jesus nos evangelhos. Então, segundo Jesus, qual é o modo de nos aproximarmos de Deus? Observe:

"Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." - João 14:23.
De acordo com Jesus, Deus, o Pai, vem com Jesus fazer morada em nosso coração, ou seja, uma relação muito íntima entre o cristão e Deus. Quão próximos de Deus nos tornamos, não é mesmo? Qual o requisito? Se amarmos a Jesus e guardarmos sua palavra. Nada de reencarnar, nada de nascer de novo literalmente. E o que encanta os cristãos é que Deus procura essa aproximação, dando conselhos e leis para que vivamos de um modo digno de pertencermos a Deus. Deus procura esses adoradores, segundo Jesus. (João 4:24) Deus não cria espíritos e os joga para ver como eles se saem, mas cria cada ser humano com um espírito, e convida a todos para essa aproximação. Evidentemente que devemos também invocar o nome do SENHOR, depois de o aceitarmos, porque perto está Ele dos que o invocam. (Salmo 145:18) Se Ele está perto de quem faz isso, não precisamos reencarnar.

Mas o que dizer da perfeição? Precisamos reencarnar para sermos perfeitos? Vejamos o que a Bíblia ensina sobre isso:

"Seja perfeito o vosso coração para com o SENHOR, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis." - 1 Reis 8:61.

"43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." - Mateus 5:43-48.
Novamente, a perfeição não está atrelada à reencarnação, e não há sequer um único versículo bíblico que sugira isso. Pelo contrário, a perfeição está relacionada a andar nos estatutos e nos mandamentos do Senhor (o que é uma conseqüência de quem tem fé verdadeira), a amar até mesmo nossos inimigos.

Allan Kardec também diz que a reencarnação é para muitos uma expiação, ou seja, uma enitência para progredirmos, conforme eles entendem. Mas a Bíblia também nos ensina sobre quem e com o que ele fez expiação por nossas vidas. Leia:
"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." - 1 João 1:7.
Os espíritas precisam entender que a morte de Jesus realiza um milagre na vida do que nEle tem fé verdadeira. Somos purificados de nossos pecados e, conseqüentemente, aproximamo-nos de Deus.

Conclusão

O maior interessado em promover a doutrina da reencarnação é o inimigo da vida eterna, Satanás, e suas hostes demoníacas. Eles sabem que se a doutrina da reencarnação se tornar uma verdade para uma pessoa, o sacrifício de Jesus Cristo por ela dará lugar à salvação por méritos próprios, ou seja, a pessoa passará a se salvar através de sucessivas reencarnações, o que biblicamente é impossível. Mas desejamos ganhar espíritas para Jesus. Para ajudar os espíritas a raciocinarem sobre o assunto, sugiro a seguinte abordagem:

"Respeito seu ponto de vista. Mas imagine que você esteja na sua vigésima primeira encarnação (ou vida). Você deve crer que está mais próximo de Deus e mais perto da perfeição do que a vigésima, não é? E na vigésima encarnação você estava mais próximo de Deus e mais perto da perfeição do que a décima nona. Então, cada existência sua anterior você estaria mais longe de Deus e mais distante da perfeição. Então pense em como você foi criado. Consegue imaginar um Deus de amor criando os espíritos bem mais longe de Deus e mais distantes da perfeição? Não seria muito mais amoro da parte de Deus ter criado o homem à sua imagem, segundo a sua semelhança, próximos de Deus? E não foi mais amoroso ainda Deus, segundo a Bíblia, apesar de o homem ter pecado e se distanciado de Deus, ser convidado, através da fé em Cristo Jesus, a ser morada de Deus? (Leia João 3:16, João 14:23) Querido(a), o que Jesus fez na minha vida vale por mil encarnações! Foi uma mudança maravilhosa, e até eu partir e estar com Cristo, quero melhorar ainda mais. Deseja conversar mais sobre esse assunto?"
Que Deus abençoe seus esforços em provar, mediante a palavra de Deus, a Bíblia, que fora da graça de Deus não há salvação, e que por méritos próprio é impossível sermos salvos.

Fernando Galli

JOVENS E ADOLESCENTES QUE ENCARAM A BÍBLIA COMO A VERDADE

Nenhum comentário:
.
A intimidade com a Palavra de Deus tem levado muitos jovens e adolescentes cristãos a agradarem o Verdadeiro Deus - Pai, Filho e Espírito Santo. A obediência aos pais e à Bíblia os tem protegido nesse mundo sem Deus. Assim, eles têm vencido as "heresias" uma sociedade que rebaixa a Cristo por sempre pregar liberdade em relação aos conselhos bíblicos. Eles têm deixado sua luz brilhar e seu sal temperar o prazer de ser cristão em muitas situações e investidas que o nosso grande inimigo, o diabo, causa na vida deles, e por que não dizer na nossa também. Vejamos como nossos jovens e adolescentes têm mostrado que em Cristo Jesus eles são vencedores, principalmente quando usam a Bíblia para dizer não ao diabo!
.
Situações Delicadas
.
SITUAÇÃO 1 – Você quer sair num sábado à noite, com amigos não-cristãos, e seus pais lêem para você 1 Coríntios 15:33. Como você reage?

"Não se enganem: As más companhias estragam os bons costumes." - 1 Coríntios 15:33, Nova Bíblia na Linguagem de Hoje.
O que é uma má companhia? É aquela que não respeita seus princípios cristãos. É a pessoa que, mesmo sabendo que você é um cristão, deseja que você siga os caminhos dela, não a Lei do Senhor. O que fazer se você quer evangelizá-los - sair com eles, ou numa outra ocasião, convidá-los para eles saírem com você, talvez por levá-los à igreja a que você pertence? Creio que a segunda opção seria a mais sábia. Um certa jovem cristã me contou que desobeceu aos pais e resolveu ir a uma festa RAVE com a desculpa de que iria lá para evangelizar muitas pessoas através do seu bom comportamento. Prefiro nem dizer o que aconteceu, para que você não diga: Isso foi um exemplo isolado. Irmãos, vocês já são opresente da Verdadeira Igreja de Jesus Cristo, e são o futuro dela. Cuidem de não abandonar pessoas que precisem de Jesus, mas não façam o que eles fazem com a desculpa de evangelizá-los. Sua amizade é que deverá influenciá-los a entenderem que sem Jesus não é possível ter vida eterna. Por isso, não permita que más amizades atrapalhem os bons constumes seus, que são, ler a Bíblia, orar, ir aos cultos, etc. Seja humilde em pôr em prática 1 Coríntios 15:33.
.
SITUAÇÃO 2 – Seus pais percebem que você faz de tudo para ficar a sós com o(a) namorado(a), e dão-lhe um conselho. Lêem 1 Coríntios 6:18. Como você reage?

"Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo." - 1 Coríntios 6:18.

É normal sentir atração sexual na juventude e adolescência. Deus te criou assim. Todavia, seus pais e o próprio Deus, nossa "Papaizinho" querido deseja que você tenha relações sexuais depois do casamento. Ele sabe que as intimidades sexuais, aqui chamadas de imoraldade sexual, levam você a praticar fornicação. E as relações sexuais, na hora errada, atrapalham em muito a escolha correta da pessoa que você amará pelo resto de sua vida. A Bíblia diz que Deus abençôou Adão e Eva e depois disse: "Sede fecundos, e tornai-vos muitos." (Gênesis 1:28) A bênção de Deus é o casamento. As relações sexuais, depois do casamento. Você alegra a quem invertendo a seqüência correta estabelecida por Deus (casamento - sexo)? A Deus? Não, né? Então, evite situações que te levem a praticar sexo. Namore com Jesus! Sim, namore com Jesus do lado! Converse com seu parceiro e orem juntos mais ou menos assim a Deus:

"Senhor Deus, em nome de Jesus, convidamos o teu amado filho Jesus Cristo e teu Todo-Poderoso Espírito Santo a abençoar nosso namoro, e que sempre tu nos ajude a não ultrapassar os limites. Que este namoro honre ao SENHOR, para que o sirvamos com uma consciência tranqüila. Em nome de Jesus, amém."
Portanto, aiba que o diabo deseja e fica feliz que você comete imoralidade sexual, porque ele sabe que quando temos uma consciência pesada nos afastamos da Igreja e esfriamos espiritualmente. Pense nisso com carinho.
.
SITUAÇÃO 3 – Sua notas na escola estão diminuindo, mas o uso da internet está aumentando. Seus pais lêem para você Eclesiastes 3:1. Como você reage?

"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião." - Eclesiastes 3:1.
Se Deus diz que tudo tem seu tempo, e Deus é o Criador do tempo, Ele deve saber o melhor modo de você lidar com o seu tempo. Pergunte-se: Como estou usando o meu tempo? De modo sábio? A internet é uma grande prova de que Deus deu ao homem inteligência para criar métodos maravilhosos para ensino e aprendizado. Fico imaginando o apóstolo Paulo usando a internet para se aprofundar no conhecimento de Deus! E Timóteo, aquele jovem que recebeu duas cartas de Paulo (1 e 2 Timóteo) desfrutando da Net para se comunicar com outros jovens cristãos que estão alegrando a Deus com o seu modo de usar o tempo! Que maravilha! Todavia, há jovens e adolescentes cristãos que estão dando mau exemplo por não tirarem boas notas, porque perdem muito tempo na NET com jogos violentos e salas de bate-papo. A nossa luz deve brilhar na escola também. Inclusive, quando suas notas são boas, você pode se oferecer para ajudar seus colegas, e nessa "ajudinha" você poderá aproveitar a oportunidade parafalar de Jesus com eles. Outro ponto importante: Muito tempo na NET em sites nada educativos faz com que você deixe até de ler a Bíblia. Que tal, numa oração a Deus hoje mesmo, você prometer a Ele ser mais equilibrado no uso da Internet e usá-la para enriquecimento espiritual, profissioal e cultural? Pense nisso com carinho: Para tudo há um tempo, mas o tempo que reservamos prá Deus nãopode ser a sobra, mas o melhor dele.
.
SITUAÇÃO 4 – Você gasta muito o seu dinheiro, da mesada ou de um emprego. Você está devendo e pede dinheiro a seus pais. Eles lêem para você Lucas 14:28.

É gostoso ir a um shopping-center, a uma loja de produtos eletrônicos, visualizar vitrines de bolsas, botas de couro, roupas masculinas e femininas, enfim, como eu dizia no interior: E BÃO DEMAIS! Gostamos de novidades. E vivemos numa sociedade consumista. Mas o Deus que é dono da prata e do ouro, ou do dinheiro também, desejaque você use sabiamente os seus ganhos. Ele sepreocupa com você, e com o seu nome. Elediz que "mais vale um bom nome do que muitas riquezas". (Provérbio 22:1) Então, Jesus nos ensinou:

"Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá." - Lucas 14:28, Nova Bíblia na Linguagem de Hoje.
Entendeu? Se você quer comprar algo e não tem dinheiro, não adianta dizer: "EU VOU NA FÉ!", que isso é bobagem. A fé, claro, não é bobagem, mas sim a irresponsabilidade em administrar seus bens. Mas o que me deixa mais triste é ver os jovens e adolescentes cristãos com a fama de não comprarem livros cristãos e Bíblias de Estudo. Muitos preferem gastar seu dinheiro com assuntos materiais, e deixam de abençoar escritores e editoras cristãs, e até missionários. Como está sua biblioteca pessoal? Deus deseja que você use seus recursos para o Reino de Deus.

Conclusão

O Instituto Apologético Cristo Salva se importa com os jovens e adolescentes. Faremos sempre o favor de lembrar a você o que a Bíblia diz sobre assuntos pertinentes a sua fé e conduta cristã. Não desejamos condenar ninguém. Eu, particularmente, fui moço. Vivi crises. Cometi erros. Não sou perfeito. Mas o que eu mais admiro em Jesus foi que Ele morreu por mim, e mesmo eu tendo errado em meu passado, como todos erram, ninguém pode me acusar. (Leia 1 João 2:1, 2) Jesus é o meu advogado. O seu também. Você o ama muito, não é? Que tal orar a Deus em nome de Jesus, agora mesmo, e perguntar a Ele mais ou menos assim:

"SENHOR, em quais desses quatro pontos acima mencionados, eu preciso melhorar para a honra e a glória do teu Santo Nome? Em nome de Jesus, ensina-me a ser mais sábio nessas questões. Ajude-me com o teu Santo Espírito a dar exemplo para meus pais, meus irmãos, meus amigos, minha (meu) namorada (namorado), meus credores. Amém."
Até a próxima matéria. Que você sinta alegria em por em prática tais conselhos. Vale a pena em diminuir o espaço entre o saber e o fazer. Faça com alegria a vontade de Deus. - João 13:17.
.
Fernando Galli, outubro de 2008.

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - COMO TRATAM OS QUE SAEM DE SUA ORGANIZAÇÃO?


"Queremos informar que FULANO não é mais testemunha de Jeová." Este é o anúncio dado à congregação das TJS quando uma pessoa é desassociada ou se dissocia desta organização religiosa. Qual a diferença entre desassociação e dissociação? Desassociação ocorre quando a pessoa peca e não se arrepende. Então, ela é excluída por se negar a viver à altura dos princípios TJs por cometer pecados do tipo adultério, fornicação, apostasia, ir contra as interpretações do Corpo Governante. Quanto à dissociação, ocorre quando uma testemunha de Jeová, por sua livre e espontânea vontade, deseja não participar mais daquele grupo. Então, ela entrega uma carta informando sua saída. 

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - COMO LIDAR COM SEU EXCLUSIVISMO?

5 comentários:
.
Todos nós sabemos do costume dos adeptos da Congregação Cristã no Brasil (CCB) de se saudarem com a paz de Deus apenas entre eles. Tanto que, não raro, numa conversa com um desses membros, você notou que quando chega um outro da CCB, ele diz a você "como vai" e ao irmão de igreja dele "paz de Deus". Por que isso acontece? Entre as muitas respostas que obtive da parte de tais CCBistas, posso destacar algumas:
.
"É que como acreditamos ser a igreja que mais faz a vontade de Deus e que tem a única doutrina correta, então costumamos nos saudar apenas entre nós mesmos."

"Desde que nosso irmão Francescon foi usado por Deus para criar a CCB, a graça de Deus tem sido manifesta nesta irmandade. Então, nós saudamos apenas quem pertence a ela."

"Nossa doutrina baseia-se tudo certinho no que a Bíblia diz. Então, vamos supor, quem está fora dessa doutrina, não pode merecer a paz de Deus."

"As outras igrejas estão repletas de erros. A Congregação Cristã é a única que adere à doutrina de Cristo fielmente."

Como lidar com os adeptos da CCB que pensam assim? Tenho sugerido que os irmãos bondosamente argumentem da seguinte forma com eles:

Abordagem 1

Na sua opinião, Jesus nos ensinou a identificar uma única placa religiosa, ou aqueles que são discípulos de Jesus e filhos de Deus? (Espere uma resposta.) Então, gostaria de ler com você alguns versículos. Por exemplo, lemos em João 13:34, 35 o seguinte:



"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." - João 13:34, 35.
No seu modo de entender, precisamos amar uns aos outros. O que você acha? (Espere uma resposta afirmativa.) Esse texto mostra que quem ama é reconhecido como discípulo de Jesus. E em Cristo Jesus, eu amo sua vida, meu querido (minha querida). Eu aceitei Jesus como o meu Salvador, e pela Graça e Misericórdia de Deus, posso considerar como meu irmão pessoas que receberam Jesus nas suas vidas. Assim, o que Jesus fez por mim e por você é muito mais importante do que placas de religião. O que acha de nos considerarmos como irmãos em Cristo, mesmo sendo dedenominações diferentes?

Abordagem 2
.
Tenho percebido que vocês não nos cumprimentam com a paz de Deus. Por quê? (Espere uma resposta.) Agradeço sua resposta. Mas gostaria de ler com você na Bíblia as seguintes palavras de Jesus:


"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." - Mateus 7:21.
Conforme você percebeu, os salvos são aqueles que fazem a vontade de Deus, ou aqueles que pertencem a uma determinada denominação? (Espere uma resposta.) Em todas as igrejas cristãs, existem pessoas que fazem a vontade de Deus. Mas nunca conseguimos fazer cem por cento dela, porque somos imperfeitos. Portanto, nem você, nem eu, fazemos plenamente a vontade dEle. Mas eu e você amamos o que Jesus Cristo fez por nós, ou seja, morreu para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna. (João 3:16) Assim, creio que nós dois poderíamos nos saudar, pois amamose temos fé no mesmo Jesus. Oque acha?
.
Abordagem 3
.
Aqui no Brasil, os membros da CCB se consideram uma irmandade que possui a única doutrina correta. Em outros países, isso não ocorre. Por exemplo, existem igrejas da CCB que aceitam os evangélicos como irmãos em Cristo. Você sabia disso? (Espere uma resposta.) Bom, respeito sua opinião, mas pense no que Jesus disse.Observe:


"Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus." - Mateus 10:32.
Quando Jesus disse isso, não havia a CCB. A CCB foi fundada em 1910, por Louis Francescon. Assim, desde aproximadamente o ano 30 d.C., para alguém ser salvo (ou paraque Jesus confessasse o nosso nome perante o Pai), nunca foi necessário ser parte da CCB, mas confessar a Jesus diante dos homens. Assim, não faz sentido crer que, a partir de 1910, Deus mudou de idéia, e passou a salvar apenas pessoas que estão na CCB, sendo que em todas as igrejas cristãs continuam havendo pessoas confessando Jesus diante de todos. É por isso que hoje há muitas pessoas na CCB esperando mudanças e nos chamando de irmãos em Cristo Jesus. Gostaria de me considerar seu irmão em Cristo?
.
Vencendo o proselitismo da CCB
.
Não raro, os membros da CCB nos abordam com declarações do tipo: "Vamos conhecer a Palavra?" ou "Vamos conhecer a verdade?" Os cristãos precisam saber responder a essas investidas, ajudando essas pessoas a concluir que a Verdade e a Palavra de Deus não são exclusividade dessa organização. Observe como você pode responder:
.
Abordagem 4
.
"Eu agradeço a você o convite de conhecer a Palavra. Todavia, a Palavra de Deus é a Bíblia. E muito antes de sua denominação surgir, desde antes de Cristo, essa Palavra era lida e ensinada. Nos dias de Jesus, veja o que ele disse:
"A tua Palavra é a verdade." - Ler João 17:17.
Em nossas igrejas, lemos essa Palavra. Acreditamos no poder dela em nossas vidas. Veja como a Bíblia me ajudou a ser uma pessoa melhor. (Dê o seu testemunho de como a Bíblia lhe ajudou a ser uma pessoa melhor.) Acha mesmo que só na CCB a Palavra de Deus é ensinada, se nas igrejas cristãs a Bíblia tem se mostrado viva e poderosa na vida de tantas pessoas?
.
Abordagem 5
.
"O que seria a verdade para você? (Espere uma resposta.) Entendo seu ponto de vista. A verdade, de acordo com a Bíblia, é Jesus, não uma denominação fundada em 1910. Veja esse texto, que são palavras do nosso Jesus:


"Eu sou o caminho, a verdade e a vida." - João 14:6.
Assim, você realmente crê que além de Jesus, existe outra verdade, ou seja, a sua igreja? (Espere uma resposta.) Bem, a verdade prá mim é só Jesus. E desde que aceitei a Cristo, Ele mudou o meu viver. Minha denominação não é perfeita, a sua também não é. Perfeito é só Jesus. A Bíblia diz que só Deus é verdadeiro. (Romanos 3:4) Portanto, precisamos servir juntos ao verdadeiro Jesus, em vez de desprezarmos as pessoas que amam e servem a Ele, só porque pertencem a outra denominação cristã.

Conclusão
.
Todos os movimentos sectários retiram Jesus do centro. Eles desejam se promover como a única verdade. Ao evangelizarmos adeptos da CCB, é importante enaltecermos o nome de Jesus. Não devemos ser ofensivos. A Bíblia diz que nossa linguagem deve ser "sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um". (Colossenses 4:6) Os CCBistas questionarão muito as nossas denominações. Proponho ouvi-los, e num espírito de amor, raciocinar com eles.
.
Fernando Galli, outubro de 2008.
.
Foto acima: Congregação Cristã No Brasil, de Américo Brasiliense, Centro, SP.

VIDEOS

Nenhum comentário:
.

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

IACS - NOSSA MISSÃO

Nenhum comentário:
.
O IACS tem como missão:
.
1. Produzir material para refutação às heresias das seitas pseudo-cristãs ou falsas religiões;
.
2. Treinar cristãos na evangelização de adeptos de seitas, de modo que possam ganhar almas para Jesus de forma amorosa e respeitosa;
.
3. Organizar eventos nas Igrejas Cristãs (palestras e seminários) para conscientização da importância do evangelismo nesses tempos críticos que antecedem à volta de Jesus;
.
4. Evangelizar e direcionar sectários convertidos a Jesus para Igrejas Cristãs;
.
5. Treinar líderes em evangelismo a adeptos de seitas;
.
6. Formar e treinar palestrantes e conferencistas para proferirem palestras edificantes e instrutivas nas Igrejas Cristãs;
.
7. Prestar ajuda espiritual para os adeptos de seitas, mesmo não-convertidos ainda, que sofrem maus tratos familiares por terem abandonado algum grupo sectário ou se negado a ter feito parte dele;
.
8. Prestar ajuda espiritual a irmãos em Cristo com dúvidas sobre a Sã Doutrina e que estejam sendo enlaçados por sectários com suas heresias.
.

9. Educar o povo de Deus na Doutrina Cristã e resgatar o amor à leitura e ao estudo da Palavra de Deus.
.
10. Criar nos jovens desejo ardente pela Palavra de Deus e encorajá-los a vencer as heresias deste mundo sem Deus.
......

Caso deseje conhecer como são nossas apostilas, veja um exemplo de estudo da seita IGREJA APOSTÓLICA SANTA VÓ ROSA. Trata-se de uma resumo de um seminário de 10 horas sobre essa seita, contendo os pontos altos. Deus abençoe você e a igreja cristã a qual você pertence. Estamos desejosos de abençoar sua igreja com palestras e seminários.

http://iacs33.blogspot.com/2008/07/dessa-forma-que-uma-das-pginas-do-site.html

Fernando Galli, 21 de julho de 2008.

IGREJA VOZ DA VERDADE E SEU JESUS UNICISTA - PARTE 1


A Igreja Evangélica Voz da Verdade defende uma crença diferente das Igrejas Cristãs com respeito a doutrina da Trindade. Ela não crê na Triunidade de Deus. Para ela, primeiro, Deus se manifesta como Pai, depois o Pai vem como Filho, e depois da ressurreição de Jesus Cristo como Espírito Santo. Por volta do ano 260 d.C., essa crença chamada de Sabelianismo (nome derivado de Sabélio, seu defensor-mor) ou Modalismo (por ensinar que Deus teve três modos de se manifestar - Pai, Filho e Espírito Santo, em épocas diferentes) foi rejeitada pela Igreja Cristã e considerada como heresia. Esta heresia, entretanto, ressurgiu nos Estados Unidos em 1913, e aqui no Brasil em 1945, com a Igreja Pentecostal Unida do Brasil, que deu origem ao Ministério Voz da Verdade, em 1980.

Entendendo a diferença entre o UNICISMO e a TRINDADE

Segundo os unicistas, Jesus é Deus. Todavia, Deus não subsiste nem coexiste em três pessoas distintas, mas Jesus era o Pai no Antigo Testamente, depois é o Filho que vem morrer por nós (daí o nome patripassionismo, ou seja, patri=pai, passio=sofrimento, então sofrimento do Pai) e finalmente Jesus retorna como Espírito Santo, ou seja, Jesus teria três modos de se manifestar.

Mas conforme os cristãos que guardam a sã doutrina, Deus subsiste ao mesmo tempo em três pernonalidades, ou pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. A essa crença já ensinada nas Escrituras, a Igreja Católica Romana deu o nome de TRINDADE. Embora esta palavra não se encontra na Bíblia, é ensino Bíblico que:

1. O Pai é Deus
"Recomendou-lhe Jesus: [...]: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu e Deus e vosso Deus." – João 20:17.
2. O Filho é Deus
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." – João 1:1.
3. O Espírito Santo é Deus
"Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentastes no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus." – Atos 5:3, 4.
4. O Pai se relaciona com o Filho

- Antes de Jesus vir à terra:
"Disse o SENHOR (YHWH) ao meu senhor (JESUS): Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés." - Salmo 110:1.
- Durante a vinda de Jesus à terra:
"E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." - Mateus 3:17.
- Após a ressurreição de Jesus Cristo:
"Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus." -Hebreus 10:12.
5. O Filho se relaciona com o Espírito Santo:

- Antes de Jesus nascer:
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo." - Mateus 1:18.
- Durante a vida de Jesus na terra:
"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." - Mateus 4:1.
- Depois da ressurreição de Jesus:
"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim." - João 15:26.
6. O Espírito Santo se relaciona com Jesus:
"Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." - João 16:13, 14.
7. Pai, Filho e Espírito Santo se relacionam:

- Antes de Jesus vir à terra, na Criação:
"Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança." - Gênesis 1:26.
- Durante a vida de Jesus na terra:
"Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." - Mateus 3:16, 17.
- Depois da ressurreição:
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós." - 2 Coríntios 13:14.
Assim, há uma relação interpessoal entre Pai, Filho e Espírito Santo. Há mais de 180 versículos nas Escrituras que mostram esse relacionamento entre as Pessoas do Único Deus. Essa crença tem base bíblica. Um só Deus, que subsiste em Três Pessoas distintas.

Argumentos Unicistas contra o Deus Triúno

A Igreja Voz da Verdade anuncia o Jesus dela em suas pregações e lindas canções. Tiveram já a ousadia de distribuir um CD a pastores cristãos contra o ensino bíblico chamado posteriormente de Trindade. Embora não pretendemos perseguir ou mover pessoas a odiarem esse grupo, o que seria um absurdo, temos o direito de responder a suas argumentações, e educadamente refutá-las uma a uma, da mesma forma que os adeptos desse movimento tentam fazer isso ao se convidarem para cantar em nossas igrejas ou, quando pastores mal-esclarecidos e com pouca instrução nas Sagradas Escrituras, convidam-nos para exibirem seus talentos musicais.

No link do site oficial da Igreja Voz da Verdade, http://vozdaverdade.com.br/estudos/, observamos no Estudo "DEUS É UM", a seguinte argumentação, contra a Doutrina bíblica da Trindade, que será com todos os devidos créditos colocada aqui, em negrito e em cor vermelha. As refutações estarão em preto. Queremos enfatizar que o objetivo dessa matéria é mostrar em que eles creem e como raciocinar com eles, à base das Escrituras, e não persegui-los.
"DEUS É UM - A Bíblia é clara ao falar do Deus todo poderoso: DEUS ÚNICO."
Refutação apologética - Nunca dissemos que Deus fossem três deuses, como os mórmons, por exemplo, crêem. Para nós, o ÚNICO DEUS, por ser Todo-Poderoso, subsiste em Três Pessoas distintas. Isso o torna mais único ainda e distinto de todos os outros deuses.
"Único quer dizer que é um só, de cuja espécie não existe outro, exclusivo, a que nada é comparável, superior a todos os demais."
Refutação apologética - Quando a Bíblia afirma que há um só Yahweh, a palavra hebraica "um só" é unidade composta, "echad", e significa "um" formado por mais. Ocorre, por exemplo, em Gênesis 2:24, onde se diz que homem e mulher são uma só (echad") carne, ou seja, um só casal, formado por duas pessoas. O mesmo ocorre em Deuteronômio 6:4, quando lemos que Yahweh é um só ("echad") Yahweh. Então, entendemos porque o Pai é Yahweh, o Filho é Yahweh e o Espírito Santo é Yahweh: Estas Três Pessoas possuem a mesma essência e natureza divina. Por isso mesmo, não há outro Deus cuja espécie seja comparável ou superior ao Deus Triúno.
"Hoje entendo com mais clareza quando a palavra de Deus fala sobre este Deus verdadeiro que é ÚNICO pois não existe outro igual. Este Deus é onipresente,onipotente e onisciente."

Refutação apologética - Concordamos plenamente com a declaração acima, pois de fato nosso Único Deus Verdadeiro é incomparável, e por ser Onipresente, Onipotente e Onisciente, é Todo-Poderoso, sendo assim, não pode ser explicado. Os grupos sectários, como Testemunhas de Jeová, os Mórmons, os Espíritas, os Cristadelfos, etc - todos eles têm uma explicação mais fácil para essa questão. As Tjs dizem que só o Pai é Deus, e que ele criou um deus menor, e que o Espírito Santo é a força ativa de Jeová. Os Espíritas dizem que só o Pai é Deus e é o Criador do Espírito de Jesus, o qual é um médium de Deus, e que o Espírito Santo significa todos os espíritos santos que reencarnaram até atingirem o grau de espíritos puros. Os mórmons resolvem a questão dizendo que o Pai é um Deus, o Filho é um Deus, o Espírito Santo é um Deus, então são três deuses. Os cristadelfos ensinam que o Pai criou Jesus quando ele nasceu aqui na terra, e que o Espírito Santo é o poder de Deus. E a Igreja Voz da Verdade resolve o problema dizendo que primeiro Jesus era o Pai, depois o Filho e agora Ele é o Espírito Santo. Tudo para explicarem Deus mais fácil. Nós, cristãos, preferimos a frase: O fato de não explicarmos como Deus pode ser Três Pessoas não significa que isso não seja verdade, mas sim que esse único Deus está muito acima de nossas explicações, pois seus caminhos são muitomais elevadosdo que os nossos. - Isaías 55:8, 9.
"Os céus e a Terra foram obra de UM SÓ DEUS . Is 44:24...Assim diz o SENHOR: Eu sou o Senhor que faço todas as cousas, que "SOZINHO" estendi os céus e SOZINHO espraiei a terra." O Senhor fala claramente que Ele sozinho fez os céus e a Terra. Há necessidade de se entender que é sempre Um Mesmo Deus agindo ... "

Refutação apologética - Os cristãos, em toda história do cristianismo, jamais afirmaram que Deus não tivesse feito tudo sozinho. Aliás, quem prega que Deus criou tudo em parceria é o Satanismo, quando afirma que Adonai (O Senhor) e Lúcifer (Satanás) criaram juntos, e que depois Adonai teria roubado a glória de Lúcifer e se feito o dono de tudo. Todavia, não cremos nisso. Cremos que o Deus Único ("echad") criou sozinho, mas disse: "Falamos o homem". (Gênesis 1:26) A quem Deus disse "façamos"? Aos anjos? Jamais, senão seríamos feitos à imagem de Deus e de anjos. Então, se a Bíblia diz que Pai, Filho e Espírito Santo se inter-relacionam, conversam entre si, ela nos quer ensinar algo: Que o Deus Único, que subsiste em Três Pessoas distintas, criou tudo. Esse Deus Triúno realmente fez tudo sozinho.

"Em Is 45:18: 'Portanto assim diz o Senhor que criou os céus , o ÚNICO DEUS , que formou a Terra, que a fez e a estabeleceu ; que não a fez para ser um caos mas para ser habitada: EU SOU O SENHOR E NÃO HÁ OUTRO." O Deus do Velho Testamento é o mesmo do Novo Testamento. Deus se fez homem e habitou entre nós." 

Refutação Apologética - Com certeza, o nosso Deus Triúno é o Único SENHOR, no hebraico, YAHWEH, e conforme já explicamos, em Deuteronômio 6:4 Yahweh é o Único ("Echad") Deus, a tal unidade composta implícita aqui. Perguntamos, então, aos unicistas: Por que Yahweh fez questão de se descrever como "echad" (unidade composta) e não como "Yachid", unidade singular, como é descrito Isaque, o único ("yachid") filho de Abraão? (Ler Gênesis 22:2, 12, 16) Quanto à alegação de haver um só Senhor, nistotambém cremos, mas a palavra Senhor é usada para as Três Pessoas, e nos casos em que Elas conversam uma com a outra. Por isso, lemos em Atos 2:34, numa citação do Salmo 110:1:


"Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita."
Portanto, cremos que Deus (Yahweh), nome polissêmico, seja o Único SENHOR, mas por Deus ser tripessoal, ou Triúno, lemos na Bíblia que:

8. O Pai é Senhor

"Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado." – Lucas 10:21.
9. O Filho é Senhor
"Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." – Atos 16:31.
10. O Senhor é o Espírito
"O Espírito Santo é o Senhor, e onde há o Espírito do Senhor, ali há liberdade." - 2 Coríntios 3:17.
11. Há um só Senhor
"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo." - Efésios 4:5.
Então, por que a Bíblia chama as Três Pessoas de Senhor? Para indicar que Jesus era Pai, depois o Filho e depois o Espírito Santo? Impossível, porque como já vimos, essas pessoas interagem entre si e, principalmente, o ÚNICO SENHOR DEUS subsiste em Três Pessoas chamadas de Senhor que também interagem uma com a outra.
"Em apocalipse 1:8 e Ap 22:13 está escrito Jesus é o alfa e o ômega ou seja o princípio e o fim. Se Ele é o princípio e o fim significa que não existe outro. Comparando com o Velho Testamento em Is 44:6 Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu redentor, o Senhor dos Exércitos : EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO E ALÉM DE MIM "NÃO HÁ DEUS". O mesmo Deus que disse esta frase no Velho Testamento é o MESMO Deus do Novo Testamento, não é e nem pode ser outra pessoa distinta. JESUS falou: Eu sou o alfa e o ômega, o principio e o fim. Não pode haver 2 pessoas distintas falando a mesma coisa. Deus não muda. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente."

Refutação apologética - Todos esses títulos que Deus recebe - "O Primeiro e o Último", "o Alfa e o Ômega" - e a expressão "além de mim não há Deus" - tudo isso apenas prova que há uma só, uma ÚNICA natureza Divina subistindo nas Três Pessoas Divinas que se relacionam entre si. Por isso, cada uma delas pode dizer: "Eu sou o Alfa e o Ômega", "Eu sou o Primeiro e o Último". Todas as Três Pessoas de Deus não dividem esses títulos, mas compartilham perfeitamente cada um deles. Esse maravilhoso Deus Triúno jamais mudou, pois de eternidade à eternidade foi, é e será o nosso Único Deus.

"Ouvimos muitos irmãos pregarem assim: existem 3 pessoas separadas mesmo, cada um com uma existência própria.Neste caso teríamos o Filho (como homem) e 2 Espíritos pois o Pai que é Espírito seria outra pessoa distinta do Espírito Santo. Aí separam os 3 no Velho Testamento, crendo que os 3 falaram entre si na criação do mundo.Falam também que é uma unidade composta.Veja unidade significa um, composta são vários.É uma contradição!"

Resposta apologética - Não existem "três pessoas separadas mesmo", mas TRÊS PESSOAS DISTINTAS, MAS NUMA ÚNICA ESSÊNCIA, NATUREZA, SUBSTÂNCIA DIVINA. A palavra "separadas" dá idéia de divisão, e não é assim que a Bíblia prega o Verdadeiro Deus. Matematicamente, como recurso ilustrativo, pois não há como explicar Deus, diríamos que quanto às Pessoas Divinas, há:

1 + 1 + 1 =3

Quanto à natureza das Três Pessoas Divinas, há:

1 x 1 x 1 = 1

Portanto, Deus é Triúno. Amamos ensinar isso e lamentamos que cristãos preguiçosos não estudem esses assuntos, mas prefiram gastar grande parte do seu precioso tempo assistindo a novelas, ouvindo CDs, usando a Internet, mas não abandonam o leitinho do conhecimento básico da Palavra de Deus, daí, usam palavras impróprias para defenir Trindade aos grupos unicistas.

"Ezequiel 34:11 e 16 "Eu ,O SENHOR TEU DEUS, digo que Eu mesmo procurarei e buscarei as minhas ovelhas. Procurarei as perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas feridas e tratarei as doentes". Lucas 19:10 Jesus disse: "...O FILHO DO HOMEM VEIO BUSCAR E SALVAR O QUE SE HAVIA PERDIDO". DEUS RESGATOU O MUNDO COM SEU PRÓPRIO SANGUE..." - Suely Moysés Cufone.

Refutação apologética - Da mesma forma como Deus disse: "Façamos o homem", e cada Pessoa de Deus participou na Criação, assim também cada Pessoa Divida da Trindade participou da Salvação daqueles que crêem em Jesus Cristo. - Fernando Galli.