IGREJA LOCAL DE WITNESS LEE - DEUS SE TORNOU HOMEM PARA O HOMEM SE TORNAR DEUS?

.
Este senhor é Winess Lee. Quem foi ele? O movimento "igreja local" apregoa suas origens com os ensinos de Watchaman Nee, líder cristão chinês muito influente. Convertido a Cristo aos 18 anos de idade, no ano de 1920, Watchman Nee teve um ministério que durou três por décadas. Preso pelo regime comunista, ficou cerca de 20 anos preso, e faleceu em 1973. Os cristãos têm profundo respeito por seus escritos. Todavia, Witness Lee, durante a tomada do poder pelos comunistas, refugiou-se em Taiwan, e mais tarde foimorar nos Estados Unidos.O grande problema é que Ele sempre se apresentou como o continuador do ministério de Watchaman Nee, todavia introduziu em seus ensinos heresias absurdas. Uma delas, cria que todas as igrejas necessitavam de restauração, e evidentemente a dele era a Igreja da Restauração do Senhor. Escreveu muitas obras, e queremos nos concntrar aqui no seu livreto O Dispensar, a Transoformação e a Edificação da Trindade Divina Processada nos Crentes. Nessa obra, Lee comete erros lamentáveis, totalmente sem respaldo bíblico. Como somos livres em nos expressar contra um determinado ensino, fazemos isso com profundo respeito aos adeptos do movimento por ele desenvolvido chamado IGREJA LOCAL DE WITNESS LEE..

ERRO sobre sobre nós sermos "DEUS".

Observe como a Igreja Local de Witness Lee, nas palavras do próprio W. L., ensina a maravilhosa semelhança que há entre o homem e Deus:.
.

Heresia 1 - "Hoje não somos apenas homem, somos também Deus. Somos homem, porém Deus. De semelhante modo, hoje Deus não é somente Deus; é também homem. Ele é Deus, contudo homem. Como resultado, Deus e o homem, o homem e Deus, são completamente semelhantes e tornam-se um casal que combina entre si. Que maravilhoso!" - O Dispensar, a Transoformação e a Edificação da Trindade Divina Processada nos Crentes, página 10, primeira Edição, abril de 2008, Editora Árvoreda Vida..
Refutação apologética - Onde a Bíblia ensina que somos também Deus? Em lugar nenhum! Deus realmente se fez homem, na pessoa de Cristo Jesus. Jesus, de fato, ensina que o Pai e o Filho fazem morada em nós (João 14:23), mas isso não significa que somos Deus. Jesus assumiu a natureza humana e nos convidou a sermos um com Ele (João 17:21-23), mas isso também não significa que somos Deus. Nós não temos a natureza divina para sermos assim chamados.

Outro absurdo é dizer que "Deus e homem são completamente semelhantes". Em Hebreus 2:17 lemos que Jesus se fez semelhante aos homens, ou seja, assumiu a natureza humana, mas Ele era perfeito, sem pecado, por isso podia agir como Sumo Sacerdote. Mas nós não temos a natureza Divina em nós, somos pecadores, falhos, infinitamente inferiores ao homem Jesus. O que Witness Lee faz aqui é rebaixar a Deus e enaltecer o homem. O fato de sermos gerados filhos de Deus, por adoção, conforme João 1:12, 13 não significa que somos Deus. Por isso mesmo Jesus é o único Filho de Deus, pois Ele é Deus. Quando Jesus se fez homem, morreu por nós, salvou-nos em sua graça, mas nunca a Bíblia nos autoriza a nos consideramos Deus pelo fato de, como salvos, Cristo habitar em nós. Observe como são estranhas as Palavras de Witness Lee ainda sobre esse assunto:.
Heresia 2 - "Qual é o significado de ser Cristão? Ser cristão simplesmente quer dizer que nosso velho homem é regenerado por Deus a fim de se tornar um homem Deus na nova criação. A partir desse dia, Deus continua a crescer em nós. Em tudo o que fazemos precisamos lembrar que, enquanto antes vivíamos por nós mesmos, agora já não vivemos sós, mas Deus vive conosco. [...] Devemos deixar que Ele cresça em nós dia a dia. Quando Ele cresce, somos renovados; quando Ele cresce, somos transformados; quando Ele cresce, o resultado é que somos completamente transformados para nos tornar Ele. Ele e nós nos tornamos uma só entidade." - O Dispensar, a Transoformação e a Edificação da Trindade Divina Processada nos Crentes, página 10, primeira Edição, abril de 2008, Editora Árvoreda Vida..
Refutação apologética - Aqui observamos certas verdades recheadas de heresias. Somos de fato regenerados por Deus, mas não para sermos "homem Deus". A Bíblia não ensina isso. Até poderíamos tolerar a expressão "Deus crescer em nós", como significando uma intimidade maior com Ele, mas o resultado disso não seria para sermos Deus, e muito menos sermos uma só entidade com Ele. Isso seria divinizar o homem.

O interessante é que Witness Lee, neste mesmo livro, na página 23, admite que muitos cristãos achariam isso uma heresia. Mas para tentar justificar sua crença, em vez de usar a Bíblia, apela afirmando que "na história da Igreja, durante a época dos pais da igreja, a verdade com relação a Deus tornar-se homem para o homem tornar-se Deus era geralmente aceita pelos santos, mas depois a igreja se desviou da visão com respeito a essa verdade." Infelizmente, Witness Lee não foi capaz de mostrar provas de que os pais da Igreja ensinavam que Deus se fez homem para que o homem se tornasse Deus. E com certeza, mesmo que alguém ensinasse essa heresia naqueles idos, isso não nos serviria como prova para aceitarmos esse ensino, já que nos baseamos na Bíblia.
.
Conclusão
.
Todas as vezes que conversei com adeptos da Igreja Local de Witness Lee, jamais fui mal tratado. Reconheço a educação desse povo e seu desejo de nos evangelizarem. De fato, encaro-os como pessoas sinceramente enganadas por Witness Lee desejando nos ajudar a pertencer à comunidade deles. Falam muitas verdades bíblicas ao nos abordar, todavia, não podemos concordar com muitos ensinos deles. Então, o que faremos? Fugiremos deles? De modo algum! Vamos ouvi-los, sem criar um compromisso de que eles venhamaos nossos lares nos ensinar e realizar cultos ali. Mas vamos raciocinar com eles sobre as heresias que ensinam. Para isso, precisamos conhecer melhor suas crenças e saber como refutá-las.- Fernando Galli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres