EVANGELISMO - FALANDO DE JESUS AOS DESEMPREGADOS

.
Nossa aula de evangelismo mostra como evangelizarmos pessoas que estão desempregadas. São sugestões apenas, para que você possa saber o que dizer às pessoas nessas situações, sem ficar com aqueles jargões ou clichês: "Jesus te ama", "vamos para a Igreja", "Deus sabe o que faz". Claro que podemos usar essas frases, mas o nosso evangelismo precisa ser mais significativo para as pessoas. Deve ter sentido na vida delas. Precisa vir acompanhado de expressões sinceras de alguém que se importa em ajudá-las. No caso dos desempregados, os sentimentos que os assolam são horríveis. Por não conhecerem a Jesus Cristo, a falta de fé num Deus provedor os deixam assim. Embora seja normal até cristãos sentirem-se tristes quando não conseguem emprego, os não-cristãos valorizam mais suas expectativas não alcançadas. Então, o desequilíbrio emocional impera no lugar do viver dependendo de Deus. Precisamos orar por estratégias para abordar essas pessoas com amor, compreensão e discernimento.
.
Se alguém dissesse
.
"Faz um bom tempo que estou desempregado(a)
Enfrento toda semana filas para entregar currículo, mas nada.
Que difícil cuidar da família nessas condições!

Uma possível resposta seria

Viver sem trabalho é realmente um motivo de tristeza. Mas você já trabalhou aonde e fazendo o que? (Espere uma resposta.) Interessante! Você é uma pessoa trabalhadora. Eu também gosto de trabalhar. Sou cristão e Deus abençoa o trabalho. Há um versículo na Bíblia que diz: "Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem." (Salmo 128:2) Mas seus olhos mostram um semblante triste por estar desempregado. Então, eu quero te perguntar: Você tem fé em Deus? Crê que Ele pode reverter essa situação? (Espere uma resposta.) Certo. Eu creio neste Deus provedor. Com certeza, você e sua família não estão morrendo de fome e alguém os está ajudando, não é?

Então, Deus quer lhe ensinar algo com essa situação. Quem sabe Ele não permitiu isso para você e sua família se aproximarem dEle de uma forma mais especial? Veja o que disse o Salmista: " Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos." (Salmo 119:71) Assim, você precisa se achegar mais a Deus. Jesus foi enviado para morrer por você. E ele nos ensinou que Deus não nos abandona. (Leia Mateus 6:25-33) O que você entendeu desse texto? Viu como mesmo desempregado você tem o necessário? Assim, você precisa aceitar Jesus em sua vida como o seu Salvador. Você já tinha ouvido falar de Jesus, agora precisa ser mais íntimo dele. Sabe como fazer isso?
.
Dica: Essa cena pode ser um início de outras conversas. Mas é importante você ter em sua mente versículos que falam sobre o cuidado que Deus tem com seus servos. Estude esse assunto, pois as pessoas se impressionam com o modo que a Bíblia fala com elas. E elas precisam ver em você uma pessoa confiante nas provisões de Deus.
_____________________________________________________________
.
Se alguém dissesse
.
"Minha esposa me chamou de vagabundo e incompetente.
O clima lá em casa tá ruim, pois perdi o emprego e não consigo outro.
O seguro desemprego acabou, e nem sei o que fazer."
.
Uma possível resposta seria
.
O desemprego causa um desequilíbrio emocional na família. Não se deixe abater tanto por isso. Quando encontro pessoas desempregadas, gosto de mencionar um versículo bíblico. "Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo." (Provérbios 20:30) Em outras palavras, há certos sofrimentos que nos tornam pessoas melhores. Por exemplo, é hora de você reavaliar sua vida e determinar outras possíveis áreas de trabalho, outros cursos. Quanto à sua família, é bom haver diálogo entre você e sua esposa. Diga a ela que você precisa de incentivo para conseguir outro emprego. Pensem juntos. Segundo a Bíblia, vocês são uma só carne. (Mateus 19:4, 5) Quando você chegar em casa, abrace-a e diga a ela: Vamos vencer juntos. Deus nos ajudará.
.
Mas eu gostaria de ajudar você a enfrentar essa situação toda. Você sabe preparar currículos? (Espere uma resposta.) Há empresas que nem olham para certos currículos. Quando podemos sentar juntos e elaborar um bem legal? (Espere uma resposta) Certo, mas antes disso, desejaria te dizer algo importante: Jesus nos dá alívio de todas nossas dores. (Leia Mateus 11:28-30) Eu aprendi com Jesus: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." (Mateus 7:7) Quando temos uma intimidade com Jesus, sabemos que não seremos abandonados. Ele abre portas. Você desejaria saber mais sobre até que ponto Jesus se importou comigo e com você? Tenho plena certeza de que aprender com ele lhe fará bem.
.
Dica: Se a pessoa permitir a elaboração de um currículo para ajudá-la, você deve pesquisar como fazê-lo. É um modo de se importar com a pessoa. Seria bom dar conselhos ao casal, caso tenha essa oportunidade, sobre vencerem juntos essa situação. O texto de Eclesiastes 4:9-12 é maravilhoso: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade." Quando o casal está unido ele se fortalece. E quando Deus é uma das dobras, suportar dificuldades fica mais fácil.
_____________________________________________________________
.
"Na idade em que estou, não podia ser demitido.
Agora vai ser difícil conseguir outro emprego."
.
Uma possível resposta seria
.
Sinto muito por isso. Posso te dar umas sugestões sobre como enfrentar o desemprego? (Espere uma resposta.) O primeiro passo é eliminar as despesas desnecessárias. Segundo, gaste menos com alimentos supérfluos. Terceiro, diminua gastos com telefone, energia, água. Quarto, se tiver cartão de crédito ou cheque especial, entre em acordo com o banco para parcelamento, a fim de evitar os juros. Mas a Bíblia é de grande ajuda para os desempregados, sabia? (Espere uma resposta.) Sim, Deus é o Deus do impossível. (Leia Mateus 19:26) Assim, creia que mesmo na sua idade é possível Deus abrir-lhe portas de emprego. Gostaria de que me contasse um resumo de tudo o que já fez na vida. (Ouça atentamente.)
.
Então, percebi sua experiência em determinadas áreas. Sua meta agora é: faça de seu trabalho o encontrar um emprego. Tenho certeza de que Deus não o abandonará enquanto não encontrar seu novo emprego. Deus proveu o necessário para muitos servos dele, quando passaram por dificuldades. (Cite exemplos bíblicos.) Nessas horas, lance suas ansiedades a Deus. (Leia 1 Pedro 5:7) Ter fé em Jesus pode te sustentar. Peça um trabalho a Deus em nome de Jesus. E falando em Jesus, gostaria de convidá-lo a estudar a Bíblia em nossa igreja, ou em sua própria casa. Nessas horas, é muito proveitoso nos apegarmos com Deus. Creia nessas sábias palavras: "Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão." - Salmo 37:25.
.
Dica: Nos jornais é comum encontrarmos ofertas de empregos a idosos, tais como cuidar de chácaras, jardins, ou clubes, ser porteiro, vigia noturno, dentre outros. O essencial é oferecer ajuda para os desempregados. Deixe Deus te usar para fazer o idoso desempregado sentir pessoas se importando.
.
Conclusão
.
O amor às pessoas nos faz nos importar com elas. Esperamos que você seja bem sucedido em levar o amor de Deus através de Jesus Cristo. Esteja disposto a ser um canal desse amor na vida das pessoas desempregadas. Faça a sua parte, motive-os a fazer a parte deles. Deus não deixará de fazer a dEle.
.
Fernando Galli

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7