NOVA ERA E SEUS ENSINOS SATÂNICOS


O que você acha de um movimento que: (1) Não é uma organização, mas muitas organizações promovem seus ensinos, (2) Não tem uma liderança central mas seus filósofos e mestres conseguem atingir grande parte da população mundial, (3) Não tem um livro oficial de dogmas e crenças, mas seus adeptos se beneficiam de inúmeros livros e revistas sobre o assunto, (4) Não há um deus pessoal para adorar, mas um deus panteísta, ou seja, a crença de que tudo é parte de Deus; Deus é tudo e tudo é Deus, ou de um deus sendo uma energia cósmica? Estamos falando do Movimento denominado NOVA ERA.

Para os nova-eristas, a humanidade é divina e o homem deve se transformar através de um despertar espiritual. Há mistura ideologias religiosas, culturais, sociais, políticas e científicas, mescla do fascínio com o misticismo oriental, do paranormal com o ocultismo e alguns tipos de psicologia moderna. Também, observamos a crença na astrologia, reencarnação, evolução, vida após a morte, e vida extraterrestre. Os interesses ambientalistas e de saúde são ingredientes importantes. Muitos estão sob a influência da ideologia Nova-Erista sem se dar conta disso.

CRENÇAS DA NOVA ERA À LUZ DA BÍBLIA

1. O MOVIMENTO NOVA ERA DETURPA INÚMEROS TEXTOS DA BÍBLIA PARA APREGOAR SUAS IDEOLOGIAS ANTICRISTÃS.
HERESIA 1 - Mateus 6:33: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." O "seu reino e a sua justiça" significariam aqui "a divindade interior do ser humano, o âmago Divino". (Spangler, 1983, 23, 24) Seria fazer de sua divindade interior a mais alta prioridade.
REFUTAÇÃO – Os cristãos colocam a sua esperança no Deus vivo, não em si mesmos. (1 Timóteo 4:10) Aqueles que desejam ser deuses e pretendem ocupar o trono divino recebem o julgamento adverso de nosso Deus. (Êxodo 9:14) Assim, somos criados por Deus e dependentes dele; não somos deuses. Ele nos acrescenta o necessário para cada dia.
HERESIA 2 - Mateus 5:14: "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte." Isso significaria que a luz do mundo é o Cristo Cósmico que flui de nós. A cidade edificada seria a consciência desse Cristo que não podemos esconder quando temos um monte de capacidades. – Prophet, 1988, página 239.
REFUTAÇÃO – Jesus se apresentou como a luz do mundo. (Mateus 4:16; João 8:12; 1 João 1:7) Jesus quer que reflitamos a luz para a glória de Deus, não para a nossa glória, como se fôssemos deuses. Além disso, tudo o que fazemos deve ser feito para a glória de Deus. – Ler 1 Coríntios 10:31.


HERESIA 3 - Mateus 13:10, 11: "Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? 11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido." Com esse texto, o movimento ensina que devemos encontrar na Bíblia significados secretos e ocultos (esotéricos). - Spangler, Earth’s Answer, página 203.
REFUTAÇÃO – A palavra ‘mistério’ aqui não tem sentido esotérico, pois os judeus fiéis não eram esotéricos. A palavra grega para ‘mistério’ denota algo que só podemos saber diante de revelação divina. (Dicionário VINE, página 795, 3a edição, em português) Em Mateus capítulo 13 vemos Jesus dar o significado de diversas parábolas, cujos mistérios ali revelados nada tinham a ver com esoterismo.
HERESIA 4 - Mateus 6:6: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Interpretam o texto da seguinte forma: "Jesus ensinou a usarmos o que hoje a ciência da mente reconhece que é uma lei infalível e universal – o que você pede, o que você pensa e deseja, o que você mentaliza, acontece, porque o subconsciente é acionado para executar. No âmago do subconsciente está o Pai, o EU SUPERIOR." - Os Poderes de Jesus Cristo, página 234.
REFUTAÇÃO – Se orar ao Pai for o mesmo que orar ao EU SUPERIOR, e se para isso for necessário entrar num quarto, então precisamos sair da teologia e adentrarmos no campo da psicanálise, pois orar a si mesmo é caso para psiquiatra, não para teólogo.
HERESIA 5 - João 14:6: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." Baseados nesse texto, surge um comentário interessante: "Ele apontou o caminho, a verdade, e a vida [...] Ninguém, ou poucos, entendia o que Ele dizia, porque estava falando a linguagem de Aquários." – Aquários, A Nova Era Chegou, página 34.
REFUTAÇÃO – Jesus falava a linguagem do Reino de Deus. Quem não entende as palavras de Jesus são os nova-eristas, que disseram que Jesus apontou o caminho, mas na verdade Ele disse: "Eu sou o caminho".

2. DEUS É TUDO E TUDO É DEUS. TRATA-SE DO PANTEISMO.

HERESIA 6(a) - "Em certo sentido, não existe tal coisa como Deus. Deus não existe. Noutro sentido, não existe nada fora de Deus. [...] Tudo é Deus e porque tudo é Deus, então, não existe Deus." – O Reaparecimento do Cristo e dos Mestres da Sabedoria, página 110.

HERESIA 6(b) - "A maior conquista do homem de Aquários será a descoberta de Deus no âmago do seu ser. Quando acontecer a comunhão interna entre o eu e o EU SOU, ou seja, entre o humano e o divino imanente no humano, a vida e a verdade se manifestarão na mais bela plenitude." – Aquários, A Nova Era Chegou, página 89-91.
REFUTAÇÃO – A Bíblia nos ensina Deus como um ser pessoal e espiritual. Ele tem sentimentos (Provérbios 27:11), é inteligente (1 Coríntios 2:10) e tem vontade própria (1 Tessalonicenses 4:3). Na Bíblia, humanos são chamados de deuses quando não estão fazendo a vontade de Deus e agindo por conta própria. (Salmo 82:1-6) Com respeito à não-existência de Deus, sabemos que Deus colocou nos seres humanos a idéia de divindade. Qualquer civilização, em qualquer época, em qualquer lugar, sempre creu numa divindade. Essa é a maior prova extra-bíblica da existência de Deus.

3. A NOVA ERA DESCREVE UM PLANO PARA UM GOVERNO MUNDIAL
HERESIA 7 - Com a ajuda dos espíritos cósmicos, a Nova Era será inaugurada.
REFUTAÇÃO – Sabemos que espíritos são esses. (Veja Apocalipse 12:4) Mas eles não serão bem sucedidos em implantar o seu regime. O nosso Rei Jesus Cristo sempre foi e será invencível. – Apocalipse 6:1,2.
HERESIA 8 - Um governo único resolverá os problemas do mundo inteiro, sob o domínio do "novo cristo".
REFUTAÇÃO – Nenhum outro cristo governará no lugar de Jesus Cristo. Ele reinará para todo o sempre. (Lucas 1:33) Os propósitos de Deus jamais deixarão de ser cumpridos. (Isaías 55:10, 11) Em vez de um sistema demoníaco, que promove a adoração do "eu" de cada um, Deus estabelecerá um reino que jamais será destruído, e porá fim a todos os reinos que se opuserem à vontade divina. – Daniel 2:44.
HERESIA 9 - A nova religião falará de paz, amor e união.
REFUTAÇÃO – A Bíblia nos assegura que haverá uma paz falsa, e aqueles que nela confiarem, sofrerão os julgamentos adversos de Deus. – 1 Tessalonicenses 5:3.
HERESIA 10 - A humanidade será levada a crer que Jesus não é Deus, nem o Cristo.
REFUTAÇÃO – Desde os dias após a morte de Jesus, o anticristo já existia. "Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora". (1 João 2:18, veja também 1 João 2:22, 1 João 4:3 e 2 João 1:7) Mas o anticristo, na forma de Maitreya, ou outra coisa, jamais será vitorioso. A história mostra que todos os esforços para provar a inexistência de Deus deram em fracasso. Nem a Bíblia conseguiram destruir. Quanto aos ensinos de Jesus, até líderes religiosos orientais têm admiração declarada. Assim, o nosso Jesus se manifestará como grande Deus e Salvador. - Ler Romanos 9:5.
HERESIA 11 - Haverá uma religião mundial com religiões e seitas integradas a essa religião.
REFUTAÇÃO – A Bíblia garante que haverá um só rebanho e um só pastor. (João 10:16) Esse pastor será Jesus Cristo, não o anticristo da Nova Era. Diante dele, todos dobrarão os seus joelhos para adorá-lo e servi-lo. – Romanos 14:11; Filipenses 2:10.
HERESIA 12 - O cristianismo, com suas leis e princípios, será desacreditado.
REFUTAÇÃO – As leis e os princípios do cristianismo se baseiam na Bíblia. Satanás, o deus do anticristo, tentou no decorrer da história, por inúmeras vezes, destruir a Palavra de Deus, mas todo o seu empenho foi inútil. Por quê? Porque a "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos. O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos." (Salmo 19:7-10) Essas leis e princípios são tão verdadeiros que muitos, por segui-los, mudaram de vida, e se tornaram melhores pais, mães, filhos, parentes, vizinhos, trabalhadores, alunos e assim por diante. Por isso, não há motivos para desacreditar o cristianismo. Só há benefícios em praticá-lo. Basta lermos o Sermão do monte. - Mateus 5-7.
HERESIA 13 - Até mesmo as crianças serão ensinadas a divulgar as crenças da Nova Era.
REFUTAÇÃO – Outra grande inverdade! A Bíblia promete: "Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos." (Isaías 53:14) No entanto, precisamos estar atentos se nossos jovens não estão usando símbolos da Nova Era, pois isso seria uma forma de se divulgar suas crenças.
HERESIA 14 - A humanidade evoluirá e crerá que o homem é Deus.
REFUTAÇÃO – Muitos, de fato, já têm pensado assim, e infelizmente alguns cristãos abandonaram a verdade para adorarem a si mesmos. Mas a Bíblia chama de insensato os que pensam assim. "Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.." (Salmo 14:1) Aqueles que trocaram Deus pela criatura merecerão por fim a morte. - Veja Romanos 1:20-25, 32.
HERESIA 15 - Ciência e religião serão unificadas.
REFUTAÇÃO – Por que a Nova Era prega a união de religião e ciência? Porque a ciência é um método de se provar acontecimentos do âmbito físico, não espiritual. Como o homem é deus para os novaeristas, e tudo é deus, a ciência ditaria as crenças e as provas para a humanidade. No entanto, tudo isso não se cumprirá, pois o homem herdará o reino dos céus, cujas maravilhas a ciência de hoje nem sonha desvendar. Serviremos para sempre o maior cientista e legislador de todas as leis do universo, NOSSO DEUS CRIADOR!
HERESIA 16 - Os cristãos que não aceitarem esse plano serão mortos.
REFUTAÇÃO – Satanás sempre ensina o contrário das palavras de nosso Deus. Quando Deus disse ao homem Adão que morreria se comesse daquele fruto proibido, a serpente disse que não morreria. (Gênesis 2:16, 17; 3:4, 5) E agora, mesmo sabendo das promessas de Jesus Cristo sobre a vida eterna, a mesma serpente inspira os novaeristas a dizer o contrário: os cristãos morrerão. Por isso, essa mesma serpente é chamada de o pai da mentira. – João 8:44.
HERESIA 17 - Creem que estamos próximos da era de Aquário. Lauro Trevisan mostra em seu livro, Aquárius – A Nova Era Chegou, que a humanidade passou pelas seguintes fases: "Fase infantil, fase da adolescência, fase da mocidade e Fase da maturidade, esta última, a época em que estamos. Sobre as eras, diz que cada era tem entre 2000 e 2500 anos. Assim, estabelece que de 4304 a.C. a 2154 a.C. tivemos a era de touro (época de Assíria e Babilônia); de 2154 a.C. a 4 a.C. tivemos a era de Carneiro (época dos hebreus da Bíblia); de 4 a.C. a 2146 A.D., temos a era de peixes (surgimento do Cristianismo) e de 2146 A.D a 4296 A.D teremos a era de aquário (descoberta do poder e da sabedoria infinitos; o homem é um ser divinizado)
REFUTAÇÃO – Os novaeristas se valem da astrologia, do espiritismo, e de filosofias contrárias às Escrituras. (Colossenses 2:8) Por isso, nós cristãos devemos evitar qualquer envolvimento com a ideologia do Movimento Nova Era. Ele pode contaminar você através de livros, música, de seus adeptos e da sua curiosidade. Pense: A Nova Era não ensina que o homem é pecador (Romanos 5:12; Efésios 2:3), não ensina que o homem depende de Deus para todas as coisas. (Isaías 43:7; Tiago 1:17), não ensina que a condenação será eterna (Apocalipse 14:11), não ensina que a conseqüência do pecado é separação eterna de Deus (Romanos 6:23; Isaías 59:2), não ensina que Jesus é o único caminho para Deus (Mateus 11:27; João 14:6) e não crê que o cristianismo ensina a verdade, que é Cristo. (2 Timóteo 3:16) Será que vale a pena dar ouvidos a tudo isso? - Fernando Galli.

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7