JOVENS E ADOLESCENTES QUE ENCARAM A BÍBLIA COMO A VERDADE

.
A intimidade com a Palavra de Deus tem levado muitos jovens e adolescentes cristãos a agradarem o Verdadeiro Deus - Pai, Filho e Espírito Santo. A obediência aos pais e à Bíblia os tem protegido nesse mundo sem Deus. Assim, eles têm vencido as "heresias" uma sociedade que rebaixa a Cristo por sempre pregar liberdade em relação aos conselhos bíblicos. Eles têm deixado sua luz brilhar e seu sal temperar o prazer de ser cristão em muitas situações e investidas que o nosso grande inimigo, o diabo, causa na vida deles, e por que não dizer na nossa também. Vejamos como nossos jovens e adolescentes têm mostrado que em Cristo Jesus eles são vencedores, principalmente quando usam a Bíblia para dizer não ao diabo!
.
Situações Delicadas
.
SITUAÇÃO 1 – Você quer sair num sábado à noite, com amigos não-cristãos, e seus pais lêem para você 1 Coríntios 15:33. Como você reage?

"Não se enganem: As más companhias estragam os bons costumes." - 1 Coríntios 15:33, Nova Bíblia na Linguagem de Hoje.
O que é uma má companhia? É aquela que não respeita seus princípios cristãos. É a pessoa que, mesmo sabendo que você é um cristão, deseja que você siga os caminhos dela, não a Lei do Senhor. O que fazer se você quer evangelizá-los - sair com eles, ou numa outra ocasião, convidá-los para eles saírem com você, talvez por levá-los à igreja a que você pertence? Creio que a segunda opção seria a mais sábia. Um certa jovem cristã me contou que desobeceu aos pais e resolveu ir a uma festa RAVE com a desculpa de que iria lá para evangelizar muitas pessoas através do seu bom comportamento. Prefiro nem dizer o que aconteceu, para que você não diga: Isso foi um exemplo isolado. Irmãos, vocês já são opresente da Verdadeira Igreja de Jesus Cristo, e são o futuro dela. Cuidem de não abandonar pessoas que precisem de Jesus, mas não façam o que eles fazem com a desculpa de evangelizá-los. Sua amizade é que deverá influenciá-los a entenderem que sem Jesus não é possível ter vida eterna. Por isso, não permita que más amizades atrapalhem os bons constumes seus, que são, ler a Bíblia, orar, ir aos cultos, etc. Seja humilde em pôr em prática 1 Coríntios 15:33.
.
SITUAÇÃO 2 – Seus pais percebem que você faz de tudo para ficar a sós com o(a) namorado(a), e dão-lhe um conselho. Lêem 1 Coríntios 6:18. Como você reage?

"Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo." - 1 Coríntios 6:18.

É normal sentir atração sexual na juventude e adolescência. Deus te criou assim. Todavia, seus pais e o próprio Deus, nossa "Papaizinho" querido deseja que você tenha relações sexuais depois do casamento. Ele sabe que as intimidades sexuais, aqui chamadas de imoraldade sexual, levam você a praticar fornicação. E as relações sexuais, na hora errada, atrapalham em muito a escolha correta da pessoa que você amará pelo resto de sua vida. A Bíblia diz que Deus abençôou Adão e Eva e depois disse: "Sede fecundos, e tornai-vos muitos." (Gênesis 1:28) A bênção de Deus é o casamento. As relações sexuais, depois do casamento. Você alegra a quem invertendo a seqüência correta estabelecida por Deus (casamento - sexo)? A Deus? Não, né? Então, evite situações que te levem a praticar sexo. Namore com Jesus! Sim, namore com Jesus do lado! Converse com seu parceiro e orem juntos mais ou menos assim a Deus:

"Senhor Deus, em nome de Jesus, convidamos o teu amado filho Jesus Cristo e teu Todo-Poderoso Espírito Santo a abençoar nosso namoro, e que sempre tu nos ajude a não ultrapassar os limites. Que este namoro honre ao SENHOR, para que o sirvamos com uma consciência tranqüila. Em nome de Jesus, amém."
Portanto, aiba que o diabo deseja e fica feliz que você comete imoralidade sexual, porque ele sabe que quando temos uma consciência pesada nos afastamos da Igreja e esfriamos espiritualmente. Pense nisso com carinho.
.
SITUAÇÃO 3 – Sua notas na escola estão diminuindo, mas o uso da internet está aumentando. Seus pais lêem para você Eclesiastes 3:1. Como você reage?

"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião." - Eclesiastes 3:1.
Se Deus diz que tudo tem seu tempo, e Deus é o Criador do tempo, Ele deve saber o melhor modo de você lidar com o seu tempo. Pergunte-se: Como estou usando o meu tempo? De modo sábio? A internet é uma grande prova de que Deus deu ao homem inteligência para criar métodos maravilhosos para ensino e aprendizado. Fico imaginando o apóstolo Paulo usando a internet para se aprofundar no conhecimento de Deus! E Timóteo, aquele jovem que recebeu duas cartas de Paulo (1 e 2 Timóteo) desfrutando da Net para se comunicar com outros jovens cristãos que estão alegrando a Deus com o seu modo de usar o tempo! Que maravilha! Todavia, há jovens e adolescentes cristãos que estão dando mau exemplo por não tirarem boas notas, porque perdem muito tempo na NET com jogos violentos e salas de bate-papo. A nossa luz deve brilhar na escola também. Inclusive, quando suas notas são boas, você pode se oferecer para ajudar seus colegas, e nessa "ajudinha" você poderá aproveitar a oportunidade parafalar de Jesus com eles. Outro ponto importante: Muito tempo na NET em sites nada educativos faz com que você deixe até de ler a Bíblia. Que tal, numa oração a Deus hoje mesmo, você prometer a Ele ser mais equilibrado no uso da Internet e usá-la para enriquecimento espiritual, profissioal e cultural? Pense nisso com carinho: Para tudo há um tempo, mas o tempo que reservamos prá Deus nãopode ser a sobra, mas o melhor dele.
.
SITUAÇÃO 4 – Você gasta muito o seu dinheiro, da mesada ou de um emprego. Você está devendo e pede dinheiro a seus pais. Eles lêem para você Lucas 14:28.

É gostoso ir a um shopping-center, a uma loja de produtos eletrônicos, visualizar vitrines de bolsas, botas de couro, roupas masculinas e femininas, enfim, como eu dizia no interior: E BÃO DEMAIS! Gostamos de novidades. E vivemos numa sociedade consumista. Mas o Deus que é dono da prata e do ouro, ou do dinheiro também, desejaque você use sabiamente os seus ganhos. Ele sepreocupa com você, e com o seu nome. Elediz que "mais vale um bom nome do que muitas riquezas". (Provérbio 22:1) Então, Jesus nos ensinou:

"Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá." - Lucas 14:28, Nova Bíblia na Linguagem de Hoje.
Entendeu? Se você quer comprar algo e não tem dinheiro, não adianta dizer: "EU VOU NA FÉ!", que isso é bobagem. A fé, claro, não é bobagem, mas sim a irresponsabilidade em administrar seus bens. Mas o que me deixa mais triste é ver os jovens e adolescentes cristãos com a fama de não comprarem livros cristãos e Bíblias de Estudo. Muitos preferem gastar seu dinheiro com assuntos materiais, e deixam de abençoar escritores e editoras cristãs, e até missionários. Como está sua biblioteca pessoal? Deus deseja que você use seus recursos para o Reino de Deus.

Conclusão

O Instituto Apologético Cristo Salva se importa com os jovens e adolescentes. Faremos sempre o favor de lembrar a você o que a Bíblia diz sobre assuntos pertinentes a sua fé e conduta cristã. Não desejamos condenar ninguém. Eu, particularmente, fui moço. Vivi crises. Cometi erros. Não sou perfeito. Mas o que eu mais admiro em Jesus foi que Ele morreu por mim, e mesmo eu tendo errado em meu passado, como todos erram, ninguém pode me acusar. (Leia 1 João 2:1, 2) Jesus é o meu advogado. O seu também. Você o ama muito, não é? Que tal orar a Deus em nome de Jesus, agora mesmo, e perguntar a Ele mais ou menos assim:

"SENHOR, em quais desses quatro pontos acima mencionados, eu preciso melhorar para a honra e a glória do teu Santo Nome? Em nome de Jesus, ensina-me a ser mais sábio nessas questões. Ajude-me com o teu Santo Espírito a dar exemplo para meus pais, meus irmãos, meus amigos, minha (meu) namorada (namorado), meus credores. Amém."
Até a próxima matéria. Que você sinta alegria em por em prática tais conselhos. Vale a pena em diminuir o espaço entre o saber e o fazer. Faça com alegria a vontade de Deus. - João 13:17.
.
Fernando Galli, outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres