EVANGELISMO - O QUE SERÁ DE NOSSO PLANETA TERRA?

.
Quando as pessoas observam os acontecimentos mundiais, o estrago que o homem tem causado ao Planeta Terra, elas ficam intrigadas com o futuro alarmante que poderá sobrevir ao lugar que Deus pôs o homem para habitar. Então, a pergunta é: O que será de nosso planeta? Vejamos algumas colocações feitas por pessoas de reflexão que não sabem o que Deus promete fazer com a terra, muito menos o significado de novos céus e uma nova terra.

Se alguém dissesse:
.
"Esses dias fiquei sabendo que nas próximas décadas quarenta por cento da
humanidade não terá água potável. Li também que a fome ceifará quase um
terço da população da Terra. Dá até medo de viver assim."

Uma possível resposta seria:
.
Também tenho lido sobre essas terríveis previsões sobre a vida na Terra. No entanto, desde que aceitei a Jesus em minha vida, passei a crer na proteção de um Deus e Pai amoroso, que não permitirá que seus filhos sofram além do que possam suportar. (1 Coríntios 10:13) Quanto às previsões que lhe assustam, sabia que Jesus, há quase dois mil anos, indicou que esses eventos anunciariam a sua volta? (Espere uma resposta.)
.
Observe então o que Jesus disse em Mateus 24:5-14. (Peça para a pessoa ler o texto) Percebeu quantos problemas Jesus mencionou? Guerras, terremotos, doenças, mas de acordo com Mateus 24:13, será que todos ficarão sem esperança? (Espere uma resposta)
.
Muito bem, Jesus falou que os perseverantes serão salvos. Você tem fé em Jesus? (Espere uma resposta.) Tiago 1:3 nos ensina que quando nossa fé é provada, perseveramos. Assim, quem persevera encara o futuro com confiança. A pessoa salva em Cristo Jesus sabe que, mesmo diante das dificuldades que o mundo irá enfrentar, ela é uma vencedora. (Ler Romanos 8:37) Como, então, você poderá ser um desses que são salvos?
.
Veja bem. Jesus veio morrer por nós. Em Mateus 24:14 mostra o evangelho sendo pregado. (Releia o texto) Esse evangelho são boas notícias a você. Basta você aceitar a Jesus como o seu Salvador. (Leia João 3:16, Atos 4:12) Gostaria de saber mais sobre fé e salvação?
.
Dica: Não seria sábio concentrar-se nas previsões desanimadoras e nos problemas que a Terra enfrentará. As pessoas devem ser ganhas para Jesus pelo amor, pela esperança e por saber que a graça de Deus e a salvação está disponível aos que têm fé. A salvação significa vida eterna.
____________________________________________________________
.
Se alguém dissesse:
.
"Algumas religiões dizem que a Terra será destruída. Outras dizem que será um paraíso. Outras ainda dizem que será um deserto por mil anos e depois será um paraíso. E outros dizem que vai continuar naturalmente, sem paraíso. Cada um crê de um modo diferente."
.
Uma resposta possível seria:
.
É verdade. Muitos têm opiniões diferentes, cientistas e religiosos. Mas do ponto de vista cristão, todos nós cremos que haverá uma nova terra e um novo céu. Veja isso em 2 Pedro 3:13. (Leia o texto) Percebeu que Pedro disse que aguardava novos céus e nova terra? Sabia que eu também aguardo essa bênção também? Sabia que você pode um dia viver nesses novos céus e nova terra também? (Espere uma resposta.)
.
Antes de falarmos sobre isso, há opiniões diferentes sobre se será esse mesmo planeta Terra feito novo, outros acham que será tudo destruído e refeito. Mas a Bíblia mostra que o fim dos céus e da Terra atual é o começo de um novo mundo. Veja 2 Pedro 3:7-13. (Leia o texto.)
.
Conforme você pode notar, o que nos importa é que aguardamos novos céus e nova terra, ou seja, o lugar onde Deus preparou para seu povo na eternidade. Enquanto isso, Deus quer algo de você. Vamos reler 2 Pedro 3:9. (A pessoa lê o texto.) Notou que Deus quer que as pessoas se arrependam? (Espere uma resposta.) As pessoas precisam se arrepender, pois Deus quer dar salvação a elas. Você sabe o que significa arrepender-se?
.
Arrepender-se é sentir tristeza por uma atitude errada. (Êxodo 3:17) É mudar de atitude. (Jeremias 34:11) Ao se arrepender, vem o complemento disso, que é a fé. Arrependido e com fé, você se converte, e aceita a Jesus como seu Salvador. Então você herdará o novo céu e a nova terra.
.
Dica: Há várias interpretações sobre o futuro do planeta Terra no campo escatológico (Estudo das últimas coisas). Uns crêem que Jesus voltará e levará todos os salvos para o céu. São os amilenistas. Os milenistas crêem que os salvos viverão na Terra durante os mil anos. (Apocalipse 20:4-10) Mas para os que estão prestes a se entregar a Jesus, essas questões devem ser relevadas a segundo plano. Precisamos primeiro ajudá-los a se converterem. Por isso, sigeriu-se aqui esse enfoque sobre arrependimento e fé. Convide a pessoa a saber mais sobre esses temas.
____________________________________________________________
.
Se alguém dissesse:
.
"Num texto, a Bíblia diz que os justos viverão na terra para todo o sempre. (Salmo 37:29) No outro diz que ela será destruída. (2 Pedro 3:7) Assim fica difícil!"
.
Uma resposta possível seria:
.
A Bíblia mostra uma verdade inquestionável. Há novos céus e uma nova terra. Observe isso em 2 Pedro 3:13. (Ler 2 Pedro 3:13) O que você entendeu do texto? (Espere uma resposta.) Esses novos céus e nova terra refere-se ao local preparado por Deus para os salvos, e ali viverão por toda a eternidade no Reino dos céus. Então, precisamos aguardar com fé essas bênçãos, as quais incluem muitas surpresas reservadas por Deus aos salvos. Você gostaria de, junto com Pedro e outros cristãos, morar nesses novos céus e nova terra? (Espere uma resposta.) Então, deixe seu alvo principal ser Cristo Jesus, e não o local onde será a vida eterna.
.
Mas gostaria de te passar a visão mais aceita entre os cristãos. Quando a Bíblia fala que a terra será destruída, ela se refere ao velho mundo, que por meios divinos desaparecerá, dando lugar aos novos céus e à nova terra. Então, quando lemos que os justos viverão na terra para todo o sempre, trata-se dessa nova terra, e não desta em que vivemos.
.
Por isso, precisamos viver pela fé. Noé, quando ouviu Deus falar a respeito de um dilúvio, teve fé. Ele nem imaginava o que isso seria. Nós também devemos imitá-lo. Por isso, vale a pena estudarmos sobre fé. Vamos marcar uma hora para estudarmos esse assunto juntos?
.
Dica: É provável que alguns queiram ir mais a fundo sobre o que será do planeta Terra, visto que há certas seitas que fazem disso uma tempestade num copo d´água, como se a interpretação delas sobre o paraíso nesta terra fosse a garantia de que só eles têm a verdade. Então, seria bom informar que essas mesmas seitas mudaram várias vezes de interpretação sobre onde seria o paraíso deles. Há bons livros sobre seitas heréticas que abordam essas seitas com suas heresias mutantes.
.
Conclusão
.
Mostre às pessoas que, mesmo que os sinais sobre a volta de Cristo estejam se cumprindo em escala maior, a Bíblia nos promete que os salvos não sofrerão como os que não aceitam a Jesus como único e suficiente Salvador. A certeza de salvação deve superar o medo e a insegurança nesse mundo sem Deus. O amor vence o medo e a insegurança e nos torna certos da salvação. Nada poderá nos separar deste amor que está em Cristo Jesus. (Romanos 8:38, 39) Use exemplos bíblicos de como Deus protegeu seu povo quando Ele precisou punir pessoas, povos e nações. Mostre como Jesus e a Bíblia nos ensinam a não temer os eventos futuros.
.
Fernando Galli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres