CRISTIANISMO - UMA IGREJA ÍNTIMA DA PALAVRA DE DEUS

.
Para a verdadeira Igreja de Jesus, a Bíblia jamais pode ser um amuleto, em que, aberta no Salmo 23, 91, ou outros, daquelas páginas amareladas, emanem uma mágica divina. E como disse um pastor batista, "a Bíblia fechada não vale nada para o crente". Quando o salmista exclamou "quanto amo a tua lei" (Salmo 119:97), quando o escritor de Hebreus afirmou que "a palavra de Deus é viva, e eficaz" (Hebreus 4:12), o conjunto de livros sagrados que comporiam a Bíblia (Cânon) ainda não estava completo. Muito menos havia divisões de capítulos e versículos para se manejar mais rapidamente as Escrituras. (2 Timóteo 2:15) Quanto mais deveríamos amar a Palavra de Deus hoje, presente em todos os lares, em muitos deles na forma de página impressa e até nos computadores! Mas parece que quanto maior a facilidade, menor tem sido o interesse. Um evangelista se expressou:
.
"Estamos criando uma juventude descompromissada com a Palavra de Deus" e "os cristãos bons de Bíblia estão morrendo".
.
No seu caso, fariam sentido essas palavras? Relembremos, pois, e aprofundemo-nos nas seguintes palavras do Espírito Santo de Deus:
.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." - 2 Timóteo 3:15.
.
Como pode um livro inspirado por Deus afastar-se da boca de membros da Igreja de Jesus? (Josué 1:8) Como ser feliz sem torná-lo o nosso guia prático? (Salmo 1:1, 2) Como ensinar a vontade e o plano de salvação de Deus a outros se não temos intimidade com a Bíblia? (Romanos 10:10-15) Como resistir às heresias deste mundo apartado de Deus se nossos olhos prestarem mais atenção na televisão e internet do que na voz escrita do Todo-Poderoso? (Efésios 5:15-17) Como distinguiremos o certo do errado sem o conhecimento de Deus? (Hebreus 5:13, 14) Que tal começar hoje mesmo uma leitura planejada das Escrituras? Faça em isso, em nome de Jesus.
.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus". A Igreja de Jesus sobreviveu às heresias do inferno, por toda a sua história, por seus membros reconhecerem as Escrituras, não como palavra de homem, mas de Deus. (1 Tessalonicenses 2:13) Ela operou eficazmente desde o nascer da Igreja, sobreviveu a todas as tentativas de silenciá-la, e chegou até nos como Palavra inerrante de Deus. Através do Espí-rito Santo, a Bíblia contém as palavras que Deus decretou (Gênesis 1:3), as que homens ouviram do próprio Deus (Gênesis 2:16, 17; Êxodo 20:1-3) e as que Deus pôs na boca de profetas (Deuteronômio 18:18-20; Jeremias 1:7) - todas registradas por inspiração. Certamente, o Criador da mente humana pôde inspirar seus servos a narrar eventos, descrever personagens e lugares e dissertar idéias e opiniões com exatidão. Reconhece você diariamente, com gratidão, essa inigualável obra divina, como o maior de todos os livros já escritos? A única forma de demonstrar apreço é conhecendo e praticando o que lê e aprende. - Leia João 13:17.
..
"E útil para o ensino". Essa expressão significa que as Escrituras são proveitosas, vantajosas, benéficas para ensinar questões doutrinárias e práticas. Elas nos ensinam e nos ajudam a ensinar. Quando lemos a Bíblia, para que ela se torne viva, precisamos, em oração, pedindo a ajuda do Espírito Santo de Deus, perguntar-lhe:
.
(1) Meus Deus, o que essa passagem que estou lendo me ensina sobre ti?
.
(2) Meu Deus, o que essas palavras querem ensinar para eu praticar?
.
(3) Meu Deus, como poderei com esses versículos ajudar meus irmãos em Cristo, minha família, meus amigos e meus conhecidos?
.
(4) Como posso te adorar melhor no meu modo de vida com essa leitura?
.
Isso é intimidade com a Palavra! Não há portas do inferno que resistam ao crente que se relaciona assim com o Livro dos livros.
.
"Para a repreensão". A função repreensiva da Palavra de Deus para a sua Igreja é ao mesmo tempo amorosa, poderosa, justa e sábia.
.
* É amorosa porque evidencia a preocupação de Deus com sua Igreja, principalmente quando seus membros, devido a transgressões, precisam ser reajustados. - Gálatas 6:1.
.
* É poderosa porque, para aqueles que aceitam a repreensão divina, há bênçãos; para aqueles que a negam, há lições para reflexão, bem como punição. - Gálatas 6:7; Hebreus 10:29-31.
.
* É sábia, pois Deus, quando repreende, visa o bem-estar e o crescimento espiritual da Igreja, motivando-os a pedir a sabedoria divina para lidarem com os problemas da vida e com as imperfeições. - Tiago 1:5; 3:7.
.
* E é justa por que Deus repreende de acordo com suas normas de perfeição, levando os cristãos a viverem corretamente para a justiça de Deus. - Romanos 6:13.
.
Assim, ao aceitarmos a repreensão da Palavra de Deus, demonstramos a ele gratidão por ser um Pai amoroso, poderoso, justo e sábio.
.
"Para a correção". A Palavra de Deus nos corrige visando nos aprimorar. É uma demons-tração de que somos filhos de Deus. (Hebreus 12:28) Significa que permitimos ao Espírito Santo de Deus trabalhar em nossas vidas na direção oposta das nossas tendências pecaminosas, lapidando e aperfeiçoando a nossa vida e o nosso caráter. Como filhos corridos, a Igreja de Jesus também é usada para ministrar a correção de Deus para aqueles que se desviam. (Isaías 30:21; Hebreus 12:11) Negar a correção é sinal de orgulho, falta de submissão a Deus e desrespeito a Igreja que resiste às portas do inferno, lugar para o qual vão os incorrigíveis.
.
"Para a educação na justiça". A leitura regular das Escrituras Sagradas nos educa como um pai amoroso o faz com seus filhos. Somos ensinados a refletir o caráter de Jesus Cristo. Então, praticamos cada vez mais o que é justo e reto diante de Deus. A Igreja verdadeira demosntra aversão à educação provida pelas portas do inferno. A propaganda do mundo não-cristão, com suas heresias e ventos de doutrina, não contamina a Igreja de Jesus, porque os filhos de Deus são educados para resisti-la. Tem você, como cristão justificado por meio da fé (Romanos 3:21-25, 28), evidenciado para a glória de Deus Pai, Filho e Espírito Santo sua educação na justiça àqueles que ainda não abraçaram a Jesus como Salvador?
.
"A fim de que o homem de Deus seja perfeito". Quem é o homem de Deus? Os membros da Igreja, autênticos imitadores de Jesus Cristo. (1 Coríntios 11:1; Efésios 5:1) Mas como podemos ser perfeitos? A palavra grega usada aqui é "ártios" e significa "provido, completo".10 Esse adjetivo qualifica o homem de Deus que é apto para realizar atividades especiais ou ministérios na igreja, mas também refere-se aos que permitem sua santidade ser aprimorada dia a dia, para uma maior atuação do Espírito de Deus em suas vidas.
..
"E perfeitamente habilitado para toda boa obra." O que nos habilita para toda boa obra? A Palavra de Deus! Quando os não-cristãos observam a Bíblia em ação em nossas vidas, muitos se tornam crentes, aceitando a Jesus em seus corações. Lembre-se: Toda boa obra é resultado da nossa fé e, ao mesmo tempo, prova da inspiração da Bíblia, porque conhecendo e praticando, tornamo-nos melhores pais, mães, filhos, vizinhos, amigos. Sim, a Bíblia muda corações - prova de inspiração. Por isso, pregamos, ensinamos, oramos, louvamos, trabalhamos para Deus porque a sua Palavra nos torna competentes realizadores da vontade de Deus. - Mateus 7:21.
.
. Conclusão
.
Entende agora a importância da leitura diária da Palavra inspirada de Deus? Um missionário brasileiro ouviu de uma cristã de um país onde o cristianismo é perseguido como praga: "Mande-nos Bíblias. Temos fome." No Brasil, e em outros países, temos esse alimento em abundância, mas muitos não estão se nutrindo com ele. Assim, qual membro salvo da Igreja de Cristo, comece a mudar essa realidade por ler e meditar na mais linda carta de amor já escrita - a Bíblia. As páginas da Bíblia são verdades para os nossos dias. Cada dia que deixamos de preecher nossa mente com os pensamentos de Deus, ficamos mais predispostos a nos contaminar com os erros destemundo sem Deus. A Igreja Verdadeira sempre amor a Palavra de Deus, e lutou por ela.
.
Fernando Galli, 29 de setembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres