TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E SEU CORPO GOVERNANTE - PARTE 3

Esta é a Sede Mundial das Testemunhas de Jeová, em Nova York, EUA. Aqui reside o Corpo Governante dessa organização. Nos artigos anteriores mostramos que esses homens lideram a obra mundial das TJs, muito embora não hánem menção na Bíblia de que este corpo existisse desde o primeiro século da era cristã, conforme querem apregoar esses líderes. Nesse capítulo, veremos até que ponto as TJs são encorajadas e como que obrigadas a seguir as instruções deles como se eles fossem usados por YHWH (Jeová). Observe:

"Temos de ser ‘rápidos no ouvir’ quando Jeová, "Aquele que ensina aos homens conhecimento", nos aconselha por meio do seu canal de comunicação. — Tiago 1:19; Salmo 94:10." - A Sentinela de 15 de março de 2003, página 27.

O "canal de comunicação", apenas para relembrar, segundo os TJs, são os 144.000, dentre os quais cerca de 135.000 já morreram e estão nos céus, e uns 9.000 ainda estão na terra. Desses 9.000, Jeová teria escolhido uma dezena de homens para compor o Corpo Governante, o qual lidera a obra mundial dos TJs. O que eles escrevem deve ser prontamente aceito. Mas a expressão "Corpo Governante" não é bíblica, muito menos "canal de comunicação".
Nessa A Sentinela acima, pede-se aos 7 milhões TJs serem rápidos no ouvir quando Jeová os aconselha por meio Corpo Governante. Vamos ver alguns conselhos que esses líderes sectários já deram aos Tjs no decorrer de sua história.


Conselhos horríveis

"Se você é um jovem, você também tem de encarar o fato de que você jamais envelhecerá neste sistema de coisas... Caso esteja no nível médio e pensando na universidade, isto implica em, pelo menos, quatro, talvez seis ou oito anos para graduar-se em uma carreira especializada. Mas como estará este sistema de coisas por essa época? Estará bem no rumo de seu fim, se é que já não tenha se acabado!... O que é realmente prático, preparar-se para uma posição neste mundo que logo desaparecerá? Ou trabalhar para sobreviver ao fim deste sistema...?" - Despertai! de 22 de maio de 1969, página 15 (em inglês).

"Assim, por afastar seus filhos da assim chamada educação ‘superior’ de hoje, estes pais poupam seus filhos de serem expostos a uma crescente atmosfera de desmoralização, e, ao mesmo tempo, preparam-nos para a vida no novo sistema." - A Sentinela de 15 de março de 1969, página 171.

Como você pode observar, o conselho do Corpo Governante em 1969, sobre jovens TJs cursarem uma Universidade era preferir "trabalhar para sobreviver ao fim desse sistema (fim do mundo)". Por quê? Porque se cria que em 1975 provavelmente viria o Armagedom! Mas até 2002, A Sentinela continua a desencorajar a educação universitária por ser ela perigosa para os TJs, e certamente porque acham que o Aarmagedom pode vir a qualquer hora. Em 1976, quando o Armagedom não veio, quantos jovens TJs sentiram-se decepcionados por terem acreditado no Corpo Governante! Eles já poderiam ter se formado em 1975, mas a Despertai! de 22 de maio de 1969 dizia que mais quatro ou seis anos, esse sistema (mundo) poderia já ter acabado. Hoje, os Tjs carecem de profissionais nas áreas em que eles mais precisam, como médicos TJs que certamente não fariam uma transfusão de sangue num paciente também TJ.
Não se pretende afirmar aqui que cursar uma universidade não seja perigoso a fé cristã. Os jovens cristãos evangélicos sabem disso, e recebem constante ajuda para evangelizarem estudantes nas universidades e manterem a sua integridade moral e espiritual ali. Mas deixar de cursar o nível superior porque o fim poderia vir em 1975 foi um conselho que não veio de Jeová, mas da própria mente dos lideres TJs. Até hoje, grande parte dos Tjs que saem do colegial preferem cursos técnicos a se graduarem em faculdades. Lamentável.
.
Vejamos outro conselho da organização de Jeová que certamente lesou pessoas sinceras. No ano de 1974, os TJs aguardavam o Armagedom para 1975. Então, visando aumentar o número de pioneiros, ou seja, TJs que trabalham 60 horas (pioneiro auxiliar), 90 horas (pioneiro regular) ou 140 horas (pioneiro especial) por mês, um folheto mensal do Corpo Governante expressou-se do seguinte modo:

"Receberam-se notícias a respeito de irmãos que venderam sua casa e propriedade e que planejam passar o resto dos seus dias neste velho sistema de coisas empenhados no serviço de pioneiro. Este é certamente um modo excelente de passar o pouco tempo que resta antes de findar o mundo iníquo. — 1 João 2:17." - Ministério do Reino de julho de 1974, páginas 3, 4.

Percebeu a data da publicação? Era julho de 1974! O Corpo Governante encorajou pessoas a venderem seus bens para gastarem o dinheiro se mantendo como pioneiros no "pouco tempo que resta antes de findar o mundo iníquo". Quando se pergunta aos TJs antigos e de boa memória, dispostos a não esconder os fatos, verá que noticiou-se também naquela época sobre Tjs que, em vez de venderem, estavam comprando mais, porque creram tanto sobre 1975 que imaginaram depois do paraíso estabelecido nessa data não ser mais necessário pagar suas contas. Um grande absurdo!

Incrivelmente, o próprio Corpo Governante confessa sobre os resultados de se crer nos conselhos e propósitos de "Jeová" revelados sobre a data de 1975:

"De novo, em 1975, houve desapontamento quando as expectativas sobre o início do Milênio não se concretizaram. Em resultado, alguns se afastaram da organização. Outros, porque tentaram subverter a fé de associados, foram desassociados."- As Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 633.

A verdade aqui não foi bem contada. Esses alguns que se afastaram foram muitos! E eles foram desassociados porque se viram vítimas do Corpo Governante, pois creram sinceramente na falsa profecia sobre 1975. Dizia ela:

FALSA PROFECIA - "Devemos presumir, à base deste estudo, que a batalha do Armagedom já terá acabado até o outono de 1975 e que o reinado milenar de Cristo, há muito aguardado, começará então? Possivelmente... A diferença talvez envolva apenas semanas, ou meses, não anos." - A Sentinela de 15/2/1969, página 115 (em português).

Pais deixaram de formar filhos em Universidades. Famílias venderam o que tinham para trabalharem 60 horas ou mais por mês no serviço de casa em casa. E por reclamarem com razão disso, foram desassociados, ou expulsos, das TJs. Consegue perceber a veracidade das sábias palavras bíblicas:

"Maldito o homem que confia no homem?" - Jeremias 17:5.

Veja que otempo passou, e ainda nessa década, em pleno terceiro milênio, o Corpo Governante continua proibindo, na forma de "conselhos amoros", ou como nesse caso a seguir, de experiências pessoais, TJs de cursarem uma Faculdade.

"Tive a oportunidade de ter uma carreira no jornalismo. Isto me agradava muito, mas lembrei-me do versículo bíblico que diz que ‘o mundo está passando’, ao passo que ‘aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre’... De modo que decidi dar um objetivo à minha vida e alistei-me no ministério de tempo integral como pioneiro regular. Depois de quatro anos gratificantes, sei que fiz a escolha certa." - A Sentinela de 15 de agosto de 2002, página 24.

Certa vez eu estive em BETEL, Cesário Lange, SP. É a filial brasileira das TJs. Presenciei uma cena incrível. Um betelita com horrível dor de dente, e o dentista ali de plantão não sabia resolver o problema dele. Naquela nossa visita a Betel, estava conosco um casal de dentistas, que se ofereceu para ajudar, ao ficar sabendo disso. Um dos líderes ali dentro não permitiu, o que até poderia ser compreensível, mas confessou: "Faltam profissionais aqui em Betel, e muitas vezes precisamos sair e levar betelitas na cidade." Bem, o dentista titulas estava fora, e reserva não sabia tanto. Mas num local em que se precisa de dentistas, pois moram ali mais de mil betelitas, por que desencorajar educação universitária? Ou esperam as TJs e seu Corpo Governante que médicos, advogados, dentistas, engenheiros se formem e depois se tornem TJs?

Mas o ambiente das Universidades não é perigoso? Eu fui aluno numa Universidade e ao mesmo tempo auxiliava como monitor um professor de Língua Portuguesa numa escola técnica. Qual a diferença? Nenhuma! Eu era TJ e me sentia pressionado nos dois lugares a cometer fornicação, a usar drogas. E por incrível que pareça, havia na escola técnica TJs com comportamentos questionáveis.

Mas não seria a educação um problema para a fé de quem cursa uma universidade? Sem dúvida, poderia representar perigo, mas os ensinos de filosofia, o evolucionismo, bem como idéias atéias também aparecem nos cursos técnicos. No meio cristão-evangélico, há jovens fiéis a Deus, comprometidos com o Senhor Jesus, evangelizando os não-cristãos. É realmente uma pena que o alerta dado pelo Corpo Governante sobre o perigo das Universidades é um reflexo do controle que essas pessoas exercem sobre as vidas das TJs. Recentemente, em 22 de maio de 2005, um dos membros do Corpo Governante, Gerrit Losch, declarou em uma assembléia especial na cidade de Monza, Itália:

"Entrar numa faculdade é o mesmo que apontar uma arma para a sua própria cabeça."

Para tentar provar o perigo da educação superior, Losch faz uma ilustração inacreditável e impossível. Diz ele que certo rapaz tinha uma doença compulsiva que o movia a lavar as mãos cem vezes ao dia. Num determinado dia, decidiu se matar com um revólver. Ao colocá-lo na boca, atirou, mas a bala, em vez dematá-lo, atingiu a região do cérebro responsável pelo distúrbio e o curou. O membro do Corpo Governante pergunta:

"Deveria você imitar o que fez aquele jovem? De modo análogo, alguns sobrevivem à faculdade. Mas você recomendaria isso a outros? Em vez de se perseguir uma educação superior, a pessoa deveria crescer no conhecimento de Jeová. E a melhor maneira de começar é ler a Bíblia todos os dias."

Não pretendo aqui fazer apologia a cursar Universidade. Mas o que estou questionando é: O mesmo Corpo Governante,que previu o Armagedom para 1975, depois de outras falsas profecias, ensina que não se deve fazer Faculdade porque o Armagedom está próximo. Imagine que Jesus ainda demore cinqüenta anos para voltar e todas as TJs resolvam obedecer ao Corpo Governante. Em cinqüenta anos, as TJs não terão mais profissionais graduados em seu meio. De fato, o controle de líderes aos sectários é uma característica fundamental de uma seita. Caso saiba inglês, ou italiano, poderá assistir abaixo a declaração do membro do Corpo Governante acima citada sobre evitar cursar uma Universidade. Perceba como o público TJ aplaude suaspalavras.


Conclusão

O Corpo Governante continua mandando nas vidas das TJs sob o pretexto de ser usado por Jeová como a parte principal do canal de comunicação de Deus. Na parte seguinte analisaremos como esses líderes têm decidido o rumo de muitas vidas, e muitas delas morreram devido à obediência irresponsável a esse corpo totalmente desgovernado.

Fernando Galli, agosto de 2008
Créditos: Foto no topo da Sede Mundial das Testemunhas de Jeová - Extraída de Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus , página 352.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários devem contem no máximo 500 caracteres