MORMONISMO - A BÍBLIA FOI TODA ALTERADA?

Orson Pratt foi um dos líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD), ou mormonismo. Nasceu em Hartford, Nova York, EUA, aos 19 de setembro de 1811 e faleceu aos 3 de outubro de 1881. Fez parte do primeiro Quorum de Doze Apóstolos da Igreja SUD.
.
Como sabemos, os mórmons usam o Livro de Mórmon, como um outro evangelho de Jesus Cristo. Mesmo assim, muitos deles usam a Bíblia dos cristãos para tentar defender os ensinos de seu profeta-mor, Joseph Smith Jr. Além disso, usam nossa Bíblia para dar a aparência de que eles são cristãos. Mas como os mórmons, na verdade, encaram a Bíblia?
.
Discutindo a declaração de Orson Pratt
.
Todas as vezes que abordo os mórmons, sempre com muito respeito, pergunto: Como vocês encaram a Bíblia? Quase todos eles dizem: "Nós gostamos da Bíblia." Outros respondem perguntando: "Bíblia? Você então deve gostar de ler a Bíblia?" O Livro de Mórmon afirma:

"O livro de Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparável à Bíblia." - O Livro de Mórmon, 1995, Introdução, página V.
.
Mas o que Orson Pratt, tido como membro do original grupo de Doze Apóstolos, disse sobre a Bíblia?
.
"Os manuscritos hebraicos e gregos da Bíblia, dos quais as traduções foram feitas, estão evidentemente muito alterados. [...] Essa incerteza, combinada às imperfeições dos tradutores não inspirados, resulta a Bíblia em todos os idiomas, na atualidade, enfatizamente as palavras de homens, em vez de pura Palavra de Deus." - Orson Pratt, A Series of Panphlets, 1851, páginas 70, 71.
.
"Quem, em seu juízo perfeito, poderia, por um só momento, supor que a Bíblia em sua forma atual seja um guia perfeito? Quem sabe se ao menos um versículo escapou de corrupção?" - Orson Pratt, Divine Authenticity of the Book of Mormon, página 47.
.
Quando mostramos essas citações aos mórmons mais experientes e dizemos que Orson Pratt é o autor delas, e então perguntamos se ele tinha razão ao considerar a Bíblia como muito ou totalmente alterada, eles são obrigados a admitir que Orson Pratt falou a verdade, pois os mórmons jamais discordam do que afirmam qualquer um de seus Doze Apóstolos. Mas a pergunta é: Quais são as provas que eles teriam de que a Bíblia está muito alterada e que talvez nenhum versículo da Bíblia tenha sobrevivido à corrupção? Evidentemente, nenhuma prova é apresentada.
.
Todavia, Orson Pratt e os mórmons de hoje devem ser questionados com palavras temperadas com sal (Colossenses 4:6), pois precisamos evangelizá-los. A verdade é que nós temos provas de que desde a primeira edição do Livro de Mórmon até a atual, 3913 alterações foram feitas. Pode um livro inspirado por Deus, comparável a Bíblia, mudar tanto? Bem, se fosse inspirado não deveria mudar nenhuma vez. A Verdade jamais pode mudar. Mesmo com tantas mudanças, os mórmons crêem nas seguintes palavras:

"Declarei aos irmãos que o livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da terra, e a pedra angular da nossa religião." - Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, página 178.

Vejamos se é tão correto assim. Evidentemente, não temos espaço e tempo para mostrar as 3913 mudanças, mas daremos poucos exemplos.
.

Portanto, o Livro de Mórmon tem mudanças. Essas 3913 mudanças forma denunciadas num livro escrito por ex-mórmons, chamados Jerald and Sandra Tanner. Nos casos acima, essas mudanças dão um significado diferente ao texto, e as três primeiras chegam a alterar até a doutrina mórmon sobre a pessoa de Deus. Com essas pequenas provas, cai por terra a afirmação de que o Livro de Mórmon é omais correto de todos os livros. Mas e quanto às declarações de Orson pratt? Bem, se os mórmons acham que todos os versículos da Bíblia foram corrompidos, então deverão explicar por que há tantos versículos no Livro de Mórmon idênticos aos da Bíblia. Veja como isso é verdade:
.
Bíblia - "O Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba". - Lucas 3:22.
Livro de Mórmon - "O Espírito Santo desceu do céu e permaneceu sobre ele na forma de pomba." - 1 Nefi 11:27.
.
Bíblia - "tendo testificado que este é o Filho de Deus". - João 1:34.
Livro de Mórmon - "tendo testificado que ele é o Filho de Deus." - 1 Nefi 11:7.
.
Bíblia - "no poder do Espírito Santo". - Romanos 15:13.
Livro de Mórmon - "pelo poder do Espírito Santo." - 1 Nefi 10:17.
.
Bíblia - "o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." - Hebreus 13:8.
Livro de Mórmon - "o mesmo ontem, hoje, e sempre." - 1 Nefi 10:18.
.
Bíblia - "muitos prmeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros." - Mateus 19:30.
Livro de Mórmon - "muitos derradeiros serão primeiros, e muitos primeiros serão derradeiros." - 1 Nefi 10:18.
.
Bíblia - "perturbar os retos caminhos do Senhor". - Atos 13:10.
Livro de Mórmon - "perturbar os retos caminhos do Senhor." - 1 Nefi 13:27.
.
Bíblia - "as branquearam no sangue do Cordeiro." - Apocalipse 7:14.
Livro de Mórmon - "branquearam no sangue do Cordeiro." - 1 Nefi 2:11.
.
Bíblia - "sangue, fogo, e vapor de fumaça". - Atos 2:19.
Livro de Mórmon - "sangue, fogo e vapor de fumaça." - 1 Nefi 22:18.
.
Bíblia - "este Melquisedeque...a quem também Abraão deu o dízimo de tudo." - Hebreus 7:1, 2.
Livro de Mórmon - "este mesmo Melquisedeque a quem Abraão pagou...o dízimo de tudo." - Alma 13:15.
.
Bíblia - "e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar." - 2 Coríntios 12:4.
Livro de Mórmon - "e ouviu coisas inefáveis, de que ao homem não é lícito escrever". - 3 Nefi 26:18.
.
Bíblia - "A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa...não se ensoberbece...não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." - 1 Coríntios 13:4-7.
Livro de Mórmon - "A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa...não se ensoberbece...não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Moroni 7:45.

Conclusão

Ao evangelizar os mórmons, convide-os para raciocinarem sobre isso. Orson Pratt equivocou-se ao achar que os 31.173 versículos da Bíblia foram alterados. Jamais ele pôde provar isso. Todavia, você e sua igreja poderão convencer aqueles mórmons que, sinceramente enganados, contradizem as Escrituras Sagradas, a Bíblia, por crer que elaseja completamente alterada.

.Fernando Galli, agosto de 2008.



Créditos - Foto de Orson Pratt - http://en.wikipedia.org/wiki/Orson_Pratt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS