MAÇONARIA E SEU DEUS GENÉRICO


Se há um assunto que chama atenção do crente em nossas igrejas é a tal Maçonaria possuir membros batizados e com cargos até de pastores nas igrejas evangélicas. Seria correto ou não um cristão ser maçom? Esperamos que cada matéria aqui postada sobre a Maçonaria lhe ajude a crer que não!

G.A.D.U. - Grande Arquiteto do Universo

A Bíblia diz que para nós há um só Deus, o Pai, e um só Senhor, Jesus Cristo. (1 Coríntios 8:5, 6) Também, a Palavra de Deus nos ensina sobre o Espírito Santo de Deus, junto ao Pai e ao Filho, sendo estas Três Pessoas o nosso único Deus. Os cristãos conhecedores da doutrina enaltecem, onde estejam, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e jamais deixariam de falar neles, pois cada uma das Pessoas da Trindade exerce em nossas vidas um papel maravilhoso. Então, o Deus da Bíblia nos ensina que Deus exaltou a Jesus de tal maneira que Ele possui o nome acima de todo nome. (Filipenses 2:9-11) Você não se sente feliz, meu irmão em Cristo, em falar desse nome em todo o lugar que você vá?

Por outro lado, o deus da Maçonaria tem um título conhecido como G.A.D.U., ou o Grande Arquiteto do Universo. Quem é esse deus, e como a Maçonaria o encara? Observe como um dos Dicionários escritos por maçons define o deus deles:
"Deus - Ser Supremo em que se alicerçam todas as religiões, e cuja denominação varia em cada povo, seita e instituição. A Maçonaria o designa sob o sugestivo título de O Grande Arquiteto do Universo, O Grande Geômetra e O Altíssimo." - Dicionário de Maçonaria, página 117, Editora Pensamento, Joaquim Gervásio de Figueiredo 30.o.
Quando conversamos com um maçom, que professa ser cristão evangélico, afirma ele que o Deus dele no Cristianismo é o mesmo deus na Maçonaria. Mas quando o pressionamos com perguntas mais contundentes, do tipo "o deus da Maçonaria" é Jesus?", então ouvimos a clássica resposta:
"Na Maçonaria, não mencionamos o nome Jesus, para não constranger aqueles maçons que não são cristãos, como o judeus, os budistas, e assim por diante." 
De fato, a maioria dos ex-maçons falam que na loja a que pertenciam, durante suas reuniões, não se podia fazer alusão ao nome Jesus. Por quê? Ex-maçons e hoje realmente convertidos ao nome de Jesus são unânimes em confessar: A Maçonaria prega um deus genérico, que visa se adequar e respeitar toda forma de crença. Mas será que o Deus Verdadeiro é assim? O que mostram as Escrituras? Para respondermos a essas perguntas, analisaremos biblicamente juntos a definição acima de "deus", conforme a Maçonaria.

"Deus - Ser Supremo em que se alicerçam todas as religiões". O Budismo se alicerça em muitíssimos deuses, inclusive em Buda. O judaísmo em Yahvéh, mas apenas como um único ser pessoal. O Espiritismo Kardecista e suas ramificações se alicerçam num deus não triúno como o da Bíblia, e seus escritores dizem que Jesus não é Deus, e que o Espírito Santo é, na verdade, todo espírito santo que, após sucessivas reencarnações, se tornou puro. Assim, se maçons budistas, judeus, espíritas e "cristãos" se reunissem para falar sobre o seu Deus, a que conclusão chegariam? Que todos eles têm o mesmo deus? Assim, perguntamos aos maçons, principalmente aos que estão entre nós:
Como Jesus encara, e como sua consciência se sente, em saber que ali, no templo maçom, durante as reuniões deles, você não pode falar do nome que está acima de todo nome, mas apenas usar G.A.D.U. ou simplesmente DEUS?
Sem dúvida, as religiões dizem estar alicerçadas no Deus Supremo, mas o cristão não deveria crer que o Deus Supremo é o Deus de todas as religiões, e que seja adorado por elas. A Bíblia diz: "Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus." (Isaías 44:6) Você que é maçom e está entre os cristãos, esqueça por um instante as conveniências e benefícios materiais trazidas pela Maçonaria e responda:
Você tem certeza absoluta, pelo conhecimento que adquiriu da Bíblia, de que o Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - ouve as orações que os maçons fazem durante suas reuniões, principalmente quando sua loja o invoca? Você faz as mesmas orações que eles?
Você tem certeza absoluta de que Jesus está ali presente quando oram a G.A.D.U.? O Deus a quem a Maçonaria invoca é o mesmo de Isaías 44:6, o primeiro e o último?
Jesus disse:
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles." (Mateus 18:20)
Ao invocar o deus G.A.D.U., os maçons o fazem em nome de quem?

"e cuja denominação varia em cada povo, seita e instituição." - Que realmente as religiões denominam Deus de modos variados, não há dúvida. Mas, para o Cristianismo, a única religião verdadeira, qual a denominação de Deus? Dentro do que podemos conceber, baseados na Palavra de Deus, a Bíblia, Deus não seria apenas o Grande Arquiteto do Universo, ou Criador, mas o Salvador, em Cristo Jesus. Crêem os maçons, e ensinam isso em seus lojas, nos seus temploes, que Jesus seja o Salvador, e que morreu por todos? (João3:16) De quem nesses encontros os maçons falam mais: do seu padroeiro São João Batista ou de Jesus Cristo?

Os Maçons costumam dizer que a Maçonaria também não se aprofunda em falar de Jesus, porque nãó é uma religião. Mas então por que ela fala num deus G.A.D.U.? É incoerente. Em outros artigos provaremos que a maçonaria é sim uma religião, ou seita. É, no mínimo, curioso que a maioria dos dicionários maçons definam as palavras "Deus", "Jeová", "Espírito Santo", mas Jesus Cristo jamais é definido. Mas perguntamos aos maçons que se consideram cristãos evangélicos:

Qual a sua definição cristã sobre Deus? Se sente bem em estar numa loja maçônica que lhe proíbe falar sobre Jesus?

"A Maçonaria o designa sob o sugestivo título de O Grande Arquiteto do Universo, O Grande Geômetra e O Altíssimo." Uma definição precisa ou genérica de Deus? Bem genérica! Onde entra Jesus nessa definição? Jesus disse: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” (Mateus 12:30) Será, então, que o deus da Maçonaria é o Deus da Bíblia? Impossível.

Lamentamos muito haver maçons no meio evangélico. Entre nós, dizem adorar a Jesus, mas nos templos e em suas lojas maçônicas adoram a quem?

Sabemos que no meio de nossas igrejas cristãs existem pastores, diáconos, presbíteros, obreiros, e membros em geral filiados à maçonaria. Esta matéria não visa ofendê-los pessoalmente, embora, para nós, a Maçonaria jamais teve a aprovação de Deus. Se você tem um pai ou é esposa de alguém que foi convidado a ser maçom, diga a ele que você rejeita essa proposta, que não aceitaria ter um pai ou esposo maçom. Faça isso para o bem espiritual dele. - Fernando Galli.