CRISTIANISMO - A VERDADEIRA IGREJA - Cap. 1

(1) Em nossa Língua Portuguesa, e em outros idiomas, a palavra ‘igreja’ pode ter vários significados. Ao ouvirmos "vamos à igreja hoje?", o significado é templo. Pode também referir-se à autoridade eclesiástica, daí a expressão: "A igreja convidou o preletor". Também, quando dizemos "a igreja toda compareceu" referimo-nos ao grupo de uma determinada denominação cristã. E quando lemos nas Escrituras "tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja", Jesus tem em mente todos os salvos em todas as épocas do Cristianismo. - Mateus 16:18. .
.
(2) A palavra ‘igreja’ ocorre 115 vezes no Novo Testamento, e o vocábulo grego ‘ekklésia’ designa "qualquer assembléia"[1] . Ao lermos em Romanos 16:16 "todas as igrejas de Cristo vos saúdam" entendemos referir-se a vários grupos reunidos, cada um em seu local, na época nas casas particulares, para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e auxiliar pessoas.
.
(3) Certamente, se você já faz parte da Igreja de Cristo, por ser cristão genuinamente convertido, certo de sua salvação pela graça de Deus por meio da sua fé (Efésios 2:8, 9), grandes alegrias do Espírito Santo inundaram seu coração de lembranças especiais, que talvez o acompanhem por toda a eternidade. Lembra-se das lágrimas sinceras e felizes que marcaram o dia de sua conversão? E aquele primeiro amor que o motivou a falar de Jesus como um homem falando o dia todo de sua primeira namorada ? Pense então no primeiro contato íntimo com a Palavra de Deus, precedida ou acompanhada de uma oração franca e poderosa? E como esquecer-se do seu batismo no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, seguido de abraços de seus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus? Todas essas recordações são um presente de Deus para você sempre amá-lo de todo o seu coração e agradecê-lo pelo privilégio de fazer parte da igreja cristã.
.
Como surgiu a Igreja Cristã?
..
(4) A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo veio "para o que era seu, e os seus não o receberam." (João 1:11) Os judeus, de fato, nem mesmo quiseram que Jesus reinasse sobre eles. (Lucas 19:14) Não reconheceram-no como o Messias à muito prometido. (Isaías 9:6, 7; Miquéias 5:2) Mas alguns judeus o reconheceram depois de Jesus iniciar seu ministério. A estes a Bíblia os chama de apóstolos. Observe:
.
"Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu." - Mateus 10:2-4.
.
(5)
Os doze apóstolos eram homens comuns. Pedro, André, Tiago e João eram pescadores. (Marcos 1:16, 17; Mateus 4:18-20) Filipe, Bartolomeu (chamado de Natanael), Judas Tadeus, Tiago (filho de Alfeu) e Tomé provavelmente também eram pescadores. (João 21:1-3) Mateus era publicano, nome dado aos cobradores de impostos. (Mateus 10:3) Judas Iscariotes poderia ter habilidades em lidar com dinheiro. (João 12:6) Simão, o Zelote, poderia ter interesse em política, pois os zelotes eram um partido nacionalista judeu que se opunha fortemente ao governo romano. [2]
.
(6) Apesar de toda a simplicidade desses homens, eles tiveram uma característica em comum. Eles aceitaram prontamente o Messias. (João 1:40-49; Mateus 9:9-13, compare com Lucas 5:27, 28) Quão emocionante deve ter sido para aqueles homens acompanharem o Criador deste universo imensurável, e dador da vida, que se fez homem para morrer por todos nós! Não sente você essa mesma alegria em seguir a Jesus sem precisar vê-lo?
.
(7) Estes primeiros discípulos de Jesus, chamados para ser apóstolos, receberam uma comissão muito importante: pregar o Reino dos céus, e essa pregação deveria se concentrar nas ovelhas perdidas de Israel. (Mateus 10:5-8) O próprio Jesus deu exemplo em pregar e ensinar. (Mateus 11:1) E ele mesmo fazia o convite, o qual você cristão convertido, já aceitou:
.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." - Mateus 10:28-30.
.
(8) Observamos mais à frente, nas Escrituras, Jesus enviar setenta discípulos. (Lucas 10:1) Multidões passaram a reconhecer Jesus como "o caminho, a verdade e a vida". (João 14:6) Os ensinos de Jesus deixavam as pessoas maravilhadas. (Mateus 7:28) Ele até mesmo curava as pessoas, se importando com elas. (Mateus 15:30, 31) Jesus realmente amava as pessoas, e esses setenta discípulos, ao pregarem e ensinarem sobre Jesus, falariam do grande amor de Deus pela humanidade. - João 3:16.
.
(9) No entanto, o ministério de Jesus sofreu oposição. Nos dias de Jesus, como Deus feito homem na terra (João 1:14; Filipenses 2:5-8), os escribas (doutores da lei que interpretavam a lei de Moisés), os fariseus (seita religiosa do judaísmo) e os saduceus (outra seita destacada do judaísmo, mas que se opunha aos fariseus) se destacaram em opor-se ao ministério de Jesus. Eles foram usados por Satanás para que se cumprisse a primeira profecia messiância, registrada na Bíblia:
.
"Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." - Gênesis 3:15.
.
Esta primeira proclamação do evangelho, em miniatura, cumpriu-se com a vinda e morte de Jesus.[3] Escribas, fariseus e saduceus tiveram parte na morte do Filho de Deus. (Mateus 26:57; João 11:47-53) Mas como Jesus fora ressuscitado (Atos 2:32), sua morte representou apenas uma ferida no calcanhar, que três dias depois foi sarada. O que tem tudo isso a ver com a Igreja de Cristo?
.
(10) Jesus sabia que iria morrer pela humanidade e tornou isso conhecido a seus apóstolos e discípulos. (Marcos 8:31) Mas antes de morrer, palavras prófeticas do Salvador sobre sua igreja foram dirigidas a Pedro:
.
"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." - Mateus 16:18.
.
Jesus partiria, e o melhor modo de seus ensinos perdurarem seria uma igreja sempre vitoriosa sobre as portas do inferno. O que significava isso? Observe o comentário do teólogo William Hendriksen:
.
"Portas do inferno, por metonímia, representa Satanás e suas legiões irrompendo pelas portas do inferno a fim de assaltar e destruir a igreja. O que temos aqui é uma promessa de vitória, que se repete reiteradamente.[4]
.
(11) De fato, conforme veremos no decorrer desta obra, a igreja de Jesus Cristo sempre sofreu ataques do inferno. Mas tem sempre sido vitoriosa. (Veja João 16:33; Romanos 8:37) Por quê? Porque Jesus prometeu antes de subir aos céus:
.
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." - Mateus 28:19, 20.
.
Sem dúvida, a pregação do evangelho seria um sinal evidente dessa contínua vitória, pois evidenciaria a presença constante de Cristo entre os cristãos.
.
(12) Mas quando e como essa igreja foi edificada? A igreja embrionária, ou em formação, já existia nos dias de Jesus, "pois ele já a estava estabelecendo com base na autoridade apostólica".[5] (Veja Mateus 18:15-18) Todavia, a igreja nasce propriamente no ano 33 d.C., na festividade dos cinqüenta dias após a páscoa, chamada de Pentecostes. Jesus, antes de morrer, prometeu aos seus discípulos o Espírito Santo. (João 14:16-18; 16:7-15) Após a sua morte e ressurreição e antes de ascender aos céus, Jesus se despede dos discípulos reafirmando essa promessa:
.
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." - Atos 1:8.
.
(13) Assim, no Pentecostes de 33 d.C., a igreja oficialmente nasce, com o derramamento do Espírito Santo. Ali um grande milagre ocorre: Línguas de fogo descem e dons de línguas são distribuídos a cerca de cento e vinte discípulos, e pessoas de nacionalidades diferentes passam a ouvir palavras no próprio idioma em que nasceram. (Atos 2:7, 8) Este derramamento tornou possível o avanço do evangelho e a fundação da missão da igreja aos gentios, em toda a terra habitada. Do ano 33 até hoje, Deus tem cumprido muitos de seus propósitos através desta Igreja. Você se sente usado por Deus, tomando parte ativa no cumprimento desses propósitos?
..
Qual a Igreja Verdadeira?
.
(14) Certa vez um jovem desabafou: "Há mais de dez mil religiões, e se eu fosse pesquisar uma por dia demoraria quase vinte e oito anos para descobrir qual a igreja verdadeira." Contudo, considerando que ‘igreja’ possa ter o mesmo significado que ‘religião’, a Bíblia nos diz sobre a verdadeira igreja:
.
"Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela." - Efésios 5:25.
.
Portanto, a igreja verdadeira é aquela composta por todos os salvos por quem Cristo se entregou. Então, a religião verdadeira seria o Cristianismo.
.
(15) Mas podemos saber quem exatamente faz parte dessa igreja? Wayne Gruden, teólogo e professor respeitadíssimo, afirma que essa igreja é visível porque podemos ver os que a freqüentam, mas invisível, aos olhos de cada crente, porque "não podemos ver o coração das pessoas nem enxergar o estado espiritual em que se encontram".[6] Assim, para raciocinar com aqueles que buscam a religião verdadeira, memorize: Religião é a fé que você professa como modo de vida. Sua religião, então, é o Cristianismo, fundamentado nos ensinos de Jesus Cristo e na Palavra de Deus. A sua religião é representada por várias denominações cristãs, como as Batistas, Metodistas, Presbiterianas, Assembléias de Deus, entre outras.Em cada denominação, há cristãos, chamados filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. (João 1:12, 13; Gálatas 3:26) que se reúnem como igreja. Embora você possa saber se é cristão filho de Deus e salvo, somente Deus sabe de todos os a quem lhe pertecem. (2 Timóteo 2:19) Estes constituem a igreja verdadeira. Sente-se feliz por fazer parte dela? Ou deseja ainda aceitar a Cristo Jesus como o seu único e suficiente Salvador e fazer parte de sua igreja? - João 3:16; Atos 4:12.
...

Qual a igreja falsa?
..
(16) As muitas disputas na história do Cristianismo pela exclusividade denominacional jamais alegraram a Deus. Ele não é de confusão, mas de paz. (1 Coríntios 14:31) Lamentamos que ainda haja em nosso meio cristãos denominacionalistas que, por não concordarem com certas práticas de outras denominações cristãs, consideram-nas como seitas, e pior, deixam de ter comunhão com tais irmãos. Não podemos confundir aqueles que, mesmo com as doutrinas centrais do Cristianismo, são meninos na fé cristã, como alguns em Corínto eram (1 Coríntios 14:20), com aqueles grupos que estão fora da fé e apregoam um outro Cristo, com um outro evangelho. - 2 Coríntios 11:4.
.
(17) Todos os cristãos não são a verdade. Só um pôde dizer: "Eu sou a verdade" - Jesus. (João 14:6) Na história do Cristianismo, muitos se apartaram da Palavra de Deus puramente pregada e ouvida, da sã doutrina, e passaram a fazer discípulos para si, e até ensinando a exclusividade da salvação apenas dentro dos seus grupos. A estes chamamos de igrejas falsas, ou seitas. Junto à Bíblia, usam livros como autoridade até para se adquirir a salvação. Embora creiam em Jesus como o caminho, se denominam o único atalho. Apesar de admitirem Jesus como a verdade, ensinam não haver verdade fora do seu grupo. E mesmo chamando Jesus de "a vida", apregoam que só seu grupo terá vida eterna. Então, dividem com Jesus o mérito da salvação.
.
(18) Todos os cristãos reconhecem Jesus como Deus (João 1:1; 20:28), Senhor (Lucas 1:43) e Salvador (Atos 4:12) As falsas igrejas rebaixam a Jesus, por ensiná-lo como um deus menor, criado pelo Pai. Outras o confessam como Salvador, mas têm a petulância de afirmar que no final, ele jogará os pecados sobre Satanás, para que este leve os pecados nossos. (Isaías 53:11, 12) E há igrejas falsas que negam a necessidade de um Salvador. Como você tem lidado com tais ensinos? - Ler Tito 1:9.
.
.
Aprenda mais sobre a Igreja de Cristo.
.
(19) No decorrer desta obra, você observará como que ensinos falsos penetraram entre a igreja de Deus. Saberá como ela tem resistido a diversos ventos de doutrina, todos contrários à Palavra de Deus. Entenderá como as portas do inferno têm tentado até os nossos dias prevalecer contra ela. Por enquanto, mostramos quem a compõe e como ela surgiu. No próximo capítulo, você aprenderá por que precisamos fazer parte ativa nesta igreja eternamente vencedora.
.
.
Créditos:
.
Foto da Igreja: Direitos do Autor, Fernando Galli.
.
.
Referências Bibliográficas
.
[1] Champlin, R. N., O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo,
Volume 1, página 446, Editora Hagnos.
[2] Dicionário da Bíblia de Almeida, verbete Zelote.
[3] Bíblia de Estudo Plenitude, SBB, 1995, comentário DINÂMICA DO REINO,
Gênesis 3:15.
[4] Hendriksen, William, Comentário do Novo Testamento, Mateus,
Volume 2, página 208, Editora Cultura Cristã.
[5] Arrington French L. e Stronsad, Roger, Comentário Bíblico Pentecostal
Novo Testamento, página 102, 2a. Edição 2004, Editora CPAD.
[6] Gruden, Wayne, Teologia Sistemática Atual e Exaustiva, página 716,
reimpressão da 1a. Edição de 1999, Editora Vida Nova.
..
.
PERGUNTAS PARA ESTUDO E REFLEXÃO
.
(1,2) Quais são os possíveis significados da palavra ‘igreja’ em nossa Língua Portuguesa? (b) Qual o significado da palavra ‘igreja’ no grego bíblico?
3. Quais são alguns momentos inesquecíveis que lhe vêm à mente desde quando se converteu a Jesus?
4. Foram todos os judeus que não reconheceram a Jesus? Justifique sua resposta.
5. Que tipo de pessoas eram os doze apóstolos?
6. Qual a característica comum demonstrada pelos apóstolos ao aceitarem seguir a Cristo?
7. (a) Que comissão importante receberam os doze apóstolos? (b) Que convite maravilhoso Jesus tem feito até hoje?
8. (a) A quem mais Jesus enviou para pregar e ensinar? (b) Como você definiria os ensinos e o ministério de Jesus?
9. De quem Jesus sofreu oposição? (b) Como se cumpriu Gênesis 3:15 sobre Satanás ferir o calcanhar de Jesus?
10. (a) Mesmo depois da morte de Jesus, como seus ensinos continuariam a ser mantidos? (B) Explique como as portas do inferno jamais prevaleceriam contra a igreja cristã.
11(a) Como os textos de João 16:33 e Romanos 8:37 tem ajudado os cristãos a se considerarem vitoriosos? (b) Segundo Mateus 28:19, 20, por que a igreja de Cristo sempre venceu?
12, 13(a) Quando e como a igreja de Cristo foi edificada? (b) Que papel importante exerceu o Espírito Santo de Deus na edificação da igreja cristã?
14. Qual é a religião verdadeira?
15. (a) De acordo com o teólogo Wayne Gruden, por que podemos dizer que a igreja é tanto visível quanto invisível? (b) Explique a diferença entre religião, denominação e igreja.
16. (a) Qual comportamento existe entre os membros da igreja de Jesus que desagrada a Deus? (b) Qual a diferença entre os meninos na fé e os que estão fora da fé cristã?
17. (a) Como podemos definir uma igreja falsa? (b) Como as igrejas falsas explicam aspalavras de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida."
18. Como as igrejas falsas rebaixam a pessoa de Cristo?
19. O que aprenderemos no próximo capítulo?
.
.
AUTOR - Fernando Galli, 24 de julho de 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7