CRISTIANISMO - A IGREJA QUE SE REÚNE - Cap 2

Como definiríamos a palavra ‘crente’? Crente é aquele cujo cabeça é Jesus Cristo, o qual em sua mente e coração é o nome que está acima de todo outro nome. (Filipenses 2:9-11) Ele reconhece a autoridade absoluta de Cristo em sua vida, e está em união com ele. (João 17:21-23) Há uma relação harmoniosa entre ambos. A verdadeira igreja de Jesus compõe-se de filhos de Deus com essa mentalidade. Com isso em mente, compreendemos que Deus tem um plano maravilhoso para esta igreja. De fato, a Bíblia nos revela que Deus "pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." (Efésios 1:22, 23) Se Jesus nos foi dado, e somos corpo e plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas, quão importante e significativo deve ser pertencer ao corpo de Cristo!
.
O privilégio de pertencer à Igreja pode ser observado nas palavras do Escritor do livro de Hebreus:
.
"Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança." - Hebreus 12:22-24.
.
Compreende, então, a importância de não somente estar na igreja, mas de atuar nela como modo singelo de agradecer pelo seu nome estar arrolado nos céus?
.

Bastante Para Fazer na Obra do Senhor
Enquanto as falsas igrejas precisam trabalhar para ganhar a salvação, a Igreja verdadeira tem bastante para fazer na obra do Senhor para agradecer pela salvação. (1 Coríntios 15:58) Mas como cremos que fomos salvos pela graça de Cristo (Atos 15:11), muitos hoje deixaram a constância do seu serviço prestado a Deus, e deram o mesmo peso a ir à igreja (templo) e ser da igreja (corpo de Cristo). E isso quando vão à igreja. Certo pastor disse num de seus abençoados sermões: "Em nossa igreja (templo), vinte por cento trabalham, carregando os outros oitenta por cento." Então, surge a pergunta: Como podemos demonstrar que amamos pertencer ao corpo de Cristo?
.

Assistir aos Cultos
..
A carta aos Hebreus foi escrita provavelmente antes da destruição do templo em Jerusalém, no ano 70 d.C., e destinava a encorajar cristãos da segunda geração a não retornar ao judaísmo. 7 Cristo era infinitamente superior. Um dos conselhos dado àqueles irmãos, ainda meninos na fé (Hebreus 5:13, 14), para resistirem como igreja de Cristo unidos na fé foi:
.
"Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." - Hebreus 10:24, 25.
.
O que aprendemos dessas palavras tão sábias e tão pertinentes aos nossos dias? Que precisamos nos congregar, ou nos reunir. Por quê?
"Consideremo-nos também uns aos outros".
A palavra grega katanoeõ para o verbo considerar nos incute a idéia de "perceber claramente", "entender plenamente, considerar de perto". [8] Aqueles que raramente vão aos cultos, à Escola Bíblica Dominical, às reuniões nos lares programadas pela igreja, aos cultos de oração perdem a oportunidade de considerar de perto e de serem considerados plenamente, em sentido espiritual. Por isso se diz "uns aos outros", pois a igreja age como local de comunicação e ajuda mútua. E quando, reunidos no nome de Jesus, sentimos a presença dele (Mateus 18:20) e do Espírito Santo de Deus, que usa cada membro da igreja para fortalecer seu co-adorador. Veja, a seguir, como isso é verdade:
.
"Para nos estimularmos ao amor e às boas obras". Observe a reciprocidade. Quando nos congregamos, damos incentivo e somos incentivados ao amor. Como membros da família de Deus, preocupamo-nos altruisticamente com o bem estar de nossos irmãos. Isso é amor cristão e evidência da liberdade dada ao Espírito Santo para agir em nossas vidas. E quando enfrentamos os nossos problemas, ou somos provados, temos a oportunidade de rasgar o nosso coração para aqueles irmãos considerados mais achegados de nós. Quantos testemunhos poderíamos ouvir de irmãos que, ao receberem o devido estímulo, em vez de praticarem o mal, realizaram boas obras! Quais seriam as boas obras mencionadas aqui? Todas aquelas que agradam a Deus e resultam da nossa fé genuína em Jesus Cristo. Então, pergunte a Deus quando um desejo de ausentar-se dos cultos lhe coçar o coração: Senhor Deus, o motivo pelo qual desejo faltar ao culto lhe é plausível?
.
"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns". Por que alguns têm o costume de faltar? Evidentemente, Deus entende aqueles que faltam por motivo de trabalho ou estudo, muito embora irmãos zelosos tênham feito esforços para mudar seus horários com o intuito de não perderem os cultos. Todavia, diferenças pessoais, novelas, corridas de fórmula 1, jogos de futebol, feriados prolongados e a própria preguiça - que de forma alguma seriam usados como desculpa para deixar de comparecer a uma entrevista para um emprego tenatdor, ou a uma consulta médica - tornaram-se razões corriqueiras para aqueles membros em fase de amputação do corpo de Cristo. A Igreja verdadeira é composta de cristãos que demonstram alegria em se reunirem para adorar ao Senhor.
.
"Antes, façamos admoestações". No primeiro século, a Igreja Cristã sofreu muita perseguição. Congregar-se era ocasião para um cristão admoestar o outro, ou seja, fortalecer e aconselhar pela consolação. Hoje, continuamos sendo perseguidos, não pela proibição do trabalho cristão, mas pelo nosso maior inimigo, Satanás, com seus representantes sectários. Ele tem feito de tudo, dentro do seu raio de ação, para desanimar os filhos de Deus, para deixarem de se congregar e, por fim, abandonarem a igreja. Mas quando resistimos ao desejo de ficar em casa e, para a glória do Senhor Jesus, vamos aos cultos, somos consolados e consolamos. Sentimos Deus falar conosco através da Bíblia, dos hinos e da amizade cristã. Fortalecemos a nossa fé e animamos os outros.
.
"E tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." Quanto mais o tempo avança, mais próximos nos encontramos da volta de Cristo. Somente Deus sabe o dia e a hora, mas devemos dizer todos os dias: "Este pode ser o último dia. Para mim, Cristo pode voltar hoje!" Chamamos isso de sentido de urgência. A Igreja toda aguarda a chamada para o arrebatamento. (1 Tessalonicenses 4:15-17) Quão explendorosa será este aconteci-mento. Portanto, quanto mais esse dia se aproximar, demonstremos nossa gratidão a Deus por não faltarmos aos cultos desnecessariamente. Devemos demonstrar o mesmo empenho que cristãos fazem para assistir aos cultos em países onde precisam se reunir escondidos, arriscando suas vidas por não terem a liberdade de culto. Que o nosso culto prestado a Deus seja um modo de vida, para a honra e glória de nosso Senhor Jesus.
.
O que está acontecendo com os cultos?
Quando eu era testemunha-de-jeová, eu cria que precisava ir ao Salão do Reino para ser um candidato à salvação. Mas em dezessete anos como membro dessa organização, lembro-me de ter faltado a duas reuniões apenas, até que comecei a questionar os ensinos dali. De fato, como ali as obras também salvam, eu tinha que dar o "ar das caras", pois os anciãos (pastores) me visitariam com certeza se eu faltasse três vezes consecutivas. Eu de fatoera zeloso em participar daquelas reuniões. (Romanos 10:1, 2) Ali estudávamos as interpretações da Bíblia que o Corpo Governante das testemunhas-de-jeová (liderança mundial) provia para seus seguidores. Mas de qualquer forma era um local para se aprender algo. Tanto que quando evangélicos assistiam as reuniões no salão do reino, ficavam impressionados com o sistema de ensino empregado. Lembro-me de alguns comentários:

"Em nossas igrejas, a gente canta mais do que ouve a Palavra."
.
"O que eu aprendi hoje, não aprenderia em seis meses de culto."
.
Obviamente, não eram cristãos arraigados à sã doutrina, pois se apaixonaram, à primeira vista, por uma metodologia de ensino muito boa, porém, herética. De quem, então, é a culpa? Do Diabo, que criou uma metodologia de ensino muito eficaz para desviar pessoas da Verdade, ou de nossas igrejas cristãs, que no geral estão caindo dia após dia na qualidade e na quantidade de ensino? De quem é a culpa, do Diabo que ensina a salvação pelas obras para retirar Jesus do centro da vida de muitos, ou de nossas igrejas, que no geral estão interessadas em crescer, crescer, cantando feliz e brincando de carregar a Bíblia para o culto? Aliás, prá que Bíblia, se o projetor multimídia já projeta o texto para todos lerem? De quem é a culpa, do Diabo que manda os filhos das trevas ansiosos de visitarem seus templos para aprenderem com a liderança, ou de nossas igrejas que não forçam muito a barra, deixam nossos irmãos à vontade em freqüentar os cultos, quantas vezes lhes convier? Quando eu era testemunha-de-jeová, eu senti algumas vezes vontade de "enforcar" umas reuniões. Mas eu fui ensinado, desde minhas primeiras aulas, a perguntar para o "jeová" deles: "Senhor Jeová, o motivo pelo qual eu estou desejando faltar na reunião tem seu aval ou permissão?"

Por isso, lamento que nos cultos em que mais pessoas estão presentes, muitas igrejas gastam mais tempo louvando do que lendo a Palavra de Deus e ensinando os irmãos a como pôr em prática a mensagem no dia-a-dia. Lamento também não se criarem meios para a pessoa levar para casa aquilo que aprendeu. Poucos anotam o que ouvem. Nosso cérebro grva de 3 a 5 por cento do que ouve. Por que não incentivar nossos irmãos a anotar os pontos centrais da mensagem?
.
Estamos salvos? Sim, graças a Deus. É você grato por Jesus morrer por você e te constituir parte do corpo de sua Igreja? Reflita nisso. No capítulo 3 abordaremos o tema: Intimidade com a Palavra de Deus.
.
Fernando Galli, julho de 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VÓ ROSA - APOSTILA PARA ESTUDAR AS CRENÇAS DA SEITA

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL - LIBERTANDO-SE DE UMA INVERDADE CABELUDA

ESBOÇOS DA FÉ - QUE TIPO DE UVAS VOCÊ PRODUZ? - ISAÍAS 5:1-7

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - DESCULPAS PARA JUSTIFICAR SUAS FALSAS PROFECIAS PARA 1914, 1925 E 1975

O QUE SIGNIFICA SER MANSO?

APOSTILA - RAZÕES PARA JAMAIS SER TESTEMUNHA DE JEOVÁ - NÍVEL INICIANTE 1

CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMIGO - PROVÉRBIOS 17:17

MAÇONARIA - UM SEGREDO SOBRE AS ORIGENS DE SEUS SINAIS SOLENES.

COMUNIDADE CRISTÃ AMOR E GRAÇA - ALGUMAS DE SUAS HERESIAS